sexta-feira, 8 de maio de 2015

COVARDES E MEDROSOS... VOLTEM.

DEUS NUNCA ACEITOU COVARDES E DESCUIDADOS PARTICIPANDO DE SUA OBRA.
           
... (Juízes 7:3)...  - Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for covarde e medroso, que volte e vá-se apressadamente das montanhas de Gileade. Então, voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram.

Quando Jerubaal (que é Gideão) malhava seu trigo no lagar, Deus convocou Gideão para uma grande batalha; teria que convocar um povo para enfrentar todos os Midianitas e Amalequitas, e os filhos do oriente, que se ajuntaram, e passaram, e acamparam no vale de Jizreel, para lutar contra o povo de Deus. À convocação de Gideão, ajuntaram-se a ele, 32.000 homens. Então, disse o Senhor a Gideão: Muito é o povo que está contigo, para eu dar aos Midianitas em sua mão; a fim de que Israel não se glorie contra mim, dizendo: A minha mão me livrou. Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for medroso e tímido, volte, e retire-se apressadamente das montanhas de Gileade. Então voltaram do povo vinte e dois mil, covardes e medrosos, ficando apenas dez mil. (Juízes 7:2,3). Mas Deus ainda não estava satisfeito; havia entre os 10.000, muitos despreocupados e descuidados, e Deus também não os quer na sua obra. E disse o Senhor a Gideão: Ainda há muito povo; faze-os descer às águas, e ali os provarei; e será que, daquele de que eu te disser: Este irá contigo, esse contigo irá; porém de todo aquele, de que eu te disser: Este não irá contigo, esse não irá. E fez descer o povo às águas. Então o Senhor disse a Gideão: Qualquer que lamber as águas com a sua língua, como as lambe o cão, esse porás à parte; como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber. E foi o número dos que lamberam, levando a mão à boca, trezentos homens; e todo o restante do povo se abaixou de joelhos a beber as águas. E disse o Senhor a Gideão: Com estes 300 homens que lamberam as águas vos livrarei, e darei os Midianitas na tua mão; portanto, todos os demais se retirem, cada um ao seu lugar. (Juízes 7). Observe que os primeiros a serem dispensados, foram os medrosos e covardes, eles deveriam retornar às suas casas, deveriam deixar Gileade, que era o monte do testemunho. Ou seja, covardes e medrosos não conseguirão dar testemunho na batalha.

Saul e os homens de Israel se ajuntaram e acamparam no vale do carvalho, e ordenaram a batalha contra os filisteus. Os filisteus por sua vez, ajuntaram as suas forças para a guerra e congregaram-se em Socó, que está em Judá, e acamparam-se entre Socó e Azeca, no termo de Damim. Os Filisteus tinham um gigante lutador, o Golias, que afrontava o povo de Israel e pedia um homem para que o enfrentasse. Três filhos mais velhos de Jessé, seguiram a Saul à guerra; Eliabe, o primogênito, e o segundo Abinadabe, e o terceiro Sama, mas nenhum dos três se dispuseram a enfrentar o gigante Golias, (1 Samuel 17:11) ... Ouvindo então Saul e todo o Israel estas palavras do filisteu, espantaram-se, e temeram muito. Ou seja: Covardes e medrosos. Mas entre os filhos de Jessé, havia um homem de coragem, chamado Davi, e foi exatamente esse homem que desafiou e matou o gigante, e fez que todos os Midianitas fugissem de medo. Deus só usa homens valentes e corajosos.

Na vida cristã estamos em constantes batalhas. O homem de Deus é chamado, convocado ao exército de Deus, não para ser um derrotado, mas um vencedor e conquistador. Paulo, escrevendo a seu filho na fé Timóteo, diz: (2 Tim. 1:7 a 10) ...  Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio. Portanto, não se envergonhe de testemunhar do Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro dele, mas suporte comigo os sofrimentos pelo evangelho, segundo o poder de Deus, que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos, sendo agora revelada pela manifestação de nosso Salvador, Cristo Jesus. Ele tornou inoperante a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho.

O Apóstolo Paulo escrevendo aos Efésios (Efésios 6:10), orienta... “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.”

Este texto nos ensina algumas verdades cruciais: é a armadura de Deus que nos protege: (Efésios 6:13-18), nos dá uma descrição da armadura espiritual que Deus nos dá. O que estas peças da armadura espiritual representam para nós em nossa batalha espiritual? Devemos falar a verdade contra as mentiras de Satanás. Devemos descansar no fato de que somos declarados justos por causa do sacrifício de Cristo por nós. Devemos proclamar o Evangelho. Resistências virão de todos os lados, mas não importa quanta resistência recebamos; Não devemos vacilar em nossa fé, não importa o quão fortemente sejamos atacados. Nossa última defesa é a certeza que temos de nossa salvação, e o fato de que as forças espirituais não podem arrancá-la. Nossa arma de ataque deve ser a Palavra de Deus, não nossas próprias opiniões e sentimentos. Devemos seguir o exemplo de Jesus em reconhecer que algumas vitórias espirituais são possíveis somente através da oração.

Quando nós procuramos fazer a Obra de Deus, fatalmente sofreremos perseguições de todas as formas e de todos os lados, No entanto, a Palavra de Deus nos diz, amados, não estranheis a ardente provação que (dolorosa) é para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; mas regozijai-vos, na medida em que sois, serdes participantes das aflições de Cristo…SE sois vituperados (ofendido) por causa do nome de Cristo, sois bem-aventurados ... ainda se alguém sofrer como cristão, não se envergonhe-(1 Ped. 4:12-14,16) . Somos reputados como ovelhas para o matadouro- (Rom 8:36). Meus irmãos, não vos maravilheis se o mundo vos odeia- (1 Jo 3:13). Jesus afirmou: Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou. (João 15:18-21).

Somos perseguidos, odiados, caluniados, vituperados, mas a palavra-chave é RESISTIR. Pedro declara: (1Ped5:6-9)... Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios; vigiai; porque o Diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.

Quando observamos o livro de Apocalipse, entendemos que no Céu não tem lugar para os Covardes e Medrosos. Observe (Apocalipse 21:8) ...  Deus compara os covardes e incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, e afirma que a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte." (Ap. 21:8).

Deus nos livre e nos guarde de ser covardes na Obra de Deus. Sejamos Fortes e Corajosos. Estas palavras foram ditas a Josué. Deus pediu que ele fosse forte e corajoso, que não se apavorasse e nem desanimasse porque Ele estaria com Josué. Se Deus pediu que ele fosse forte e corajoso é porque certamente Deus sabia que haveria situações em que ele precisaria desenvolver isso.” Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”. (Josué 1:9). Assim como o Senhor foi com Josué, também o será conosco, pois a sua obra na terra continua até que venha o Arrebatamento da Igreja, e enquanto Jesus não voltar, façamos a obra; gemendo ou chorando, mas seguindo em frente. Há uma promessa: Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos. (Sal.126:5,6).
PORTANTO: SEJA FORTE E CORAJOSO. (JOSUÉ 1:9).

Pastor João Marcos Ferreira.                                                           

Um comentário:

  1. On This, we documented the first every GameSpot UK Competitors last, as two groups fought it out to be the winner of the Investment Penalties UK tournament.
    buy rs gold

    ResponderExcluir