quarta-feira, 26 de outubro de 2016

CUIDADO COM PIERCINGS E TATUAGENS. NÃO PROFANEIS O TEMPLO DO SENHOR QUE SOIS VÓS.

AS MARCAS EM SEU CORPO AGRADAM A DEUS?

O que a Palavra de Deus adverte? 
O Apóstolo Paulo escreveu: (Rom. 12:1,2)... Portanto, caros irmãos, rogo-vos pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto espiritual. E não vos amoldeis ao sistema deste mundo, mas sede transformados pela renovação das vossas mentes, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
 
Observe que somos feitura de Deus e criados para seu louvor e habitação. (Gn 1.26,27). E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Devemos fazer tatuagens em nosso corpo?
A Bíblia não lida especificamente sobre esse assunto, a questão da interpretação do fazer ou não tatuagem vem do contexto que envolve o versículo. (Lev. 19:28)... Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor. O fato é que na época faziam tatuagens, ou incisões sobre o corpo invocando outros deuses e não o Deus verdadeiro. Aqui esta a questão chave do problema. Tudo o que nos afasta de Deus e Jesus Cristo deve ser evitado pelo homem que teme a Deus.

Um princípio importante das Escrituras a respeito de casos sobre os quais a Bíblia não lida especificamente é que, se há dúvidas se isto agrada ou não a Deus, então é melhor não fazê-lo. Veja o que escreveu Paulo:  “Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé”; e “tudo o que não é de fé é pecado” (Rom. 14:23).

Apesar dos textos não se aplicarem diretamente a tatuagens e piercings, precisamos observar e nos nortear pelas advertências da Palavra de Deus, sobre o nosso corpo, e como princípio devemos tem em mente que nossos corpos, assim como nossas almas, foram redimidos e pertencem a Deus, Veja advertências:
- (I Ts 5.23)... "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, alma e corpo, sejam conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo".
- (I Cor. 6:19-20)... “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” Esta grande verdade deve sempre pesar no que fazemos e até onde podemos ir, em relação a nossos corpos.
- (I Cor. 3:16, 17)... "Não sabei vós que sois templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós é santo"
- Pedro também nos alerta: (I Pe 2.5)...  “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo”.

Amados! Se nossos corpos pertencem a Deus, deveremos sempre nos certificar de que temos “sua clara permissão” antes de neles deixarmos marcas com tatuagens e piercings. Observamos pessoas deformadas, com seus corpos e membros parecendo mais uma floresta, cheio de desenhos de animais, insetos, frases e flores; imagens de pessoas, como filhos, amores, etc. Outros ainda, cheios de peças de metal nos lábios, língua orelha e demais partes do corpo.

A Obra-prima de Deus, por excelência, é a pessoa humana. A única “criada à imagem e semelhança de Deus” (Gn 1,26). Esta  revelação bíblica, meditada devidamente, deveria levar-nos ao êxtase. É nos atributos da alma imortal, dada ao homem por Deus no instante da sua concepção, que se encontram os aspectos dessa “imagem e semelhança” com o Criador. Aí estão perenes, a inteligência, a liberdade, vontade e consciência; atributos esses que só o homem possui, exatamente por ser só ele “imagem e semelhança” de Deus.

Tal “semelhança” com a natureza divina tornou possível a maior novidade debaixo do sol: a Encarnação de Deus em forma humana. “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14).
Jesus pôde assumir a natureza humana, sem abdicar a divina, porque o homem fora criado à Sua semelhança. E assim, Ele pôde assumir a nossa natureza e restaurá-la dos estragos do pecado original.

A obra prima de Deus estava salva, ao preço do sangue e da vida do seu próprio Criador. E tal é seu amor por nós, que além de tudo isso, ainda quis que a pessoa humana fosse o Seu Templo. É o que Paulo nos revela, quando escreve aos Coríntios: (I Cor 6,15)...  “Não sabeis que vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei então os membros de Cristo, e os farei membros de uma prostituta?” (I Cor 12,28)... Dessas palavras é fácil compreender quão sagrada é a pessoa humana, e também o seu corpo, por ser “templo” de Deus e “membro” do corpo de Cristo.

Finalizo: Deus nos criou, colocou em nós o fôlego de vida, e assim, fomos criados para sermos sua habitação.  Já imaginou? Ele fez tudo isso para vir morar dentro de nós. Portanto, nosso corpo deve refletir a santidade d'Ele.

Para isso acontecer temos que cuidar de nosso corpo com zelo. Cuidado! Não profane seu corpo, pois ele é a obra-prima, criada pelas próprias mãos de Deus.
  


Pastor João Marcos Ferreira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário