segunda-feira, 17 de agosto de 2015

JUBILEU... SIGNIFICADO:.

ANO DE PERDÃO E RESTITUIÇÃO.

Texto base: (Levítico 25:10). “Consagrem o quinquagésimo ano e proclamem libertação por toda a terra a todos os seus moradores. Este lhes será um ano de jubileu, quando cada um de vocês voltará para a propriedade da sua família e para o seu próprio clã”.

Vejamos antes de iniciar o que queremos expor, seu significado: Segundo o Dicionário Aurélio, Jubileu é: 1). Remissão de servidão e dívidas de 50 em 50 anos, entre os antigos hebreus. 2). Quinquagésimo aniversário. 3). Aniversário solene. 4). Grande período de tempo. 5) Indulgência plenária concedida pelo papa (em épocas fixas, e sob certas condições). Segundo Aurélio, há uma grande semelhança entre Jubileu e bodas. Veja: Bodas - o termo vem do latim "vota", plural de "votum", que significa "promessa", "voto". E tem as seguintes aplicações: Celebração de casamento. Festa com que se celebra casamento (Banquete, festim); Jubileu: Data aniversária de uma instituição, de um estabelecimento, etc. Como vemos no dicionário, Jubileu é um aniversário solene, é também um grande espaço de tempo. Os jubileus mais comemorados são o jubileu de prata, referente aos 25 anos e o jubileu de ouro referente aos 50 anos. Entre os hebreus, antigamente, jubileu era uma festividade realizada de cinquenta em cinquenta anos, onde se comemorava a remissão da servidão, das dívidas e das culpas.

Para o “mundo cristão” não significa apenas compor cinquenta anos de existência, mas também relembrar outros aspectos relatados na Bíblia, como as instruções ou mandamentos de Deus para com o povo de Israel. Jubileu é uma contagem do tempo, que ao se completar numa grande festa "O ano da graça do Senhor", trazia a grande novidade de vida e libertação. Em (Lev. 25,10)... Vemos as palavras do próprio Deus a Moises: “Santificareis o quinquagésimo ano, proclamando na vossa terra a liberdade de todos os que a habita”. Este ano será para vós Jubileu: “cada um de vós voltará à sua propriedade e à sua família" Jubileu, em hebraico quer dizer “Sonido de trombeta”, que era um instrumento feito do chifre do carneiro com o qual se extraia uma nota musical longa e aguda, usado para anunciar o Ano do Jubileu.

O Ano do Jubileu convidava e interessava a todos, e levavam também em conta, duas grandes premissas da ótica divina: 1º o reconhecimento por parte de todo o povo, de que as desigualdades não provêm de Deus, mas sim do pecado, principalmente, a usura, o poder temporal e o egoísmo,
2º para todos reconhecerem, que embora contritos pelos pecados pudessem receber o perdão concedido por Deus, que ama a todos sem medidas. O Jubileu lembrava a libertação e como tal, sua mensagem já trazia a chegada do reino de Deus anunciada por Jesus “O Libertador". 
O profeta Isaías escreveu: “o ano aceitável do Senhor” (Is 61-2) e “o ano dos meus redimidos é chegado” (Is. 63-4). Isto é um Jubileu e é isto que a Igreja nos ensina.  Jubileu ano do perdão.

É notório que o perdão sempre existiu entre o povo de Deus, desde o principio Deus sempre proveu formas de perdoar sua criação. Porem muitos não consegue perdoar, a si mesmo ou a outros. Por isso é significativo analisar o que os Judeus tradicionais, pensam sobre o perdão. A cultura do perdão atualmente vem sendo desconsidera no oriente médio, mais especificamente na faixa de Gaza, Israel e países vizinhos.

O Senhor Deus nunca permitiu desigualdade entre os homens, mas avisou que a ganância, e outros sentimentos adquiridos após a queda do homem e separação do Criador, conduziria o povo a uma forma de jugo desigual, sofrimento, injustiças e por fim aprisionamento dos direitos dados por Deus a cada um de nós. Por isso o Jubileu era, e ainda é para alguns Judeus, tão importante. Entendamos melhor: O Yom Kipur – Dia do perdão (Jubileu).

Após o pecado do bezerro de ouro, Moshê (Moisés) rezou (orou) e, no dia dez do mês hebraico de Tishrei, Deus concedeu pleno perdão ao povo judeu. (Ex 32)
Yom Kipur é o Dia da Expiação, sobre o qual declara a Torá: "No décimo dia do sétimo mês afligirás tua alma e não trabalharás, pois neste dia, a expiação será feita para te purificar; perante Deus serás purificado de todos teus pecados."

Portanto os Judeus sempre tiveram em mente a necessidade de arrependimento e perdão. E que é necessária libertação de vidas, pois assim Deus criou a humanidade, livre. Se houvessem dividas, seriam perdoadas, se houvessem escravos, seriam libertos. Ou seja: o perdão atingiria a todos. 

Mas é claro que Deus estabeleceu normas justas para obter-se o Yom Kipur “Dia do perdão”. (Leia
Levítico 25). Neste dia eles se tornariam um só com Deus, com um vinculo intocável, intransponível ao pecado, não havendo mais obstáculos entre o homem e Deus. O Jubileu nada mais é do que uma das provisões de Deus para que o homem retorne ao caminho da aprovação e salvação divina, ou Teshuvá, porem o Yom Kipur = Jubileu é superior, a expiação não é meramente a remissão da punição pelo pecado; significa também que a alma de um judeu é purificada das máculas causadas pelo pecado. Além disso, não apenas nenhuma impressão das transgressões permanece, como as transgressões são transformadas em méritos. Esta é mais uma provisão de Deus de libertação, acompanhada de verdadeiro arrependimento e não só uma falsa devoção piedosa, ou remorso pelo erro, ou pecado.

Poderíamos falar dos três níveis de vinculo de um Judeu com Deus, mas não é necessário entrarmos em minúcias, e sim entender que o Jubileu, religava o homem a Deus, libertando, devolvendo o que foi perdido, vendido, ou tomado. Como por exemplo, para pagamento de uma divida, o devedor deveria dar até mesmo seus filhos como escravos. No Jubileu, estes seriam libertados.

Como entender o Jubileu hoje. Devemos ter em mente que, toda a escritura vem de Deus e é proveitosa para ensinar (2 Ti 3:16-17). Portanto a lei dada aos Judeus (povo primeiramente escolhido por Deus) tem outras implicações, e nos é dada como sombra de algo maior, a provisão sacrificial de Jesus o Cristo de Deus. (Cl 3:17). Jesus é o dia do perdão, todos os dias, escondido N’ele encontra-se a salvação, o perdão representado pelo Yom Kipur, seguindo seus mandamentos encontramos o caminho ou a Teshuvá, pois somente Jesus pode dizer; - “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14:6). Jesus é o Leão da tribo de Judá, o Messias, a palavra que se fez carne e entregou-se por todos nós, quebrando a barreira do pecado que nos afastava de Deus (Is 59:2). Até hoje é tocado o Shofar (instrumento musical parecido com uma corneta, feito especialmente de chifres), anunciando o ano do Jubileu, porem aqueles que descobriram o segredo sagrado de Deus, Jesus, podem entender o que o apostolo Paulo registrou na carta aos Efésio 3:8-12 (ler), sim não necessitamos mais de liturgias religiosas, leis e datas especificas para obter a salvação, a remissão de pecados ou de um evento especifico para retornar a Deus, podemos e devemos estar apresentando-nos como filhos amados e livres, todos os dias. O Shofar que tocamos hoje se chama Boas Novas do Reino de Deus, em cumprimento a ordem imperativa de Jesus; “Ide, e pregai o evangélio” (Mt 28:19-20). Não ficamos presos a cinco preces do judaísmo, ou a liturgias de rezas repetitivas de religiões orientais ou do catolicismo, não paramos nas obras excelentes, ou simplesmente tratamos a natureza como um deus, nos conectando ao arquiteto do universo como alguns o fazem. Não, nós não precisamos correr como néscios, como amadores, lutando para ter nosso Jubileu. Deus já nos deu Jesus, ele é nosso Jubileu, nossa salvação, ele é o bom pastor, que quer quantidade e qualidade (1 Ti 2:3-4). Não vivemos mais de baixo da lei dada ao povo judeu, através de Moises, pois ela era à sombra de algo maior (Cl 3:13-17), contudo ela não poderia ser substituída ou aperfeiçoada antes de ser cumprida, e é ai que Jesus tem papel fundamental. (Mt 517-20)

Jesus nos deixou grandes legados e nos disse que veio para cumprir a Lei e não anulá-la, portanto, Ele próprio também cumpriu em si mesmo, o Jubileu festejado no Antigo Testamento. Jesus é o que Deus definitivamente proveu para a salvação do homem, por isso pode dizer: - “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.” (Mt 11:28).

Quem de nós, ou dos homens e mulheres que já viveram, poderia cumprir a lei perfeita de Deus?
A palavra de Deus garante; - “Se dizemos que não temos pecado, estamos pecando” (1 Jo 1:8). Mas como tomamos consciência do pecado (erro do alvo)? Através da lei (Rm 7:7-8). Hoje não vivemos debaixo da lei, mas sim da graça divina, Cristo nos libertou para que nos sejamos realmente livres, se vivermos debaixo de códigos e leis, anulamos o sacrifício de Jesus, diz o apostolo Paulo aos Gálatas (5:1-2,4). É assim que devemos entender o Jubileu, livramento de cativos, pagamento de dividas, e retorno ao Deus de nossa vida.

Aceite o perdão e se perdoe
Em tudo vemos as provisões de Deus para salvação. Na provisão do Jubileu, na lei dada por Moises, e na graça vinda por Jesus o Cristo de Deus. Se Deus aceita nos perdoar, e é fato que vem fazendo isso há milênios, por que será que nós temos tanta dificuldade em dar o perdão a quem nos fere? Em geral isso se dá por nós mesmos não nos perdoarmos. Quando erramos, nos isolamos, fugimos dos olhos do outro lado (pessoa envolvida), e nos julgamos e condenamos. E se fazemos isso conosco, imagine com os outros!

Por isso é necessário saber perdoar-se, e seguir em frente. Só assim poderemos perdoar aos outros. Mas existem pessoas com prisões maiores do que a falta de perdão, que possuem magoas na alma, dores que nada que se faça consegue amenizar, dirá apagar. Para todas estas o ano do Jubileu tem de começar imediatamente. Necessitamos de libertação em todas as áreas da vida. Lembrem-se as dividas seriam canceladas, escravos seriam libertos, e toda família seria novamente restaurada.

Portanto, esta restauração está agora em suas mãos, e Jesus está dizendo “Vinde a mim”. Se você quer entrar no ano do Jubileu, não espere cinco ou cinquenta anos, ou tempo algum, escolha caminhar com o Senhor Jesus, decida sua vida em favor do presente que veio do céu, o Maná de Deus, para a sua e minha vida, Jesus.

Jubilar tem como significados alegrar-se e também afastar-se, e é adjetivo de Jubileu, assim sendo, quando aceitamos entrar no Jubileu de Deus, temos alegria e nos afastamos de todo mal, deixamos a iniqüidade e trocamos por uma vida de homens e mulheres livres.

O que foi roubado de sua vida? Quem sabe: sua saúde; suas finanças; seus pais ou filhos foram levados pelas drogas; pela morte, seus relacionamentos pessoais foram quebrados, e, quem sabe: O SEU RELACIONAMENTO COM DEUS ESTÁ QUEBRADO? Jesus pode e quer devolver plenamente o que estava perdido, cativo, e já sem esperança de ser recuperado. Jesus te convida a aceitar seu Teshuvá, seu caminho, e te garante, e, Ele mesmo te convida: “(Mateus 11:28-30)... Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. E o Espírito Santo de Deus diz: (Hebreus 3:7-8)... Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, Não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto

Assim, o JUBILEU; ESTA GRAÇA estará entrando em tua vida. Basta ouvir a voz do Espirito: Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. (Apoc. 3:20-22). Faça sua parte; agora. Ouça a voz do Espírito Santo de Deus que vos fala através de sua Palavra, e você entrará no verdadeiro JUBILEU, no seu ano de PERDÃO e de VITORIA. Liberte-se agora, e receba a restituição de tudo que o Senhor tem para a sua vida; o perdão para a sua alma, e o teu nome escrito no Livro da Vida. JUBILEU SIGNIFICA: ANO DE PERDÃO E RESTITUIÇÃO. Amém!
  
Pastor JOÃO MARCOS FERREIRA. 17/08/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário