terça-feira, 30 de agosto de 2016

VINDE A MIM COMO ESTÁS? NÃO ENCONTRAMOS ESSA EXPRESSÃO NA BÍBLIA.

VINDE A MIM COMO ESTÁS.

Por incrível que possa parecer a muitos, Deus seleciona quem ele quer na sua obra. Acho muito interessante a quantidade de pregadores, ensinadores que insistem em citar essa expressão que na realidade foge do que está escrito, e assim lotam igrejas de negligentes, mentirosos, idólatras, adúlteros, presunçosos, orgulhosos e outras espécies mais, que vieram e permaneceram como estavam lá fora. No entanto, permanecem porque são ricos, influentes e até dizimistas fieis. Pela palavra soberana de Deus, todos ficarão de fora, pois vivem a seguir Jesus, no entanto não possuem qualquer identidade com Ele. Estão entre a multidão que gritou: Crucifica! Crucifica.
Quando lemos os chamamentos de Jesus, observamos Jesus sempre provocando aos que o ouvia, dizendo: a) Jesus convidou uma vez: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. (Mat. 11:28,29). Observe: 1) - Tomar o jugo e 2) - Aprender dEle. Querem? Outro chamado: (Marcos 8:34-35)... Então ele chamou a multidão juntamente com os discípulos e disse: "Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa e pelo evangelho a salvará. É fácil negar-se a si mesmo? Isso quer dizer que se o homem não negar-se a si mesmo e nem quiser tomar sua cruz, melhor é ficar onde está, para não ter que ser mandado de volta.
Parece uma palavra dura: ser mandado de volta; será que Deus manda voltar? Vejamos quando Deus quando chamou Gideão para a guerra contra os Midianitas, Amalequitas e os filhos do Oriente, que estavam oprimindo seu povo; Gideão saiu pelas ruas a convocar homens para uma guerra que aos olhos dos homens era justa, e assim, conseguiu arrebanhar um número razoável de soldados: 32.000 homens. Maravilha! No entanto, muita gente não sabe, que Deus não aceita qualquer um e tem suas “escolhas”, e assim disse a Gideão: Não quero nem covardes e nem medrosos; Opa! Deus rejeitando soldados? Sim; Deus não aceita em sua obra, nem covardes e nem medrosos... MANDA VOLTAR. Voltaram 22.000 homens. Veja: (Juízes 7). Podemos entender que esses 22.000 homens, não fazia qualquer diferença na atuação de Deus, e muito pelo contrário, essa quantidade de pessoas poderia levar o povo de Israel se gloriarem dizendo que eles haviam vencido pelas suas próprias forças. Assim Gideão apregoou: Quem for covarde e medroso, que volte e vá-se apressadamente das montanhas de Gileade. Então, voltaram do povo vinte e dois mil, e DEZ MIL FICARAM. Parecia poucos homens para enfrentar todo exército. Mas, disse o Senhor a Gideão: Ainda há muito povo; faze-os descer às águas, e ali os provarei; e será que, daquele de que eu te disser: Este irá contigo, esse contigo irá; porém de todo aquele, de que eu te disser: Este não irá contigo, esse não irá. E fez descer o povo às águas. Então o Senhor disse a Gideão: Qualquer que lamber as águas com a sua língua, como as lambe o cão, esse porás à parte; como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber. E foi o número dos que lamberam, levando a mão à boca, trezentos homens; e todo o restante do povo se abaixou de joelhos a beber as águas. (Juízes 7:4-6).
Descuidados e Negligentes, não quero; Manda voltar. Deus vê o negligente como um desperdiçador (Pv 18. 9)... “Quem é negligente na sua obra já é irmão do desperdiçador.” Veja a recomendação do escritor aos Hebreus:  Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis. Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança; Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas. (Hebreus 6:10-12).
Os que lamberam a água com a língua, como um cão, foram 9700 homens. E agora! Só restaram 300 homens. Amados! Imagine um exército de 130.000 homens, sendo enfrentados por 300 guerreiros de Deus, significa dizer que cada soldado de gideão tinha que matar 450 soldados, ou seja: 1 para 450. Parecia impossível. SÓ UM MILAGRE.
Em tempo, quando falamos em covardes, medrosos e negligentes, seria bom lembrar também da parábola que Jesus falou, escrita nos evangelhos: (Mateus 25:24-30) Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste; E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros. Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos. Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado. Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. (Triste fim).
Muitos pastores estão como Gideão, no quanto mais melhor. Só se sentem realizados com Igrejas superlotadas, e sempre em busca de mais, para satisfazer seu ego (tenho muitos membros), na realidade a igreja está cheia de crentes domingueiros e festeiros; festa de tudo e para tudo, enquanto as almas estão perecendo lá fora, sem que ninguém se preocupe com elas. Devemos congregar? Sim, foi assim que escreveu o escritor aos Hebreus (Hebreus 10:25), mas não deixemos de lembrar que a ordem de Jesus é “IR”. Vejamos:
(Mateus 20:4)... E lhes disse: 'Vão também trabalhar na vinha, e eu pagarei a vocês o que for justo'.
(Mateus 20:7)... "Saindo outra vez, por volta do meio-dia e das três horas da tarde, fez a mesma coisa.
(Mateus 28:19)... 'Porque ninguém nos contratou', responderam eles. "Ele lhes disse: 'Vão vocês também trabalhar na vinha'. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,
(Marcos 16:15)... E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.
(II Cor.6:1)... E nós, cooperando também com ele, vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão
Finalizo, fazendo minhas as palavras escritas por Paulo, quando nos informa que somos cooperadores de Deus na sua obra. Veja: Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. (I Coríntios 3:9-11).
Jesus finalizou: "Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando". (João 15:14)
Deus não aceita: Covardes, nem medrosos, nem negligentes, nem preguiçosos, nem idólatras. DEUS NOS CHAMOU PARA SER COOPERADORES DELE. (I Cor. 3:9)...  Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.
  


Pastor JOÃO MARCOS FERREIRA.30/08/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário