sexta-feira, 18 de março de 2022

IMPORTANCIA E VALOR DAS ESCRITURAS, PARA NOSSAS VIDAS.

 

1- Caminho e Fonte de bênçãos; Deus instruiu ao Povo para ouvir e guardar, a fim de obter todas as bênçãos. (Deut. 28). E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus: Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo. Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais; e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas. Bendito o teu cesto e a tua amassadeira. Bendito serás ao entrares, e bendito serás ao saíres.

2- Fala de Jesus. (João 5:39). Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; Disse-lhe Jesus: (João 14:6). Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Paulo reafirma: (I Timóteo 1:15). Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.

 3- É divinamente inspirada.  (II Timóteo 3:16,17). Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

4- É Bem aventurança para os que a ouvem e as guarda. (Lucas 11:27,28). E aconteceu que, dizendo ele estas coisas, uma mulher dentre a multidão, levantando a voz, lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste. Mas ele disse: Antes Bem aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam. (Apocalipse 1:3). Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.

Está escrito:

O Salmista ao observar a Palavra de Deus, teve motivação não só para guardar, más para “esconder”, e escreve: (Salmos 119:11). Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. O Salmista aprendeu com as escrituras, sobre a brevidade da vida; a qualquer momento, partiremos para a “eternidade”, assim, para ir viver eternamente com Deus, precisamos indagar e aprender com os escritos do Salmista. Leia perguntas e respostas: (Salmos 15:1-5). SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração. Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo; A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda. Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.  (Salmo 24:3-5). Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação.

Davi depositava uma confiança profunda e um propósito definido em Deus, por isso escreve: (Salmo 27:1-5).  O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei? Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, se chegaram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram. Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisto confiaria.

Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo. Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; pôr-me-á sobre uma rocha.

 Davi fala em habitar e descansar na sombra do onipotente. (Salmos 91:1,2). Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.

 Davi enumera alguns “requisitos importantes” em sua relação junto a Deus”. (Salmos 101:1-7). Cantarei a misericórdia e o juízo; a ti, SENHOR, cantarei. Portar-me-ei com inteligência no caminho reto. Quando virás a mim? Andarei em minha casa com um coração sincero. Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim. Um coração perverso se apartará de mim; não conhecerei o homem mau. Aquele que murmura do seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não suportarei. Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá. O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos.

 Para essa relação de intimidade com Deus, Jesus afirma que o Pai, busca adoradores Verdadeiros. (João 4:23,24). Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

 Amados! Após a observação de todos os requisitos (condições) para que nos acheguemos ao Deus, e habite em seu “lugar Santo”,  entendemos não ser fácil, para nós, pobres pecadores; Para tanto, necessitaremos da ajuda necessária de Deus, através de seu “amor e misericórdia” para com as nossas vidas. João escreve que Deus nos amou de tal maneira, que deu o seu próprio filho unigênito para nos remir (João 3:16); Paulo afirma que estávamos mortos em nossas ofensas e pecados, más pela graça de Deus fomos Salvos; não vem das obras, para nos gloriar. (Efésios 2:1-10)

 Assim, o que devemos fazer? Vamos ao que está escrito:

1º) - (Salmo 37:3-8).  Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado... Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. Descansa no Senhor, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos. Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal.-

2º) - Lute nesta vida, mas não perca a Fé; tome o exemplo de Paulo. (II Timóteo 4:6-8). Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. Paulo faz um apelo a Timóteo: (I Timóteo 6:11-31). Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas. Mando-te diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos deu o testemunho de boa confissão...

 Importância da Fé. (Hebreus 11:1-6). Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho... Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

Os discípulos tinham consciência da “pouca fé” em seus corações, e pediram a Jesus: (Lucas 17:5,6) Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé. E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria.

 Assim, teremos recompensa, se com nossa pouca força, guardarmos a Palavra de Deus e não negarmos o seu Nome, Veja a “carta de João, à Igreja de Filadélfia: (Apocalipse 3:7,8). E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre: Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome. (Grifo nosso).

 TEMOS “POUCA FORÇA”, MAS, PROCUREMOS USÁ-LA, E, VENCER. Está Escrito: (Apocalipse 3:12,13). A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

 Veja que tudo que falei, está escrito, OBEDEÇAMOS ÀS ESCRITURAS (II Tim.3:16,17) Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

 Deus nos ajude. Servo João Marcos Ferreira 16/03/2022.






Nenhum comentário:

Postar um comentário