domingo, 14 de fevereiro de 2021

ANSIEDADE. Cf. aflição, agonia, angustia; impaciência, sofreguidão, agonia, aflição, angústia, medo.

 

A Psicologia, define como: Condição emocional de sofrimento, definida pela expectativa de que algo inesperado e perigoso aconteça, diante da qual o indivíduo se acha indefeso.

Como filhos de Deus, meditemos, à luz da soberana Palavra de Deus, através de: Salmista, Salomão, Isaías e Jesus. - O Salmista: (Salmos 42:11). Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele que é o meu socorro, e o meu Deus. O Salmista tinha essa convicção. - Salomão (Provérbios 12:25 - JFA). A ansiedade no coração do homem o abate; mas uma boa palavra o alegra... - Isaías: (Isaías 66:2 ARA). Porque a minha mão fez todas estas coisas, e todas vieram a existir, diz o SENHOR, mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme da minha palavra.

- Agora, vamos ouvir o próprio Jesus, o autor da vida: (Mateus 6:25 - JFA). Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? Paulo, diz: (Fil. 4:6,7 – JFA). Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Pedro finaliza com a receita: (I Pedro 5:6-11). Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão-se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo. E o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, confirmar e fortalecer. A ele seja o domínio para todo o sempre. Amém.

Com essas verdades expressas pela soberana Palavra de Deus, porque estaremos ansiosos? 

a) Riquezas, traduzidas por ouro e prata? b) Poderes, traduzidos por cargos e posições nesta vida? c) domínio, traduzidos por reinados, autoridades supremas? Deixa te dar algumas notícias, com fundamentada na Bíblica, Inerrante Palavra de Deus. Leia:

- Queres tesouro? (Mateus 6:19-21). Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

- Queres ser sábio a teus próprios conceitos/olhos? (Isaias 5:20,21). Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que põem as trevas por luz, e a luz por trevas, e o amargo por doce, e o doce por amargo! Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e astutos em seu próprio conceito! (Obs. Tudo que falarmos deve estar fundamentados na Bíblia – A Palavra do soberano)

- Queres ter poder, para sobrepujar os pobres? (Isaias 5:22,23). Ai dos que são poderosos para beber vinho, e valentes para misturar bebida forte; dos que justificam o ímpio por peitas, e ao inocente lhe tiram o seu direito! (Isaias 10:1,2). Ai dos que decretam leis injustas, e dos escrivães que escrevem perversidades; para privarem da justiça os necessitados, e arrebatarem o direito aos aflitos do meu povo; para despojarem as viúvas e roubarem os órfãos!

Não sou eu quem DECRETA o fim de todos estes, más a Soberana Palavra de Deus. Leia: (Isaias 5: 24). Pelo que, como a língua de fogo consome o restolho, e a palha se desfaz na chama assim a raiz deles será como podridão, e a sua flor se esvaecerá como pó; porque rejeitaram a lei do Senhor dos exércitos, e desprezaram a palavra do santo de Israel...

Entendeu? Resumindo: Tudo isso passa e desfalece; o que é essa vida?

Veja a oração do Salmista: (Salmo 144:1-4). Bendito seja o Senhor, minha rocha, que adestra as minhas mãos para a peleja e os meus dedos para a guerra; meu refúgio e minha fortaleza, meu alto retiro e meu libertador, escudo meu, em quem me refúgio; ele é quem me sujeita o meu povo. Ó Senhor, que é o homem, para que tomes conhecimento dele, e o filho do homem, para que o consideres? O homem é semelhante a um sopro; os seus dias são como a sombra que passa.

A Ansiedade por essa vida, gera a loucura. Uma multidão ouvia Jesus, e Jesus conta uma Parábola: (Lucas 12:16-21). O campo de um homem rico produzira com abundância; e ele arrazoava consigo, dizendo: Que farei? Pois não tenho onde recolher os meus frutos. Disse então: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens; e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te. Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.

Um Jovem rico, perdeu a oportunidade de ser discípulo de Jesus. (Lucas 18:18-25). E perguntou-lhe um dos principais: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um, que é Deus. Sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; honra a teu pai e a tua mãe. Replicou o homem: Tudo isso tenho guardado desde a minha juventude. Quando Jesus ouviu isso, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens e reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me. Mas, ouvindo ele isso, encheu-se de tristeza; porque era muito rico. E Jesus, vendo-o assim, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Pois é mais fácil um camelo passar pelo fundo duma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus.  Entenda: Jesus não condena a riqueza. Entretanto, repulsa aqueles, cujo tesouro está focado nos bens desta terra. Jesus diz: (Mateus 6:19-21). Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

Zaqueu. (Lucas 19:1-9). Tendo Jesus entrado em Jericó, ia atravessando a cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, o qual era chefe de publicanos e era rico. Este procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, porque era de pequena estatura. E correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque havia de passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa; porque importa que eu fique hoje em tua casa. Desceu, pois, a toda a pressa, e o recebeu com alegria. Ao verem isso, todos murmuravam, dizendo: Entrou para ser hóspede de um homem pecador. Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado. Disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, porquanto também este é filho de Abraão. Consideremos: Zaqueu era rico; pequeno, era impedido de ver Jesus, por causa da multidão; achou a solução: subir na figueira. Jesus o viu primeiro (buscar-me eis e me achareis - Jer. 29:12,13). Jesus o mandou descer: obedeceu; Abriu sua casa e recebeu Jesus com alegria. Tomou uma decisão, voluntariamente e de forma sensata: devolveria tudo que recebera fraudulosamente, e dividiria seus bens com os pobres.

Conclusão: Zaqueu venceu todos os seus obstáculos, e foi vencedor. Ao receber Jesus, Zaqueu recebeu bem mais precioso: a Salvação para sua alma. (Apoc. 3:20). Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. O que você procura? Talvez você até esteja à porta do Templo (casa de oração), mas a sua obsessão, é apenas “as bênçãos”, e “não, o abençoador”; busque riquezas e prazeres nesta vida, e, “não a vida eterna”; a oportunidade para cantar e pregar, quem sabe vender sua voz e seus produtos, e, “não a Virtude do Espírito Santo, para adorar a Deus, em espírito e em verdade”; fechar agenda e receber cachês, e “não a unção de Deus, para confessar o nome de Jesus sobre a terra, anunciando a soberana Palavra de Deus”. Talvez, tenhas que ter um encontro com Jesus, na “porta do templo”, e receber a cura de tua paralisia espiritual, da forma como o paralítico que “continuamente”, estava à porta do templo, e recebeu Jesus, através de Pedro e João. (Atos 3:1-9). Pedro e João subiam ao templo à hora da oração, a nona. E, era carregado um homem, coxo de nascença, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmolas aos que entravam. Ora, vendo ele a Pedro e João, que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. E ele os olhava atentamente, esperando receber deles alguma coisa. Disse-lhe Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isso te dou; em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda. Nisso, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente os seus pés e artelhos se firmaram, e, dando ele um salto, pôs-se em pé. Começou a andar e entrou com eles no templo, andando, saltando e louvando a Deus. Todo o povo, ao vê-lo andar e louvar a Deus. Deus te abençoe e te guarde. (Núm. 6:24-26).

(Tiago 1:16,17). Não vos enganeis, meus amados irmãos. Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.

Servo e somente Servo. Ap. João Marcos Ferreira – 14_02_2021.



Nenhum comentário:

Postar um comentário