terça-feira, 28 de abril de 2015

FALANDO DE FÉ.

Tendo em vista a gravidade da cirurgia a que fui submetido e a outras descobertas médicas, recebi como recomendação médica, absoluto repouso, e frequentes exames de acompanhamento com outros especialistas. Assim, tenho orado a Deus e pedido a ele que não me deixe na inutilidade, nada fazendo pelo crescimento da Obra. Deus tem me confortado e me dado sonhos e inspiração para escrever e postar assuntos concernentes a sua soberana Palavra. E, como o Apóstolo Paulo orientou-nos que fossemos seus imitadores (1Cor.11:1) Sede meus imitadores, como também eu de Cristo, estou imitando Paulo, escrevendo. Assim tenho escrito quase 200 estudos Bíblicos e postados para que aquele que estiver precisando possa alimentar a sua alma. Se alguém quiser lê-los, acesse o BLOGUER: assembleiadedeusocaminho.blogspot.com.br
HOJE FALAMOS SOBRE A FÉ.
Falar de Fé. Duas letras, porem na esfera espiritual, tem para nós um significado por demais importante e fundamental.
De acordo com a etimologia, a palavra fé tem origem no Grego "pistia" que indica a noção de acreditar e no Latim "fides", que remete para uma atitude de fidelidade. Ter fé em Deus é acreditar na sua existência e na sua onisciência.
Fé implica uma disposição de alma para confiar noutra pessoa. Difere de credulidade, porque aquilo em que a fé tem confiança é verdadeiro de fato, e, ainda que muitas vezes transcenda a nossa razão, não lhe é contrário.
A fé é uma confiança na obra, e na palavra de Deus ou de Cristo. É este o uso comum dos três primeiros Evangelhos (Mat. 9.29; 13.58; 15.28; Mc 5.34-36; 9.23; Lc 17.5,6).
 Vejamos:
FÉ = firme fundamento das coisas que se esperam... (Hb. 13:1a)... é o firme fundamento das coisas que se esperam...  
FÉ = prova das coisas que ainda não estamos vendo... (Hb. 13:1b)... é a prova das coisas que se não veem.
FÉ = forma de agradar a Deus; Agradamos a Deus quando depositamos nossa fé e confiança nEle. A Bíblia diz em Hebreus 11.6: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus...
FÉ = é bem aventurança (felicidade). (João 20:29b)... Jesus disse a Tomé: bem-aventurados os que não viram e creram. Nós somos assim bem aventurados porque cremos nas escrituras e nos profetas.
FÉ = Armadura de Deus - O Escudo da Fé (Efésios 6:16 ... “Embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno;
A Fé = Dom de Deus, não porque a merecemos ou por sermos dignos de tê-la ou ganhá-la. Não é de nós mesmos; (Efésios 2:8,9)... Porque pela graça sois salvos, por meio da FÉ; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
FÉ + Esperança na vida futura. Veja o que Paulo escreveu: Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. (I Tessalonicenses 4:13). E a esperança do cristão está em Cristo. (Efésios 2:12, 13; Colossenses 1:23, 27; Tito 3:7; I João 1:7).

Quando o homem ou a mulher reconhece o sacrifício vicário de Jesus na Cruz do Calvário e a sua finalidade, esse homem ou mulher recebem uma porção gratuita de Fé. Essa afirmação está baseada no que escreveu o Apóstolo Judas: (Judas 3b)... “  senti a necessidade de vos escrever , exortando-vos a batalhar pela fé que de uma vez por todas foi entregue aos santos “.
Poderíamos fazer uma pergunta: Se todos os cristãos receberam uma porção de fé, por que não vivem e operam pela mesma? Ter Fé meus amados é uma coisa bem distinta do que viver e operar por meio dela;
Fé é não só perseverança, mas também é fidelidade. Temos que Viver ou Operar na Fé, é manifestar os Seus atributos em nosso caráter, submetendo todo nosso ser à obediência da Palavra. O viver pela fé, é o caminho contrário do viver na alma (carne), o apóstolo Paulo afirma sobre isso. A grande maioria da igreja vive nos atributos da sua própria alma humana (vontade, desejos e intelectos), buscando de alguma forma satisfazer os cinco sentidos do corpo humano, (visão, audição, tato, olfato, e paladar) por isso a maioria dos cristãos vivem fora das operações da FÉ, e, portanto não recebem a evidência das promessas de Deus. O apóstolo Paulo nos adverte que devemos andar por FÉ. (II Cor 5:6,7) ... Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor; Porque ANDAMOS POR FÉ, e não por vista.
A Fé deve ser cultivada e guardada com muito cuidado. Veja a expressão do apóstolo Paulo, quando de sua partida: (2 Timóteo 4:6-8)... Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, GUARDEI A FÉ. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.
A fé é como uma semente. Quando nascemos Deus planta em nós a semente da fé, e nós nascemos com esta semente. É uma semente em potencial, que ainda não é ato, mas compete a nós darmos condições materiais para que a fé cresça.  Ou seja, a fé é dom de Deus que não nasce separadamente da vontade humana, porque ninguém acredita se não quiser. Também ninguém acredita sem que Deus o permita.
Assim, a FÉ precisa ser estimulada e exercitada, e para isto requer algumas atitudes importantes. Podemos tomar como exemplo: Se você recebeu o dom de louvar, deve louvar; se recebeu o dom de pregar, deve pregar e assim por diante. A pessoa tem o dom mas precisa treinar, estudar, exercitar.
Se somos Salvos por meio da FÉ, devemos operar a nossa Salvação, através dessa FÉ que nos foi entregue, precisamos exercitar a fé, e assim, operar a nossa salvação. Veja o que escreveu o Apóstolo Paulo: (Filipenses, 2:12)... De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também OPERAI a vossa salvação com temor e tremor;
Jesus opera em nós o amor ao bem e as disposições renovadoras da FÉ, acrescentando-nos a sede de luz; no entanto cabe-nos operar, por nossa vez, a transformação de nossa existência e de nossa alma, a fim de que os valores do céu nos sublimem a vida.
Para enriquecimento de nossa reflexão, vamos ao capítulo 11 de Hebreus, que nos traz alguns resultados e bênçãos alcançadas através da FÉ:
(Hebreus 11:8,9,17)... Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. (17) Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. E daí também em figura ele o recobrou.
(Hebreus 11:19-22)... Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú, no tocante às coisas futuras. Pela fé Jacó, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José, e adorou encostado à ponta do seu bordão. Pela fé José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel, e deu ordem acerca de seus ossos.
(Hebreus 11:23-29)... PELA FÉ Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei. PELA FÉ Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado; Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. PELA FÉ deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível. PELA FÉ celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse. PELA FÉ passaram o Mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram.
(Hebreus 11:5)... PELA FÉ Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.
Quero finalizar essa reflexão, trazendo mais uma vez pra você o Versículo 6 do capítulo 11 de Hebreus: ORA, SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.



Pastor João Marcos Ferreira – 28\04\2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário