domingo, 9 de agosto de 2015

SOU POBRE E NECESSITADO...

...CONTUDO O SENHOR CUIDA DE MIM
Essa semana estive participando de um Culto de adoração a Deus em uma Igreja bastante humilde, em meio a uma favela, na frente de um canal de esgoto. O que me causou uma grata surpresa foi em contemplar a alegria que invadia o coração dos amados irmãos que ali se reúnem para servir e adorar a Deus, levando a PRECIOSA SEMENTE a pessoas humildes, drogados, ex-presidiarios, mas que ao se encontrarem com o poder renovador da Palavra de Deus, mudaram de vida e hoje são autênticos embaixadores do Céu, louvando ao Senhor e anunciando o Reino de Deus para outros que vivem em suas anteriores situações. Então me lembrei da expressão do Profeta Samuel (I Sam. 2:7,8)... O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do Senhor são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo.
O Salmista tinha esse conhecimento e certa vez se expressou: (Salmo 40; 17)... Quanto a mim, sou um pobre e necessitado, o Senhor, contudo, pensa em mim. Tu és meu amparo e meu Libertador: não tardes mais, ó Eterno, Deus meu! E, ainda, com muita propriedade, o Salmista escreveu: (Salmos 107:40,41), Derrama o desprezo sobre os príncipes, e os faz andar desgarrados pelo deserto, onde não há caminho. Porém livra ao necessitado da opressão, em um lugar alto, e multiplica as famílias como rebanhos.
Todos conhecem a historia de Jó. Justo e temente a Deus, contudo por permissão divina ele sofreu as maiores agruras que um ser humano pode suportar, perdendo até a sua saúde, contudo não desesperou. Observamos no capítulo 36 ele diz que no sofrer do homem, Deus lhe visa o bem. Observe sua expressão: (Jó 36:7)... Do justo não aparta os seus olhos; antes com os reis no trono os faz sentar para sempre, e assim são exaltados.
O Profeta Daniel, quando convidado a interpretar o sonho de Nabucodonosor, escreveu (Dan. 4: 17)... Esta sentença é por decreto dos vigias, e esta ordem por mandado dos santos, a fim de que conheçam os viventes que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer, e até ao mais humilde dos homens constitui sobre ele. Veja que Daniel fala em: Sentença; decreto, mandado, domínio reino dos homens, e finaliza dizendo que Deus constitui sobre o reino dos homens, até o mais humilde dos homens.
Salomão o mais sábio de todos os homens, traz um conselho a todos nós, dizendo: (Eclesiastes 9:10)... Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma. Amados! Talvez muitos estejam se sentindo tão FRACOS que já não sentem qualquer força para continuar a caminhada, desanimados, cabisbaixos, deprimidos, realmente sem ânimo. Aproveite para dar Glorias a Deus, lembrando-se da expressão do apóstolo Paulo, quando afirma que você e eu fomos foi ESCOLHIDO, e sabe por quem ? Veja a expressão do apóstolo (I Cor. 1:27,28)... Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas FRACAS deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas VIS deste mundo, e as desprezíveis, e as que NÃO SÃO para aniquilar as que são; Parece uma ironia dizer que Deus prefere os simples, mas não é. Foi o próprio Jesus que certa vez em oração, agradecendo ao Pai, disse que a revelação do Pai foi direcionada aos pequeninos. Veja: (Mateus 11:25,26)...  Respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim te aprouve.
Lembro-me ainda expressão de Deus, quando mandou o apóstolo João escrever a Carta à Igreja que estava em Filadélfia, dizendo: (Apoc. 3:8)... Conheço as suas obras. Eis que coloquei diante de você uma PORTA ABERTA que ninguém pode fechar. Sei que você tem POUCA FORÇA, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome (NVI). Ou seja: Sei que você é fraco, mas contudo, guardou minha Palavra e não negou o meu nome; e a recompensa é: Diante de você Eu coloquei UMA PORTA ABERTA QUE NINGUEM A PODE FECHAR.
Vamos dar uma passeada na Bíblia e vamos ler parte do Cântico de Maria (Lucas 1:52 - 55)... Derruba dos seus tronos reis poderosos e “põe os humildes em altas posições”. “Dá fartura aos que têm fome” e manda os ricos embora com as mãos vazias. Ele cumpriu as promessas que fez aos nossos antepassados e ajudou o povo de Israel, seu servo. Lembrou de mostrar a sua bondade a Abraão e a todos os seus descendentes, para sempre. (NTLH). Observe que a Promessa de Deus é PARA SEMPRE, ou seja abrange a mim e a você, nesta geração e ainda em gerações vindouras, se Jesus não voltar logo para arrebatar a sua Igreja. Amados! Notícia: ...“Somos participantes dessa promessa”. Aleluia.
Voltando ao profeta Samuel (Sam. 2:5), vemos a seguinte expressão: Os que tinham muito, agora trabalham por comida, mas “os que estavam famintos, agora não passam fome”. A que era estéril deu à luz “sete filhos”, mas a que tinha muitos filhos ficou sem vigor. Creia: nessa expressão, o número SETE, é símbolo de perfeição, de plenitude, e, representa uma família numerosa e feliz.
Vamos concluir essa reflexão, com o que escreveu o escritor aos Hebreus, quando fala sobre a revelação de Deus, e que Ele continua falando para mim e para você através de seu Filho Jesus Cristo; (Hebreus 1:1-9)... Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho? E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos espíritos, E de seus ministros labareda de fogo. Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de equidade é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.
Ou você não crê que Deus ainda fala hoje, através de seu Filho e de sua Palavra. Medite mais um pouco: Deus fala nos dias de hoje. Primeiramente, Deus nos fala através de Sua Palavra (II Timóteo 3:16-17). Isaías 55:11 nos diz: “Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.” A Bíblia registra as palavras de Deus a nós em tudo o que precisamos saber para que sejamos salvos e vivamos a vida cristã. II Pedro 1:3-4 diz: “Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo”. Em segundo lugar, Deus fala través de impressões, acontecimentos e pensamentos. Deus nos ajuda a discernir o certo do errado através de nossas consciências (I Timóteo 1:5); (I Pedro 3:16). Deus usa o processo de moldar nossas mentes para pensarmos Seus pensamentos (Romanos 12:2). Deus permite que aconteçam coisas em nossas vidas com o objetivo de nos direcionar, transformar e ajudar, para que cresçamos espiritualmente (Tiago 1:2-5); (Hebreus 12:5-11). (I Pedro 1:6-7) nos lembra que: ...“Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo.”
Glorifique a Deus, pois mesmo fraco ou necessitado, Deus continua nos alimentando. HOJE. Seja paciente e espere no Senhor que já escuta teu gemido e certamente si inclinará para te socorrer no tempo certo. (Salmo 40: 1 – 17)... Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor... Folguem e alegrem-se em ti os que te buscam; digam constantemente os que amam a tua salvação: Magnificado seja o Senhor. Mas “EU SOU POBRE E NECESSITADO; CONTUDO O SENHOR CUIDA DE MIM”. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus.
Amém.  10/08/2015.


Pastor João Marcos Ferreira.

2 comentários:

  1. A PAAAAZ D CRIIIISTO...

    AMADO IRMÃO... Sinto-me mt feliz pela sua
    Mensagem pq pud crescer espiritalmnt e entender q Ñ sooou NAAADA nm ninguem... Ao pensar q sou mt Ñ enxergava... E c o seu esclarecimento acerca dsta msg pud agradecer e entender o q DEEEUS está a me ensinar...

    TOOODA HONRA E GLÓOOOORIAS AO SR JCRISTO...

    ResponderExcluir