quarta-feira, 29 de julho de 2015

POSSO TODAS AS COISAS - FIL. 4:13.

POSSO TODAS AS COISAS NAQUELE QUE ME FORTALECE, (Fil. 4:13).

Essa expressão de Paulo é uma expressão muito lida e pregada por muitos de forma isoladamente, dando o sentido de poder adquirir, possuir bens, poder fazer tudo, e muitos até ministram como possibilidades de posições e prosperidades.

A realidade é que muitos o leem, mas não observam o contexto (versículos anteriores e posteriores e outras citações), bem como não observam a vida do Apóstolo Paulo e seus sofrimentos em prol do Evangelho. Basta ler os versículos: 11, 12, 13 e o 14), observando pontos como: Digo-vos isso não por causa da pobreza... aprendi a viver contente em toda e qualquer situação... sei ser humilhado como também sei ser honrado... tenho experiência tanto a ter fartura como a passar fome, assim de abundancia como de escassez... todavia, fizestes bem associando-vos a minha tribulação. (Observe que Paulo fala de: pobreza, viver contente ou triste, humilhado, honrado, fartura, fome, abundancia e escassez e tribulação). Era por causa de todas essas situações que Paulo escreveu “(4;13) ...posso todas as coisas, ou seja: “posso suportar todas essas coisas, pois Deus me fortalece”. Pergunto: assim como Paulo, você pode suportar todas essas coisas¿ Observe que Paulo era Advogado e Cidadão Romano, tinha carta branca para circular em Roma... tinha fartura antes de ser convertido e perdeu tudo, ou seja foi deserdado quando tornou-se Cristão, passou a ser perseguido; sofreu perdas (Fil. 3:8,10,14) ... tenho por perdas todas as coisas pelo conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor... considero as perdas como esterco, para que possa ganhar a Cristo...

Para Paulo, o segredo do perfeito contentamento (1:21), quando ele dizia “para mim o viver é Cristo e o morrer é ganho”.
Vamos observar duas frases de Paulo: “O Viver é Cristo, e, o morrer é lucro”.
*- Viver é Cristo: toda a vida, pensamentos e atitudes está relacionada com Cristo, que o conquistara a caminho de Damasco. (Atos 9:1-9). Dali em diante, Paulo diz em (Fil. 3:13,14) ... irmãos! Esquecendo das coisas que atrás ficam e avançando para as coisas que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
*- Morrer é lucro (ganho)... sua preocupação não era só para com ele, mas principalmente para o avanço do Evangelho. (1:27) ... combatendo conjuntamente como mesmo ânimo pela fé do Evangelho. E nos recomenda: (Fil.2:5-9) ... tende em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus... pois sendo filho de Deus, não julgou como usurpação o ser igual ao homem... antes esvaziou-se, tomando a forma de servo, Humilhou-se tornando-se obediente até a morte e morte de Cruz, por isso Deus o exaltou, dando-lhe um nome que está acima de todo nome... para que diante dele se dobrem todos os joelhos no céu e debaixo da terra e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a gloria de Deus Pai.
Concluo dizendo: Paulo realmente queria dizer é que “Podia SUPORTAR todas as coisas, por que Cristo o Fortalecia para tudo que viesse contra ele.
Conforme (Atos 28:16,30), Paulo terminou seus dias em prisão domiciliar, em uma casa que alugara, guardado por soldado.
Obs. Não há relato Bíblico, mas segundo Euzébio, Paulo foi decapitado em Roma, por ordem de Nero em 325 (d.C.).

Bíblias conferidas: Tozer; Sheed e Líder Pentecostal.
   


Pastor João Marcos Ferreira - 29 de julho de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário