quarta-feira, 19 de outubro de 2016

DEUS E REFUGIO, FORTALEZA E BEM AVENTURADOS OS QUE NELE SE ESCONDE

DEUS É REFUGIO E FORTALEZA, E SOCORRO BEM PRESENTE...
(Salmos 46: 1-11) ... Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. (Selá.) Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã. Os gentios se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá.) Vinde, contemplai as obras do Senhor; que desolações tem feito na terra! Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo. Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá.).
Esse Salmo é dos filhos/descendentes de Corá. Quem foi Corá? Foi um levita que havia liderado uma rebelião contra Moisés (Num 16:1-35). Corá foi morto, mas seus descendentes permaneceram fiéis a Deus e continuaram a servir ao Senhor no Tabernáculo. Davi designou homens da família de Corá para servir como líderes do Coro (I Cr 6:31-38). Os Salmos 46 a 48 são Hinos de Louvor a Deus, e celebram o livramento de um grande inimigo.
Me sinto feliz em dizer que Deus sempre me visita pelas madrugadas e me traz algo maravilhoso para reflexão, e nessa manhã feliz, acordei mergulhado no primeiro versículo desse (Salmo 46, e no primeiro versículo do Salmo 91). Esses salmos tem me alimentado até esse momento, e certamente me alimentará por muitos dias.
Duas palavras que qualificam a presença de Deus na nossa vida, que os Salmistas (filhos de Corá), como cânticos entoaram a Deus, em momentos de lutas, na época em que o exército assírio cercou e invadiu Jerusalém (II Re 18:13/19:37). O medo realmente assombra, mas o salmista diz que, ainda que o mundo venha a ser abalado, não precisamos temer. Diante da mudança absoluta, o escritor expressou sua calma confiança na habilidade e na capacidade de Deus para salvar. Este Salmo de confiança e ação de graças focaliza o Deus de Israel, seu Refúgio (vv.1-3), a Cidade de Deus, sua segurança (vv.4-7), e o Livramento de Deus, sua Paz (vv.8-11).
Palavras vitais em momentos difíceis, o que mais precisamos e procuramos é: REFÚGIO, FORTALEZA e ESCONDERIJO.
1) Refúgio, significa: Retiro; local tranquilo que oferece paz, tranquilidade, sossego, Abrigo; lugar que alguém procura para fugir ou para se livrar de um perigo; Esconderijo; lugar onde alguém pode se esconder ou ocultar alguma coisa.
2) Fortaleza: Lugar de refúgio ou de defesa, como uma torre, uma fortificação ou uma colina alta cercada de defesas; desses locais, podiam-se rechaçar os inimigos. Metáfora de refúgio e de segurança (Sl 27.1). O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo? Quando homens maus avançarem contra mim para destruir-me, eles, meus inimigos e meus adversários, é que tropeçarão e cairão. Ainda que um exército se acampe contra mim, meu coração não temerá; ainda que se declare guerra contra mim, mesmo assim estarei confiante. Uma coisa pedi ao Senhor, é a buscarei: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo. Pois no dia da adversidade ele me guardará protegido em sua habitação; no seu tabernáculo me esconderá e me porá em segurança sobre um rochedo. Então triunfarei sobre os inimigos que me cercam. Em seu tabernáculo oferecerei sacrifícios com aclamações; cantarei e louvarei ao Senhor.
3) Esconderijo: Lugar para onde alguém foge em busca de segurança. Vejamos cinco benefícios para quem habita no esconderijo do altíssimo; O esconderijo ao altíssimo é:
I - Lugar de segurança: Guarda-me como à menina do olho; esconde-me debaixo da sombra das tuas asas, (Sl 17.8);
II - Lugar de passagem: O homem é semelhante à vaidade; os seus dias são como a sombra que passa. (Sl 144.4);
III - Lugar de abrigo: E haverá um tabernáculo para sombra contra o calor do dia; e para refúgio e esconderijo contra a tempestade e a chuva. (Is 3:6);
IV - Lugar de esperança: Para iluminar aos que estão assentados em trevas e na sombra da morte; A fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz. (Lc 1:79) / Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança. A paz do Senhor nos dá um sono tranquilo, e nos livra de nossos inimigos. (Sl 4.8);
V - Lugar de Salvação: A nossa segurança e refúgio é somente em Jesus Cristo. Ele é a nossa Segurança, nosso Onipotente, a Sombra que nos dá Descanso, debaixo de sua Sombra estamos sempre em segurança. Pois ELE é Nosso Escudo e Broquel.

O Profeta Isaias, se refere a Refúgio de uma forma maravilhosa, quando assim diz a Deus: Tens sido refúgio para os pobres, refúgio para o necessitado em sua aflição, abrigo contra a tempestade e sombra contra o calor quando o sopro dos cruéis é como tempestade contra um muro (Is.25:4).
O Profeta Samuel, louva a Deus e diz: "Este é o Deus cujo caminho é perfeito; a palavra do Senhor é comprovadamente genuína. Ele é escudo para todos os que nele se refugiam. (II Sam. 22:31).
Nos dias em que vivemos, somos atribulados por todos os lados, angustias, calunias, perseguições, desprezos, abandono até por aquelas pessoas que jamais esperaríamos, no entanto devemos permanecer firmes, certos que Deus jamais nos desamparará, por isso que o Salmista afirma no Salmo 27:1-3)... O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei? Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, se chegaram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram. Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisto confiaria.
Quando o Rei Nabucodonosor foi curiosamente olhar na porta da fornalha, certamente para contemplar as brasas e as cinzas, para sua surpresa viu os três servos de Deus que haviam sido atirados no fogo, passeando na companhia do que ele chamou de “filhos dos deuses” (Daniel 3:25). Da mesma forma, quando o Rei Dário permitiu que Daniel fosse lançado na cova dos leões, e passando a noite em claro, correu pela manhã à boca da cova e chamou Daniel, ouviu ele responder do fundo da cova: Então Daniel falou ao rei: Ó rei, vive para sempre! O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum. (Daniel 6:21,22).
Confiemos então e declaremos como escreveu Moisés, no (Salmo 91)... Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará...
Observamos neste Salmo 91, que a Fé de Moisés no Deus Todo-Poderoso como protetor, que o ajudou a atravessar todos os perigos e temores da vida, e assim possamos falar de Deus como nossa proteção, como nosso abrigo e refúgio quando sentirmos medo. Observe que o Salmo 91 é dividido em três partes: 1) De 1 a 4 ele apresenta Deus como Refúgio; 2) De 5 a 14 ele apresenta Deus como Protetor, e, 3) De 15 a 16 Ele apresenta Deus como Salvador.

Assim como Moisés, e os filhos de Corá, vamos trocar nossos temores pela fé no potente Refugio, Fortaleza e nos escondamos no esconderijo de Deus. 
  

PASTOR JOÃO MARCOS FERREIRA - 19/1092016

Nenhum comentário:

Postar um comentário