terça-feira, 29 de dezembro de 2015

OS SETE MERGULHOS DE NAAMÃ...

NO JORDÃO – SETE MERGULHOS.

Primeiro Mergulho: RENUNCIA.

RIO JORDÃO- principal rio da Palestina. Nasce no monte Hermon e desemboca no Mar morto. O povo de Israel atravessou ele a pé enxuto (Josué 3); João Batista batizava nele, e ali Jesus foi batizado (Mt. 3:6,13). Suas águas eram TURVAS. Nessa época o Jordão tipificava o calvário, e nele havia propriedades curadoras.

NAAMÃ – Comandante do exército da Síria – era leproso, mas foi curado por milagre, mergulhando sete vezes no Jordão (II Reis 5). Único leproso curado em Israel, no tempo do profeta Eliseu. (Lucas 1:27).

Uma Menina de Israel (anônima), presa, que ficou a serviço da mulher de Naamã. (II Reis 5:2), falou para a esposa de Naamã sobre um Profeta que havia em Israel, e logo que Naamã chegou em casa sua mulher falou sobre o que dissera a menina. Naamã acreditou e foi correndo conversar com o Rei da Síria, que logo mandou uma carta ao Rei de Israel para que ele restaurasse seu comandante da lepra. (II Reis 5:5-8). O Rei de Israel disse: sou por acaso Deus e rasgou as roupas. Vendo pois Eliseu que seu rei rasgara as roupas, disse: Manda ele vir ter comigo e saberá que há profeta em Israel.

Eliseu não recebeu Naamã; mandou mensageiros dizendo que ele mergulhasse sete vezes no Jordão, o que muito indignou Naamã pois achava que deveria mergulhar nos rios de Damasco: Abana (permanente) (5:12) e Farpar – Farfar (rápido). Os dois eram os rios mais claros do mundo.
Naamã quis recompensar a Eliseu que rejeitou. Geazi foi correndo atrás, recebeu e ficou com a lepra de Naamã... Ele e sua descendência para sempre... (5:27). Quando Geazi recebeu as dádivas de Naamã, deu a entender que a Salvação pode ser comprada. Ver (Gal. 5:4)

Muitos autores e pregadores apresentam simbologias sobre como denominar cada mergulho. Por exemplo: Dúvida; dedicação; obediência; humildade; perseverança e Rendição (paz e perdão); outros: soberba; dúvida; vergonha; passado; Ansiedade; cansaço; ingratidão. Há ainda os que denominam: status; orgulho; impaciência; conversão; obediência; submissão; restauração.

Denominamos o primeiro Mergulho de RENUNCIA: Naamã teve que renunciar mergulhar nos rios Abana e Farfar (limpos) para mergulhar no Jordão (águas turvas). Era famoso, respeitado, acostumado a fazer o que queria, ser recebi do com honras e agora tinha que obedecer a um Profeta que nem se quer apareceu a ele... mandou um recado.

Naamã Renunciou sua soberba, despiu-se de sua posição. Isso significa: Renunciar o que eu quero. Nem sempre meu milagre vem onde quero ou como quero.
Disse Jesus:
(Mt. 16:24)... renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me... obedeça-me;
(Lc. 14:33)... qualquer que não renunciar a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.



Pastor João Marcos Ferreira. 16\12\2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário