terça-feira, 28 de julho de 2015

BENDIZE Ó MINHA ALMA AO SENHOR

BENDIZER AO SENHOR.

(Salmos 103:1, 2)... Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.

BENDIZER é “LOUVAR; é GLORIFICAR”.

E NÃO TE ESQUEÇAS DE NENHUM DE SEUS BENEFÍCIOS. -  Há benefício maior do que seu amor para conosco¿ (Romanos 5:8)... Porém, Deus comprova seu amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido em nosso benefício quando ainda andávamos no pecado. Nesse salmo aprendemos que Deus é soberano, poderoso e majestoso. Ele merece o nosso louvor e adoração não só por aquilo que ele faz. Mas principalmente por aquilo que ELE É!

I – Devemos bendizer ao Senhor pelo que o ELE FAZ. (3-6).
   1 – Perdoa todas as iniquidades (v.3)... Deus confirma através de Isaias: (Isaias 43:25)... Sou Eu, Eu mesmo, aquele que apaga tuas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de teus erros e pecados.
   2 – Sara todas as enfermidades (v.3). - É o próprio Senhor que faz a declaração de que sara todas as enfermidades (Ex 15.26); (Dt 32.39). Verdade é que muitas vezes temos que recorrer ao médico, e estes, como instrumentos, são usados por Deus para promover a nossa cura, tudo com a permissão de Deus.
   3 – Redime a vida da perdição (v.4). - Redimir é o mesmo que remir, e remir é “Libertar do cativeiro pagando o resgate”. Deus nos deu o Senhor Jesus, o qual se entregou voluntariamente para que pagasse com o seu próprio sangue o nosso resgate da ruína, isto é, da vida de perdição (I Pe 1.18-23). O ato da salvação é um dom de Deus que se recebe pela graça, por meio da fé em Cristo Jesus (Efe. 2.8).
   4 – Coroa de benignidade e de misericórdia (v.4). É isto que o Senhor faz: transforma o vil pecador, o homem mau, valente, soberbo, orgulhoso em uma pessoa doce, e bondosa. Foi isso que Ele fez com o apóstolo Paulo. (Fil. 3.4-8).
   5 – Faz justiça e juízo a todos (v.6). - Em sua contestação quando do anúncio que Sodoma seria destruída, Abraão perguntou ao Senhor se Ele destruiria o justo com o ímpio, perguntando a seguir: “Não faria justiça o Juiz de toda a terra?” (Gn 18.25). Depois de uma série de perguntas, o Senhor dar a resposta definitiva: “Não destruirei a cidade por amor dos dez” (Gn 18.32). Isto quer dizer que o Senhor não destruiria a cidade se houvesse apenas dez pessoas justas ali.

II – Devemos bendizer ao Senhor pelo que ELE É (8:11).
   1 – Misericordioso (v.8, 11) – (Deut. 7:9)... Saberás, pois, que o Senhor teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos.
   2 – Piedoso (.8) - Ser piedoso é ser compassivo e ser compassivo é ter compaixão, ser compadecido. (Salmo 112:4)... Aos justos nasce luz nas trevas; ele é piedoso, misericordioso e justo.
   3 – Longânimo (v.8) - Ser longânime é ter longanimidade, isto é, ter paciência para suportar ofensas. (Salmo 86:15)... Mas tu, Senhor, és um Deus compassivo e benigno, longânimo, e abundante em graça e em fidelidade.
4 – Grande em benignidade. - Bendito o Senhor Deus de Israel, Porque visitou e remiu o seu povo, (Lucas 1:68).

Observe o que os levitas da descendência de Israel: Jesuá, Cadmiel, Bani, Hasabnéias, Serebias, Hodias, Sebanias e Petaías, disseram: Levantai-vos, bendizei ao Senhor vosso Deus de eternidade em eternidade; e bendigam o teu glorioso nome, que está exaltado sobre toda a bênção e louvor. (Neemias 9:5).
Assim, amados: De eternidade a eternidade, Nosso Deus é o único Deus Verdadeiro. Veja o que exclamou o Salmista: "SENHOR, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração. Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus." (Salmos 90:1,2).

Gerações passam. Civilizações se erguem e desaparecem. Homens nascem e outros morrem; Modismo vem e vai; Cultura vem e desaparece; Pessoas se destacam, e logo são esquecidas; Tudo passa; Os próprios céu e terra passarão.

Mas Deus e sua Palavra jamais passarão. Deus é uma Rocha. Imutável, inabalável, inconfundível, refúgio para todo aquele que nele crê. Segurança e torre forte é o Senhor. (Prov.18:10)... Torre forte é o nome do Senhor; a ela correrá o justo, e estará em alto refúgio.

Há momentos em nossa vida em que parece que vamos sucumbir em meios às tribulações. A tempestade se levanta e nos assusta nos apavora. Parece que Deus está longe. Parece que Ele se esqueceu de nós. Parece que é o fim. Paulo escreveu: (2 Coríntios 4:8,9)... Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desesperados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;

Mas Deus nos lembra de quem Ele é. Ele é o Eterno Criador, o Deus Todo Poderoso, o Deus Altíssimo, o Deus que nos ama e nos vê. Que sabe de nossas limitações, que nos prova, mas junto com a prova, nos dá o escape porque sabe que somos pó, e nunca permite que venha sobre nós provação além do que podemos suportar. (I Cor. 10:13 Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape.

Por tudo isso, aprendamos com o Salmista. (Salmo 118: 1-12)... Louvai ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre. Diga agora Israel que a sua benignidade dura para sempre. Diga agora a casa de Arão que a sua benignidade dura para sempre. Digam agora os que temem ao Senhor que a sua benignidade dura para sempre. Invoquei o Senhor na angústia; o Senhor me ouviu, e me tirou para um lugar largo. O Senhor está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem. O Senhor está comigo entre aqueles que me ajudam; por isso verei cumprido o meu desejo sobre os que me odeiam. É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem. É melhor confiar no Senhor do que confiar nos príncipes. Todas as nações me cercaram, mas no nome do Senhor as despedaçarei. Cercaram-me, e tornaram a cercar-me; mas no nome do Senhor eu as despedaçarei. Cercaram-me como abelhas; porém apagaram-se como o fogo de espinhos; pois no nome do Senhor as despedaçarei.

Concluo fazendo minhas as palavras do Salmista: (Salmos 34:1-10)... Bendirei o Senhor enquanto eu viver! Os meus lábios sempre o louvarão. Minha alma se gloriará no Senhor; ouçam os oprimidos e se alegrem. Proclamem a grandeza do Senhor comigo; juntos exaltemos o seu nome. Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. Os que olham para ele estão radiantes de alegria; seus rostos jamais mostrarão decepção. Este pobre homem clamou, e o Senhor o ouviu; e o libertou de todas as suas tribulações. O anjo do Senhor é sentinela ao redor daqueles que o temem, e os livra. Provem, e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia! Temam o Senhor, vocês que são os seus santos, pois nada falta aos que o temem. Os leões podem passar necessidade e fome, mas os que buscam o Senhor de nada têm falta.

Fontes: Bíblias: Online; ACF; NVI.
  


Pastor João Marcos Ferreira. 28/07/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário