terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

VOCÊ DECIDE... Entretanto, cuidado com Deus, Ele é amor, mas é: Justiça, Verdade, Juizo.

 

A Criatura humana (homem e mulher), sempre quis determinar a sua vida; em quem crer; a quem seguir. Com razão, pois deu à sua criação, o direito de obedecer a sua voz, bem como deu8 o direito de escolher “não obedecer”. Foi assim no Jardim. Deus deu uma enorme variedade de frutos, para que Adão comesse em Paz, e “apenas uma”, que Adão não deveria comer, sendo alertado: No dia que comer, morre. Adão desobedeceu, e, em consequência â sua desobediência, foi expulso do jardim, e morreu, espiritualmente. Leia atentamente:

(Genesis 2). Observemos todo o capítulo 2.

(Vs.7,8). E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente, E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.

Bem estabelecido, pois Deus criou todas as condições favoráveis para que o homem vivesse (terra e animais terrestres; mares, e peixes; água potável e fontes; árvores e frutos para alimento. Deus estabeleceu, porém, uma recomendação / Lei:

(V.16,17). E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Depois de tudo pronto, Deus agora complementa a vida de Adão, lhes dando uma “adjutora).

(V. 18-25). E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele...

Assim, Deus fez cair um profundo sono sobre adão, cerrou uma de suas costelas, e dai´, fez a mulher, e colocou ao lado dele, dando a Adão o poder de dar nome a essa companheira, chamando de Eva (porque do homem foi tirada).

Compreenda o objetivo de Deus, ao criar Eva:

Uma Adjutora, que fosse idônea, ao lado de Adão. Quanto à origem de “adjutor”, essa palavra vem do Latim, ADJUTOR, “o que socorre, que auxilia, que ajuda”, de ADJUVARE, “ajudar, auxiliar”; formado por AD, “a”, mais JUVARE, “ajudar” propriamente. IDÔNEA(O). Significado de Idônea Que está apto ou tem competência para ocupar algum cargo, para realizar determinadas tarefas etc.; competente. Que expressa confiança; moralmente adequado; honesto, íntegro. Tudo que Eva, não foi; lamentavelmente, induziu Adão ao erro.

Vejamos agora o capítulo 3.

Convém antes de ir ao capítulo, refletir pontos importantes, para que possamos entender, sabendo que mesmo, quando Deus nos outorga um bem, ou mesmo uma providência para a nossa vida, Deus nos prova o seu amor, mas exige de nós, FIDELIDADE, e para essa prova, criou uma SERPENTE.

Tudo estava pronto: habitação (jardim), mantimentos e até uma adjutora. O que aconteceu?

Eva resolveu dialogar (bater um papo) com a serpente, sendo por ela enganada, e induzida a enganar também a Adão. (Genesis 3) ...

(V. 2-5). E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

Não dê ouvidos ao diabo (a seus olhos e paladar). As Consequências são mortais ...

Resultado da desobediência: (Deus é implacável com o desobediente.

(V.6). E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

Deus, que é “onisciente e onipresente”, viu tudo, e procurou a Adão (não procurou Eva). Entretanto, Adão havia se escondido (aberto os olhos, viu que estavam nus), mas, se apresentou a Deus, e levou como “desculpas”:

(V.12). A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.  

Imediatamente, Eva também quis apresentar suas desculpas, confessando o resultado do papinho (conversa) e que deu ouvidos à serpente.

(V. 13). Deus perguntou a mulher: E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.

Deus cumpriu a sua determinação: (Gênesis 2:17). Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

 Sentença irrevogável e irretratável de Deus. Leia: Encontra-se em (Gênesis 3:14-21)

(V.14,15). Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. (V.16). E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. (V.17-20). E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás. E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes.

Complementou Deus, expulsando-os do jardim, e colocou querubins armados, para que não tentasse voltar.

(Gênesis 3:22-24). Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente, O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.

Disse Deus, através do Profeta Ezequiel:

(Ezequiel 18:4, 24) Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.  ...Mas, desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo a iniqüidade, fazendo conforme todas as abominações que faz o ímpio, porventura viverá? De todas as justiças que tiver feito não se fará memória; na sua transgressão com que transgrediu, e no seu pecado com que pecou, neles morrerá.

Tem chance de recuperar? Tem. Disse Deus:

(Isaías 55:7). Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.

Deus ainda diz: (Provérbios 23:26). Filho meu, dá-me o teu coração, e que teus filhos apreciem também os meus caminhos...

Jesus está chamando:

(Mateus 11:28-30) Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.

(Apocalipse 3:20) Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.

Cuidado com a serpente e suas atitudes, que levam a morte; o inimigo é astuto, e usa contra você, os seus próprios sentimentos, trazendo a você três atitudes que desagradam a Deus. É, sem sombras de duvidas uma tríplice armadilha, que enfeitiçou os olhos de Eva.  João Adverte:

(I João 16) “Porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo”  

João Pessoa, 07/02/2021 – Servo: Pr. João Marcos Ferreira



Nenhum comentário:

Postar um comentário