quinta-feira, 28 de abril de 2016

FALA A TEMPO E FORA DE TEMPO

Não posso fugir de buscar conhecer a Palavra de Deus; Assim tem sido os meus dias aqui. Sei que muitos não leem, pois curtem e compartilham frases e não estudos, mas, contudo, cumpro minha obrigação. Medite comigo: COMO ESTÁ A VOSSA FÉ?
O escritor aos Hebreus traz uma definição de Fé, muito interessante: Firme fundamento das coisas que se esperam e PROVA das que se não vê. ((Hebreus 11:1). Observando gramaticalmente essas duas palavras, vemos que: Fundamento - sm (lat fundamentu) 1 Sustentáculo. 2 Base, alicerce. 3 Motivo, razão; e Prova sf (lat proba) 1 Filos Aquilo que serve para estabelecer uma verdade por verificação ou demonstração. 2 Aquilo que mostra ou confirma a verdade de um fato. 3 Testemunho.
Assim, dado a importância da Fé para a firmeza de nossa vida espiritual e eterna, e para que possamos enfrentar as adversidades que a vida aqui nos impõe, duas indagações esperam nossa resposta: Qual o tamanho da nossa fé? , Onde está a nossa fé?
Essa segunda pergunta foi feita por Jesus aos discípulos, quando da travessia da praia de Genesaré (Mar da Galileia, também conhecido como mar de Tiberíades ou lago de Genesaré (em hebraico: יָם כִּנֶּרֶת; em árabe: بحيرة طبريا) é um extenso lago de água doce localizado no Distrito Norte de Israel, na Palestina), em que Jesus cansado, adormeceu, sobrevindo uma grande tempestade, a qual os discípulos mesmo com suas técnicas junto ao mar (boa parte eram pescadores), não puderam se safar e foram despertar a Jesus que dormia tranqüilo na polpa do barco. Levando-se Jesus, pronunciou apenas dois verbos: aquieta-te e acalma-te, sobrevindo logo bonança. Jesus olhando para os discípulos ainda atônitos, perguntou: (Lc 8:24)...”Onde está a vossa Fé” ?
Essa pergunta nos leva a uma reflexão, à luz da Palavra de Deus, senão vejamos:
1- Se a nossa fé estiver numa criação humana (no barco, igreja ou na religião), com certeza afundará; A religião é boa, quando está fundamentada em Jesus. “Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como então poderemos saber o caminho? Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” (João 14: 5-6).
2- Se nossa fé estiver em trabalhos árduos (obras meritórias, nosso esforço), podemos saber que as forças contrárias serão sem sombra de duvidas maior. Não esquecer que somos ovelhas em meio de lobos (Mat.10:16)... “Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudente como as serpentes e inofensivos como as pombas”.
3- Se a nossa fé estiver fundamentada em Jesus, certamente venceremos (teremos bonança). Veja o que escreveu o Ap. Paulo: (Ef. 2:8:9)... Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
Mateus traz uma narrativa diferente quanto à pergunta de Jesus: (Mat.8:26)... E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Veja a expressão “pouca fé”, que nos remete à primeira interrogação mencionada anteriormente: Qual o tamanho de vossa fé?
Em outra ocasião Jesus esclarece que não importa o tamanho da fé, o importante é que a tenhamos, mesmo que seja do tamanho de um minúsculo grão de mostarda. (Mateus 17:19,20)
…Então os discípulos chegaram-se a Jesus e, em particular, lhe perguntaram: “Por qual motivo não nos foi possível expulsá-lo?” E Ele respondeu: “Por causa da pequenez da vossa fé. Pois com toda a certeza vos afirmo que, se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a este monte: ‘Passa daqui para acolá’, e ele passará. E nada vos será impossível!
Propriedades da Fé:
Fé gera vida - "Mas o justo viverá da FÉ; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele." (Heb. 10:38).
Fé, pelo ouvir - "De sorte que a FÉ é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." (Rom. 10:17).
Fé leva-nos a agir com ousadia - "Moisés, pela FÉ deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível." (Heb. 11:27).
Fé é essencial para agradar a Deus - "Ora, sem FÉ é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Heb. 11:6).
Fé deve ser guardada e conservada com firmeza. Paulo disse: - "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a FÉ. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz me dará naquele dia; e não somente a mim, mas a todos os que amarem a Sua vinda." (II Tim. 4:7,8). "Conservando a FÉ e a boa consciência, rejeitando a qual alguns fizeram naufrágio da FÉ." (I Tim. 1:19). "Porque ainda que esteja ausente no corpo, contudo no espírito estou convosco, regozijando-me, e vendo a firmeza da vossa FÉ em Cristo.” (Col. 2:5).
Fé, um escudo - "Tomando, sobretudo o escudo da FÉ, com a qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno." (Ef. 6:16).
Fé, a vitoria que vence o mundo - " Porque todo aquele que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa FÉ." (I João 5:40).
Em quem devemos ter Fé: - "E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende FÉ em Deus" (Mc. 11:22).
Cante com a Harpa Cristã: DE VALOR EM VALOR – 186.
I
Pela fé que uma vez me foi dada pra seguir o Cordeiro de Deus
Pela graça de Deus enviada andarei com calor para os céus
Coro
Quero andar de valor em valor a seguir a Jesus meu Senhor
Té que um dia receba no céu a coroa que me dará Deus
II
De Deus quero vestir armadura pra lutar com coragem e valor
Pois aqui a peleja é dura com as hostes do vil tentador.
III
Em Jesus eu farei mil proezas no combate da fé e do amor
Nele tenho vigor e destreza pra lutar e ser vencedor.
IV
Eu direi ao findar esta lida: Combati o combate do amor
E coroa terei de justiça que no céu me dará o Senhor.
Se você encontra-se com pouca fé, peça reforço; faça como os discípulos que rogaram ao Senhor: “Senhor! acrescenta-nos a Fé” (Lucas 17:5). Ele te ouvirá. PAZ. 28-04-2016.
 

Pastor João Marcos Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário