quinta-feira, 6 de agosto de 2015

(Rom. 11:33 – 36) ...Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos...

DESDE A ETERNIDADE DEUS PREORDENOU TUDO O QUE ACONTECE, INCLUINDO O DESTINO DOS HOMENS.

Às vezes questionamos até mesmo a Deus. Mas nós precisamos entender que tudo o que acontece em nossa vida tem um PROPÓSITO. Deus não faz com que nada aconteça somente por acontecer, quando ele diz sim ou não, há algo que está querendo nos ensinar.

OBSERVE:
... (Ecles. 3:1). Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
... (Provérbios 16:4) ...O Senhor faz tudo com um propósito; até os ímpios para o dia do castigo.
... (Romanos 8:28) ...Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
... (1 Pedro 2:9) ...Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
... (Salmos 138:8) ...O Senhor cumprirá o seu propósito para comigo! Teu amor, Senhor, permanece para sempre; não abandones as obras das tuas mãos!

Está escrito:
  • Amor. (I Cor. 13:8) ... O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas;
  • Esperança. (Rom.5:5) ... E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
  • Dons e Vocação. (Romanos 11:29) ... Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento.
  • Eleição. (Efésios 1:3,4,5) ... Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. Porquanto, Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. E, em seu amor, nos predestinou para sermos adotados como filhos, por intermédio de Jesus Cristo, segundo a benevolência da sua vontade, …
  • Vocação. (Fil.3:14) Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
  • Conhecimento. (Romanos 8:29) diz: "Aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho";
  • Escolhidos.  e (1 Pedro 1:2) ... fala dos escolhidos de Deus como "eleitos, segundo a presciência de Deus". Nestas duas passagens é evidente que conhecimento tem aquele sentido denso, tão frequente na Escritura; a saber, amor. Presciência, então, é amor desde a eternidade. Deus amou os Seus eleitos desde a eternidade. Por essa razão os elegeu para a vida eterna. E se se perguntar por que Deus, desde a eternidade, amou para a salvação alguns homens em distinção de outros, convém que humildemente confessemos nossa ignorância. Somente numa extensão muitíssimo limitada podemos acompanhar os pensamentos de Deus. Seus pensamentos não são os nossos pensamentos. Como os céus são mais altos do que a terra, assim os pensamentos de Deus são mais altos do que os nossos pensamentos (Isaías 55:8,9).
 A grande verdade é: Ninguém merecia o amor de Deus. Como todos pecaram em Adão, todos mereciam a morte - sim, a morte eterna. Todos eram "por natureza filhos da ira" (Efésios 2:3). Se Deus tivesse deixado todos os homens perecerem eternamente, todos teriam recebido o que com justiça mereciam e ninguém teria de que se queixar. Por esta razão, é uma presunção indescritível queixar-se alguém de que Deus, no Seu conselho de predestinação, escolheu uns e deixou de lado outros. Aplicam-se aqui as causticantes palavras do apóstolo: "Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro poder sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro para desonra?" (Romanos 9:20,21).

A Bíblia chama de predestinação o decreto divino concernente a esse destino. O aspecto da predestinação mais saliente na Escritura é conhecido pelo nome de ELEIÇÃO. É ensinada em muitas passagens, como a de (Efésios 1:4-6,11), que diz: "Assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado...Nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade".

O NOSSO PROBLEMA É QUERER ENTENDER OS PENSAMENTOS E OS CAMINHOS DE DEUS.
Isaias diz: (Isaías 55:9) ... Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos. Pois como diz a Bíblia, que, os caminhos de DEUS são mais altos que os nossos caminhos e os pensamentos de DEUS são mais altos que os nossos pensamentos, devemos estar sempre atentos ao propósito e vontade DELE, porque fomos predestinados a filhos de DEUS antes da fundação do mundo e a Graça e Misericórdia nos foi dada, não para ficarmos estáticos e inertes, mas para cumprirmos sua vontade, como JESUS cumpriu a vontade do PAI CELESTIAL, com toda alegria em verdade e espírito. Muitas vezes não entendemos porque certas coisas acontecem em nossas vidas ou porque coisas que planejamos dão erradas, mas DEUS trabalha numa esfera espiritual bem acima da nossa e sabe o que é melhor para nós, pois muitas vezes quando pensamos que algo deu errado, na verdade o que aconteceu foi um livramento, ou até mesmo DEUS não permitiu que se cumprisse por ter algo muito melhor mais a frente, porque ele sempre tem o melhor para todos nós. Devemos entender:

DEUS É IMUTÁVEL
I. EM SUA NATUREZA - Deus é chamado "O Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação". (Tiago 1:17). Deus não pode mudar para pior, pois Ele é eternamente o Santo. Ele não muda para melhor, pois já é santo e perfeito. O tempo não efetua mudanças no Deus eterno. O Deus auto existente, autossuficiente e eterno não anda encurvando pela idade, nem um só de Seus passos é vacilante. "Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento". Isaías 40:28.
II. EM SEUS ATRIBUTOS - O poder de Deus é sempre o mesmo, pois lemos na Bíblia do Seu eterno poder. (Romanos 1:20). Não há aumento em Seu entendimento, pois "conhecidas são a Deus, desde o princípio do mundo, todas as suas coisas". (Atos 15:18). Seu amor é imutável (João 13:1); (Romanos 8:35-39); (Jeremias 31:3) Sua misericórdia dura eternamente (Salmo 136). Sua veracidade é imutável, pois Ele não pode mentir (Tito 1:2). Sua santidade não pode ser manchada, e Sua fidelidade nunca falha. Ainda que Suas bênçãos foram distribuídas a muitos, e muitas dádivas perfeitas foram dispensadas, Sua bondade permanece a mesma.
III. EM SEUS DECRETOS. Os propósitos de Deus são eternos. Novas resoluções não são formadas, nem decretos novos são feitos, pois Seus conselhos são antigos. Não há "próspero ano novo" com Ele, pois Ele é eternamente próspero e feliz. Seu propósito não pode ser frustrado, pois Seu conselho é eterno, e os pensamentos do Seu coração estendem-se a todas as gerações. (Salmo 33:11). "Muitos propósitos há no coração do homem, mas o conselho de Deus permanecerá". (Provérbios 19:21). "O Senhor dos Exércitos jurou, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e como determinei, assim se efetuará". (Isaías 14:24). "Mas, se ele resolveu alguma coisa, quem então o desviará? O que a sua alma quiser, isso fará". (Jó 23:13).
Faço minhas as palavras de Paulo quando diz:
(Rom. 11:33 – 36) ...Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor? ou quem se fez seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

Fonte: Pura e exclusivamente BÍBLIA SAGRADA. (Observe diversidade de citações). 
Observação: Não estou defendendo qualquer corrente ideológica. Tão somente observo a Palavra de Deus. Disse Jesus: ( João 17:17)... Santifica-os pela tua verdade, a tu Palavra é a verdade.


Pastor JOÃO MARCOS FERREIRA. 

06\08\2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário