sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

SOBERANA VONTADE DE DEUS.

 Vede agora que eu, Eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim; Eu mato, e Eu faço viver; Eu firo, e Eu saro, e ninguém há que escape da minha mão (Deut. 32:39).

Muitas vezes não entendemos o porquê de estarmos passando por situações que acreditamos que sejam desgraças para nossas vidas. Às vezes questionamos até mesmo a Deus. Mas nós precisamos entender que tudo o que acontece em nossa vida tem um propósito. Deus não faz com que nada aconteça somente por acontecer, quando ele diz sim ou não, há algo que está querendo nos ensinar. De nada adianta querermos explicações ou mesmo entender todas as coisas que Deus faz, ou permite, haja vista que a prevalência é a sua soberana vontade. Quando alguém diz que só vai se converter quando tiver respondidas suas perguntas, está usando desculpa ou se iludindo, porque jamais terá respostas a determinadas perguntas. Porque? Como? Quando? Para que? O fato de haver coisas encobertas ao homem não significa que não existam respostas. Elas têm respostas, sim, só que essas respostas pertencem exclusivamente a Deus.

Recentemente um Pastor na cidade de Macapá me questionou o porquê de nós pastores passarmos por tantas lutas, enfermidades, dificuldades, e até calunias, e Deus parece demorar a tomar providencias e ficamos assim sofrendo, perseguido, humilhado. Lembrei-me do Ap. Paulo: Certa vez, ele passou por isso. A bíblia relata que ele orou três vezes para que Deus tirasse um “espinho” (Um problema) de sua carne, porém, Deus não o fez. Paulo diz (II Cor. 12:7-9)... E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. Lembrei-me de quando em tempos passados, sofri um assalto a mão armada, comandado por alguém, de quem jamais poderia esperar, e em conversa com meu saudoso Pai, que já descansa na Eternidade, ele me deu uma resposta na Bíblia: (Ecle.7:13) ...” quem poderá endireitar o que ele fez torto”?
Quando quis me aprofundar a fim de entender a resposta de meu Pai, pude observar que Salomão iniciou seu livro, escrevendo assim: (Ecle. 1:14,15)... Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito. Aquilo que é torto não se pode endireitar; aquilo que falta não se pode calcular. (Ecle. 3.11), diz: Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim. (Ecle. 8:17)... Então vi toda a obra de Deus, que o homem não pode perceber, a obra que se faz debaixo do sol; por mais que trabalhe o homem para a descobrir, não a achará; e, ainda que diga o sábio que a conhece, nem por isso a poderá compreender. (Ecle. 11.5), diz: Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas. Entendo então que não adianta querer buscar respostas concretas que satisfaçam nossa curiosidade, porque a Bíblia está repleta de versículos, mostrando a soberania de Deus para criar, fazer, desfazer, dar vida e tirar a vida, ferir e sarar. Tudo depende de sua, repito: Soberana vontade. Veja o que está escrito pelos Profetas e Apóstolos:

1) - JÓ: (Jó 9:9-14) ... Ele é o Criador da Ursa e do Órion, das Plêiades e das constelações do sul. Realiza maravilhas que não se pode perscrutar, milagres incontáveis. Quando passa por mim, não posso vê-lo; se passa junto de mim, não o percebo. Se ele apanha algo, quem pode pará-lo? Quem pode dizer-lhe: “O que fazes?” Deus não refreia a sua ira; até o séquito de Raabe, encolheu-se diante dos seus pés. Como então poderei eu discutir com ele? Como achar palavras para com ele argumentar? (Jó 12:13-16)... Com ele está a sabedoria e a força; conselho e entendimento tem. Eis que ele derruba, e ninguém há que edifique; prende um homem, e ninguém há que o solte. Eis que ele retém as águas, e elas secam; e solta-as, e elas transtornam a terra. Com ele está a força e a sabedoria; seu é o que erra e o que o faz errar. (Jó 34:29) ... Se ele dá tranquilidade, quem então o condenará? Se ele encobrir o rosto, quem então o poderá contemplar, quer seja uma nação, quer seja um homem só? (Jó 37:14)... A isto, ó Jó, inclina os teus ouvidos; para, e considera as maravilhas de Deus.
2) - ISAIAS: (Isaías 45:3-12)... Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome. Por amor de meu servo Jacó, e de Israel, meu eleito, eu te chamei pelo teu nome, pus o teu sobrenome, ainda que não me conhecesses. Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que tu não me conheças; Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro. Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas. Destilai, ó céus, dessas alturas, e as nuvens chovam justiça; abra-se a terra, e produza a salvação, e ao mesmo tempo frutifique a justiça; eu, o Senhor, as criei. Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos? Ai daquele que diz ao pai: Que é o que geras? E à mulher: Que dás tu à luz? Assim diz o Senhor, o Santo de Israel, aquele que o formou: Perguntai-me as coisas futuras; demandai-me acerca de meus filhos, e acerca da obra das minhas mãos. Eu fiz a terra, e criei nela o homem; eu o fiz; as minhas mãos estenderam os céus, e a todos os seus exércitos dei as minhas ordens. (Isaias 14:26, 27)... Este é o conselho que foi determinado sobre toda a terra; e esta é a mão que está estendida sobre todas as nações. Pois o Senhor dos exércitos o determinou, e quem o invalidará? A sua mão estendida está, e quem a fará voltar atrás? (Isaías 43:13-15)...  Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá? Assim diz o SENHOR, vosso Redentor, o Santo de Israel: Por amor de vós enviei a babilônia, e a todos fiz descer como fugitivos, os caldeus, nos navios com que se vangloriavam. Eu sou o Senhor, vosso Santo, o Criador de Israel, vosso Rei. (Isaías 46:10-12)... Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade. Que chamo a ave de rapina desde o oriente, e de uma terra remota o homem do meu conselho; porque assim o disse, e assim o farei vir; eu o formei, e também o farei. Ouvi-me, ó duros de coração, os que estais longe da justiça.

Encontramos Nabucodonosor querendo para si a honra e a gloria do palácio real da Babilônia, falou dizendo: (DANIEL 4:30 -35)... Não é esta a grande babilônia que eu edifiquei para a casa real, com a força do meu poder, e para glória da minha magnificência? Ainda estava a palavra na boca do rei, quando caiu uma voz do céu: A ti se diz, ó rei Nabucodonosor: Passou de ti o reino... E serás tirado dentre os homens, e a tua morada será com os animais do campo; far-te-ão comer erva como os bois, e passar-se-ão sete tempos sobre ti, até que conheças que o Altíssimo domina sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer. Na mesma hora se cumpriu a palavra sobre Nabucodonosor, e foi tirado dentre os homens, e comia erva como os bois, e o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceu pelo, como as penas da águia, e as suas unhas como as das aves... Ao fim daqueles dias, Eu Nabucodonosor, levantei os meus olhos ao céu, e tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é um domínio sempiterno, e cujo reino é de geração em geração. E todos os moradores da terra são reputados em nada, e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão, e lhe diga: Que fazes? (Às vezes situações nos fazem aproximar mais de Deus).
3) - O SALMISTA também nos traz algo maravilhoso: (Salmos 8:3,4)... Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? (Salmo107:43)... Quem é sábio observará estas coisas, e eles compreenderão as benignidades do Senhor.
4) - Paulo; (Rom. 9:15-22)... Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece. Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra. Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer. Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade? Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição; (Rom.11:33-36), diz: Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! (Ef. 1:11-14); Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo; Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória. Outra vez Paulo diz: (I Cor. 2.11); Qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.

Entendamos amados, conforme escreveu Moisés: (Deut. 29.29)... “As coisas encobertas pertencem ao Senhor, ao nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei”. O que significa "pertencem a Deus"? Significa que é do exclusivo conhecimento dEle. Ninguém mais sabe, nem os homens, nem os anjos, ninguém. Mas Deus encobriu certas coisas não apenas para ter exclusivo controle da informação, mas para um outro motivo; Ninguém mais teria condições de compreender, ou seja, as cousas encobertas são também da exclusiva compreensão dEle. Quanto a cousas encobertas. Pela simples leitura da Bíblia, seria fácil concluir que Deus não revelou ali todos os segredos da existência, não respondeu a todas as nossas indagações, tipo Trindade, encarnação de Cristo, eleição, salvação do índio e muitas outras. Mas não é preciso ler toda a Bíblia para concluir isso: Deus mesmo inspirou Profetas, para nos dar uma explicação a esse respeito.

A tendência do homem com esse assunto é se frustrar; afinal o homem tem mania de querer entender e dominar tudo. Talvez por uma mistura de curiosidade científica com egoísmo. Mas não devemos nos frustrar com isso, ao contrário: as cousas encobertas servem para nos lembrar quem é Deus e quem somos nós perante Ele. Se quisermos ser felizes nessa longa jornada da vida, devemos atentar para os conselhos de Deus através do Profeta ISAIAS: Is. 55:6-11)... Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos. Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.

Fiquemos então na dependência de Deus, sabendo que tudo rapidamente passa, no tempo em que Ele já determinou. (Ecle. 3:1) Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu
  


Pastor JOÃO MARCOS FERREIRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário