segunda-feira, 28 de março de 2022

SABEDORIAS DE SALOMÃO – “Melhor o fim, do que o começo”.

 

Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração. (Eclesiastes 7:2,8) Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o paciente de espírito do que o altivo de espírito.

Quando observamos a vida como um todo, vemos a convicção e a sabedoria de Salomão, aplicadas em seus provérbios, e em “Eclesiastes”, que é uma transliteração da tradução grega do termo hebraico Kohelet (ou Qohelet), que significa "aquele que reúne", mas que é tradicionalmente traduzido como "professor" ou "pregador". Propósito: Eclesiastes é um livro de perspectiva. A narrativa do “Pregador”, ou “Sábio”, revela a depressão que inevitavelmente resulta da procura da felicidade em coisas mundanas. Este livro dá aos Cristãos a oportunidade de ver o mundo através dos olhos de uma pessoa que, apesar de muito sábio, está tentando encontrar sentido em coisas humanas e temporárias.

Melhor o fim do que o começo. Observe verdades práticas, que fazem sentido:

Para o “alpinista”, "montanha selvagem" devido à extrema dificuldade de subida, representa perigo, devido a ventos, tempestades, deslizamentos, etc. A escalada representa uma alta taxa de mortalidade; portanto, a Chegada: É só gloria e alegria. - Para o maratonista, a largada exige esforço, velocidade, resistência. No pódio, tudo é festa. Em qualquer esporte, o apito final, é momento de relaxe e alegria na conquista.

 Não foi diferente para o “povo de Deus”, ao sair do Egito, iniciando a caminhada pelo deserto, rumo a Canaã terrestre, cidade onde a promessa era de “leite e mel”; assim o foi para os que a conquistaram, tendo que enfrentar durante 40 anos: sede, fome, pestes, murmurações de muitos; muitos abandonaram a Deus, e foram punidos com a morte. Deus prometeu proteção na caminhada, e vitórias, mas exigiu que guardassem a sua Palavra, sem desvios para direita ou esquerda.

Também não será diferente para nós. Em nossa caminhada rumo à Canaã Celeste, Jesus não nos prometeu “vida boa” em nossa caminhada; prometeu que teríamos “aflições” (João 16:33); Jesus avisou que seriamos perseguidos (Mateus 10:22; 24:9); (Marcos 13:12,13). Necessário saber, que enfrentaremos ódio, perseguição, abandonos, descréditos dentro de nossa própria família. Está escrito:

A profecia de Miquéias, serve de alerta para todos nós, para que possamos ficar atentos. (Miquéias 7:6); Jesus confirma: (Mateus 10:35,36);

Tomemos a atitude de Miquéias: (Miquéias 7:7,8). Eu, porém, olharei para o Senhor; esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá. Ó inimiga minha, não te alegres a meu respeito; ainda que eu tenha caído, levantar-me-ei; se morar nas trevas, o Senhor será a minha luz.

 Melhor é o fim do que o começo. Reflita: 1). Qual o fim que desejamos para nossas vidas? Bem, ou mal? Final com Deus, ou final sem Deus? Disse Deus: (Jeremias 29:11) “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” 2). Qual tem sido a nossa postura para com Deus! Temos se importado em obedecer aos mandamentos Dele? Qual o fim, desejado para nossa vida? Fiquemos certos, que o fim que desejamos somente Deus pode nos garantir. O objetivo de Deus, é que tenhamos comunhão plena com Ele hoje e eternamente.

Nosso fim, Jesus já definiu: Morar com ele. Está escrito: (João 14:1-3) Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

Enfrentemos a vida, com a cabeça erguida, sem temer, mas com fidelidade: (Apocalipse 2:10) Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

 Paulo, já perto de sua partida para a eternidade, escreve: (II Timóteo 4:6-8) Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.

O Propósito de Deus para nossa vida, aconteça o que acontecer, já foi traçado, por Ele. Está escrito: (Romanos 8: 28-29) “Sabemos que Em todas as coisas Deus trabalha para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados segundo o seu propósito, que é o de serem conformes à semelhança de seu Filho”. Este é o propósito supremo do Senhor em nossas vidas: que sejamos semelhantes a Cristo em santidade e amor.

Amados! Jesus está voltando, e tem galardão para nós. (Apocalipse 22:12) E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.

 Nossa Obrigação: (II Timóteo 4:1-5) Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. Amem.

Deus nos ajude a compreender, amar e guardar a sua Palavra, e fazer a sus vontade.

Pastor e Servo João Marcos Ferreira – 28/03/2022



Nenhum comentário:

Postar um comentário