segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

NÃO DESPREZE A SUA CRUZ.

 

 Entendemos perfeitamente que nem sempre é fácil; todavia, Jesus, estando entre nós, deu orientação e exemplo para que o sigamos, e Paulo nos admoesta: (I Coríntios 11:1). Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.

Jesus suportou a Cruz. A crucificação de Cristo, é narrada nos 4 evangelhos, (Mt 27.32-44; Mc 15.21-32; Lc 23.26-43), e (João 19:16 – 18). Diante disso, Pilatos entregou Jesus para ser crucificado. Em seguida os carrascos se apoderaram de Jesus e o levaram para fora. E assim, carregando sua própria cruz, Jesus saiu para um lugar chamado Calvário, Gólgota em aramaico, onde o crucificaram... Antes de ser crucificado, Jesus disse a multidão: (Marcos 8:34-37). E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará. Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma?

Vamos meditar, à luz da Bíblia, 03 obrigações: Negue-se a si mesmo; tome sua cruz; siga-me.

A). Negue-se a Si, mesmo, significa, priorizar Jesus, em tudo, e até, sua própria vida.

Falou Jesus: (Lucas 14:26). Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. (João 12:25). Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo aborrece a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna.

 B). Tome a Sua Cruz, significa, não largar, mesmo que seja pesada. Disse Jesus:

(Lucas 14:27). E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo.

Paulo traz uma palavra de encorajamento: (Fil. 3:17-21). Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam. Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas. Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas. Resumo: “Não sejamos inimigos da Cruz”. A Timóteo, Paulo diz: (II Tim. 2:12). Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará;

 C) Segue-me. Significa “deixar tudo, e perseverar no propósito de o seguir. Preste a atenção:

- (Números 32:10-12). Então a ira do Senhor se acendeu naquele mesmo dia, e jurou dizendo: Que os homens, que subiram do Egito, de vinte anos para cima, não verão a terra que jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó! porquanto não perseveraram em seguir-me; Exceto Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, e Josué, filho de Num, porquanto perseveraram em seguir ao Senhor.

- (Josué 14:6-8). Então os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o Senhor falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia por causa de mim e de ti. Quarenta anos tinha eu, quando Moisés, servo do Senhor, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração; Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao Senhor meu Deus.

- (I Reis 18:21). Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.

 Falou Jesus: (João 10:27,28). As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. (João 12:26) Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará. Amém, que o Senhor nos abençoe e nos dê forças.

Ap. João Marcos Ferreira – “Servo e somente Servo”. João Pessoa, 22/02/2021.



Nenhum comentário:

Postar um comentário