terça-feira, 8 de dezembro de 2015

CULTO DE CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR.

CULTO DE CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR...
"Fazei isto em memória de mim" (Lucas 22:19,20). A Ceia do Senhor é nossa oportunidade para lembrar o sacrifício que Jesus fez na cruz, pelo qual ele nos oferece a esperança da vida eterna

(Eclesiastes 3) ... tudo tem o seu TEMPO DETERMINADO, e há um TEMPO para todo o PROPÓSITO debaixo do Céu...
Observemos a expressão “TUDO”.

Falando em Tempo, o Apóstolo Paulo alertou a seu filho Timóteo (II Tim. 3:1-3)... Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela.

A Igreja do Senhor Jesus aqui na terra está dirigida por homens, no entanto quem na realidade dirige a Igreja deve ser  a SOBERANA PALAVRA DE DEUS e ela tem que ser seguida e obedecida em TUDO, inclusive em suas reuniões de Culto e Adoração ao Senhor. Vejamos alguns exemplos de Cultos:
-  Culto de Louvor e Adoração a Deus;
-  Culto Público, para pregação do Evangelho, mostrando aos pecadores o caminho
    para o céu JESUS;
-  Culto Administrativo, para tratar dos assuntos administrativos da Igreja;
-  Culto Doutrinário, para o ensino e correção e admoestação da Igreja
-  Culto “reunião para Obreiros de um modo geral”
-  Culto de CELEBRAÇÃO DA “SANTA CEIA”, instituída por Jesus, na noite em que foi traído.

Quero me ater a esse Culto de Celebração da SANTA CEIA. Esse Culto não pode ter outra finalidade, senão TRAZER À MEMORIA aquele dia crucial; aquele ato único e eterno, do grande sacrifício de JESUS, quando Ele entregou a sua vida para nos redimir com o Pai;
O propósito: "Fazei isto em memória de mim" (Lucas 22:19). A Ceia do Senhor é nossa oportunidade para lembrar o sacrifício que Jesus fez na cruz, pelo qual ele nos oferece a esperança da vida eterna: "Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha" (1 Coríntios 11:26). A Ceia do Senhor não pretende ser um memorial do nascimento, da vida ou da ressurreição de Cristo. É um momento especial no qual os cristãos refletem sobre o Salvador sofredor para serem lembrados do alto preço que ele pagou por nossos pecados. Precisamos manter este tema central do evangelho (1 Coríntios 2:1-2) em nossas mentes.

Decepcionei-me ontem, primeira segunda feira do mês de dezembro, dia já há muito determinado para a celebração da Ceia do Senhor, (por questão de ética não citarei nome da Igreja e muito menos do Pastor daquela Igreja). Até certo tempo que relatarei a seguir, tudo transcorreu em um clima de espiritualidade e presença incontestável de Deus e do seu Espírito Santo. Cantores adoraram a Deus com belos hinos, trazendo júbilo a toda a Igreja; a Leitura da passagem de Paulo aos Coríntios (I Cor. 11:23 em diante); uma palavra pastoral regada de grande demonstração de Alegria pelos feitos do Senhor para com as nossas vidas. (Sl.126:3), enfatizando a observação do povo, quando se dizia entre as nações: “grandes coisas fez o Senhor a estes, e o povo respondia (V.3), GRANDES COISAS FEZ O SENHOR POR NÓS E POR ISSO ESTAMOS ALEGRES.
Seguido do partir do Pão, oração e distribuição enquanto adoradores adoravam ao Senhor, até sua finalização quando todos comemos do Pão, participando assim do “CORPO DO SENHOR”. Glorias a Deus. Em seguida, veio a oração e a distribuição do CÁLICE, que representa, segundo Paulo, representa “a nova aliança no sangue do Senhor, Veja (I Cor. 11: 1, 25,25)... Tornai-vos meus imitadores, como eu o sou de Cristo.... (V.25). Do mesmo modo tomou o cálice, depois de haver ceado, dizendo: ESTE CÁLICE É A NOVA ALIANÇA NO MEU SANGUE; fazei isto todas as vezes que o beberdes em memória de mim. Pois todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha. (Friso que muitos pastores oram dizendo Senhor vamos beber o teu sangue e não é assim: o sangue foi derramado sobre a terra. O Cálice é símbolo da nova aliança no Sangue de Jesus).

O ambiente totalmente tomado pelo Espírito Santo de Deus, até a distribuição do Cálice, todos cantando “Cristo já nos preparou. Um manjar que nos comprou, E, agora, nos convida a cear: Com celestial maná. Que de graça Deus te dá, Vem, faminto, tua alma saciar ...
“Todos estavam famintos para cear com o Senhor”. Toda a Igreja com o Cálice na mão.

Todos os irmãos com o cálice, e assim ficaram até que o Pastor presidente entendeu de dar sua demonstração de poder. Remeteu-me a citação de Paulo (II Cor.3:1-3). Gostaria apenas de citar 07 (sete) verbos contidos na leitura: amantes de si mesmos; presunçosos; soberbos; ingratos; profanos; incontinentes e orgulhosos.
Resultado:
a) – Os irmãos não poderiam sair, pois estavam com o Cálice na mão, sendo obrigados a ouvir toda uma demonstração de poder e força, até porque estava presente os representantes do governo e ele precisava demonstrar quem manda, e como sempre para após o culto “rasgar mortalhas”, quando lhes é dada a oportunidade ai vem as palavras “ícone, grande representante dos evangélicos, etc., e etc. e trazer aos “oferendas”, como é costume, oferendas que são oferecidas a todos, inclusive e iemanjá e a outras divindades.
b) – Os irmãos ao receberem a ordem de tomar o cálice e devolverem, deram as costas e saíram do culto, não suportando nem querendo ouvir os ímpios (representantes do governo) que tiveram suas oportunidades para se apresentarem da forma exposta acima, em um Culto Sagrado de Ceia, ainda não finalizado.

PREJUÍZO: A grande maioria dos amados irmãos foram para suas casas sem terem a oportunidade de ouvirem a oração final do culto e receberem a “BENÇÃO APÓSTÓLICA”. A bênção apostólica é uma declaração da bênção de Deus sobre a vida daqueles que crêm n'Ele e que se manifesta através da Trindade (Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo). (II Cor. 13:14)... A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.

(Atos 5:29)... Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.

Perdoe-me os que não concordarem com meu posicionamento, mas peço. Não posso me calar, afinal, somos colocados no mundo como “Atalaias e arautos”, e atalaias tem e arautos têm que ser vigilantes.

Pela misericórdia de Deus (não por méritos), fui consagrado Pastor, tendo sido o Óleo, derramado sobre a minha cabeça, por uma ordem ministerial de um estado, a “OMEAP, “Ordem dos Ministros do Estado do Amapá”. Sou grato a Deus, e prometi ser zeloso com sua obra em todo o tempo, em qualquer lugar e enquanto eu aqui viver. Toda honra e toda a gloria pertence ao Senhor.

Pastor João Marcos Ferreira. - 08-12-2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário