quinta-feira, 11 de junho de 2020

SEJAMOS FORTES, NO VALE; TEREMOS RECOMPENSA DE DEUS,


A Palavra de Deus cita Vales na vida do povo de Deus. Deus prova o seu povo com o propósito de tirar de dentro dele o mal e as impurezas, dando-lhes experiência prática em Sua Palavra. Trataremos aqui de quatro (04) Vales, e a garantia de recompensa para o que atravessar com firmeza.

I) - O Vale de Acor, escrito por Josué (Josué 7) - é um vale que existe em Israel, nos arredores de Jericó, sendo um dos caminhos que dá acesso à Terra Prometida. O nome Acor, está associado a um episódio dramático da história de Israel. Foi nesse vale que Acã e a sua família foram apedrejados até à morte, como castigo e consequência da sua cobiça e idolatria. Após a morte de Acã, este vale passou a designar-se por um nome que significa "confusão", "infelicidade", "desgraça", pois esse tinha sido o destino de quem recusara ao Senhor, como único Deus verdadeiro. O Vale de Acor. Remonta a uma linda história de conversão. Tão real quanto o amor que Deus sente por todos nós.

II) - O Vale da Decisão (Joel 3.14). Multidões, multidões no vale da Decisão! Porque o Dia do Senhor está perto, no vale da Decisão. O profeta Joel fala de uma multidão no “vale da Decisão”. Muitos continuam “no vale da decisão”: Uns decidem mal, outros não decidem e outros ainda, sequer, se aperceberam que precisam decidir.
Em nossas decisões pelo menos três coisas precisam ser consideradas à luz do texto. Vejamos: (1º lugar) - precisamos sair do meio da multidão e decidir. Multidões se encontram no “vale da Decisão”, mas não decidem. Algumas decisões em nossas vidas são inevitáveis. Decidir faz parte da vida. Não podemos ficar para sempre “no vale da Decisão”. Precisamos decidir, observando os motivos corretos que devem ser levados em consideração. Não seja mais um no vale dos indecisos. (2º lugar) em nossas decisões precisamos considerar que “o dia do senhor está perto”. Algumas pessoas de maneira irresponsáveis decidem tudo sem levar em consideração que a vida é breve; Decidir sem considerar as coisas de Deus é um risco seríssimo. “O Dia do Senhor está perto” e qualquer decisão tem que considerar esta verdade, sabendo que nenhuma decisão pode ser considerada boa se Deus for colocado à margem. Decisões que não levam em consideração a eternidade são irresponsáveis! (3º lugar) até quem decidiu não decidir, já decidiu. Ficar em cima do muro também é uma decisão que revela indecisão. Nas coisas relativas ao Senhor ficar em cima do muro é decidir ficar com os indecisos. Indecisos não fazem diferença. Decidir não decidir é para os fracos. Não decidir pelo Senhor é loucura. Saia do vale dos indecisos! Decida decidir pelo Senhor!!

III) - O Vale da sombra de morte - (Salmo.23:4). Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam;
IV) - O Vale das aflições - Jesus instruiu: (João 16:33). Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. Eu te convido a sê forte - Paulo diz: (Rom. 5:9) “Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda, por meio dele, seremos salvos da ira de Deus! Esta esperança, revestida de fé, será a vossa luz.
Estejamos Firmados; Fomos resgatados pelo sangue de Jesus. (a palavra “resgate”, significa: “1. Ato ou efeito de resgatar (-se), mediante pagamento de quantia determinada; 2. A quantia paga por essa libertação”).
Jesus pagou um alto preço; Ele derramou seu sangue para garantir a nossa liberdade. Agora, temos responsabilidades: ao invés de ficar em Casa chorando e lamentando, vamos anunciar Jesus a outras criaturas, que ainda estão escravizadas pelo pecado. Jesus nos comissiona: (Marcos 16:15) ... E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quanto ao que estamos passando, nesse momento, Creia que Deus pode mudar tudo.  Estamos aqui hoje pedindo ao Senhor para esmiuçar a penha e que hoje Senhor o grande milagre aconteça em nossas vidas, que a palavra de Deus hoje chegue como uma dinamite nos problemas e preocupações; Deus garante sua a sua Palavra: (Jer. 23.29) “Não é a minha palavra como fogo, diz o SENHOR, e como um martelo que esmiúça a penha”? Amados!!! Deus se levanta para socorrer os justos e que sejamos justos, pois os justos não ficam sem respostas, se algo nos impede de receber as bênçãos do Senhor que não sejamos religiosos nem desesperançosos, mas tenhamos nossos corações transformados e perseverantes, tenhamos experiências com Deus. O Ap. Pedro reconhece: (I Pedro 1:3-7). Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós, Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo, Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo. Demos Glorias a Deus.

V) – Teremos recompensa. (II Crôn. 15:7).  Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra tem uma recompensa. (I Cor. 15:58). Sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.  
a) - Deus fala em Dupla Honra: (Isaias 61:7-11).  Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria. Porque eu, o Senhor, amo o juízo, odeio o que foi roubado oferecido em holocausto; portanto, firmarei em verdade a sua obra; e farei uma aliança eterna com eles. E a sua posteridade será conhecida entre os gentios, e os seus descendentes no meio dos povos; todos quantos os virem os conhecerão, como descendência bendita do Senhor. Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas joias. Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o jardim faz brotar o que nele se semeia, assim o Senhor DEUS fará brotar a justiça e o louvor para todas as nações.
b) - Jesus fala em “Comer do Maná, e Poder” para o que Vencer: (Apoc. 2: 17). Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe. (Apoc. 2:25-29). Mas o que tendes, retende-o até que eu venha. E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai. E dar-lhe-ei a estrela da manhã. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
 Pr. João Marcos Ferreira – 11-06-2020


Nenhum comentário:

Postar um comentário