quarta-feira, 2 de março de 2022

A TUDO, DEUS FEZ COM UM PROPÓSITO... TUDO ESTÁ SOB O SEU CONTROLE: ATÉ, VOCE.

 

Está escrito: (Provérbios 16:1-5). O Senhor fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia do mal.

 Na certeza de que tudo atende ao propósito do “soberano” Deus, nós é que precisamos adequar a nossa vida, pensamentos e atos, ao crivo de Deus, certo de que não conhecemos nada sobre nossos planos de futuros, pois Deus afirmou que só Ele sabe. Veja: Está escrito: (Jeremias 29:11-13). Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.

 Só Deus sabe o nosso amanhã. Meus antepassados diziam sempre, e eu ouvia: “o amanhã, a Deus pertence”. Em outras sábias palavras, Jesus nos falou, dizendo: (Mateus 6:31-34). Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

 Com essas palavras de Jesus, lembramo-nos do que disse Deus, através do Profeta Jeremias. Está escrito: (Jeremias 29:11-13). Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.

Disse Deus, ainda, através de Isaias. Está escrito: (Isaías 55:8-11). Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.

 Assim, aprendendo com as escrituras, não temos alternativas, a não ser, submeter as nossas vontades e decisões, àquele que tudo fez, e tudo sabe a respeito de nosso amanhã, e nossa vida. O Salmista nos aconselha, a entregar tudo a Deus. Está escrito: (Salmos 37:3-8). Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. Descansa no Senhor, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos. Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal.

 Salomão afirma, e, aconselha: Está escrito: (Provérbios 16:1-4). Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua. Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o Senhor pesa o espírito. Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos. O Senhor fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia do mal.

Resumo: Devemos entregar ao Senhor, TUDO: caminhos, pensamentos, certos de que Deus sabe o nosso amanhã e o nosso futuro. Tudo está acima descrito.

Estejamos certos se não entregarmos nossas decisões e caminhos nas mãos daquele que tem controlo sobre tudo, estaremos simplesmente, iguais às ondas do mar, “ruge, cresce, se levanta, para serem desfeitas na areia. Disse Deus: Está escrito: (Isaías 45:5-9). Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que tu não me conheças; Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro. Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas. Destilai, ó céus, dessas alturas, e as nuvens chovam justiça; abra-se a terra, e produza a salvação, e ao mesmo tempo frutifique a justiça; eu, o Senhor, as criei. Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos?

 Deus se revelou a Paulo; Está escrito: (Rom. 9:15-18). Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece. Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra. Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer. Confira: (Êxodo 33:18,19). Então ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória. Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do Senhor diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer.

 Entenda, como Deus levantou a Faraó, simplesmente para através dele, fazer seu nome glorificado. Está escrito: (Rom. 9:16,17). Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece. Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra. Assim, Certo é que somos eternos dependente de Deus; assim, quando passamos a depender somente de Deus, reconhecendo que somos nada, Deus pelo seu infinito amor nos torna tudo. Está escrito: e disse: (João 3:27). O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu. A nossa sabedoria é nada.

 Busquemos ao Senhor; pois ainda o poderemos achar. Está escrito: (Isaías 55:6). Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Está Escrito: Porque assim diz o Senhor à casa de Israel: (Amós 5:4). Buscai-me, e vivei.

 O Salmista nos convida a declarar: (Salmos 24:1-10). Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios. Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação. Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó. (Selá.) Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra. Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos, ele é o Rei da Glória. 

Somos de Deus; Levantemos as nossas cabeças.

Pastor João Marcos Ferreira – João Pessoa, 02/03/2022.



Nenhum comentário:

Postar um comentário