sábado, 14 de janeiro de 2017

JESUS ESTÁ VOLTANDO PARA BUSCAR A SUA IGREJA, E A RESPONSABILIDADE POR ANUNCIAR A SUA VOLTA É MINHA E SUA.

A cada dia Deus me visita pela madrugada, me trazendo um assunto que entendo ter a obrigação de compartilhar com todos. Estamos certamente nos últimos dias da Igreja na terra e assim a cada dia sentimos a responsabilidade de anunciar o Evangelho, resgatando vidas da perdição eterna. Óbvio aquelas que quiserem, haja vista que vivemos dias de extrema rejeição à Palavra de Deus. Entendo que cada um de nós, é responsável diante de Deus pela proclamação do Evangelho, certo de que prestaremos conta diante de Deus, conforme advertiu Paulo: (Rm 14.12). “De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus”.
Que contas vais dar a Deus? Que fizeste de Jesus, chamado o Cristo? Pilatos mandou crucificá-lo; os sacerdotes e fariseus O desprezaram; o mundo O tem olvidado, esquecido e ridicularizado, mas todos, sem exceção, dobraremos os nossos joelhos em adoração e toda a língua confessará que Jesus Cristo é Senhor (Filipenses 2:9-11).

Examinando a Bíblia, encontramos Deus dando tarefas a seus escolhidos: Poderíamos falar em:
1 - EZEQUIEL.
Ezequiel estava cativo, junto ao rio Quebar, quando teve visões do Céu e recebeu de Deus tarefas especificas. (Cap. 1). No (Capítulo 2: 1 em diante), Deus fala com Ezequiel e o envia aos filhos de Israel, e às nações rebeldes que se rebelaram contra Deus... todos transgrediram; alertando que eles são de semblante duro, e obstinados de coração; para tanto Deus o estaria enviando com uma mensagem: Assim diz o Senhor DEUS. E eles, querendo ou não ouvir, Ezequiel deveria falar, mesmo enfrentando sarças e espinhos, e habitação entre escorpiões, não deveria temer nem se assustar com eles, devendo falar tudo que Deus o ordenara falar.
Observe que Deus não fez um pedido a Ezequiel; Deus deu uma ordem, que se se não cumprida traria consequências severas para o Profeta. Veja a responsabilidade “(Ez.3:17) ...Filho do homem: Eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha boca ouvirás a palavra e avisá-los-ás da minha parte”.
Agora veja benefícios e responsabilidades no cumprimento da tarefa: (V.18) ...Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei.
(V.19) ...Mas, se avisares ao ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniqüidade, mas tu livraste a tua alma.
Quando prossigo na leitura, e me deparo com os (Versículos 20 e 21), Deus ainda adverte a Ezequiel: Semelhantemente, quando o justo se desviar da sua justiça, e cometer a iniqüidade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá: porque tu não o avisaste, no seu pecado morrerá; e suas justiças, que tiver praticado, não serão lembradas, mas o seu sangue, da tua mão o requererei. Mas, avisando tu o justo, para que não peque, e ele não pecar, certamente viverá; porque foi avisado; e tu livraste a tua alma.
A ÓRDEM É PRA JÁ: (Ez. 3:22,23) ...E a mão do Senhor estava sobre mim ali, e ele me disse: Levanta-te, e sai ao vale, e ali falarei contigo. E levantei-me, e saí ao vale, e eis que a glória do Senhor estava ali, como a glória que vi junto ao rio Quebar; e caí sobre o meu rosto.
Observe que Ezequiel quando se dirigiu ao povo de Israel, estava recebendo uma “obrigação dada por de Deus, para AVISAR, ou seja: mostrar o erro, bem como o caminho a ser seguido. E, é muito comum quando avisamos alguém de um erro cometido, estes se arvoram contra nós, dizendo que estamos fazendo julgamento, quando estamos tão somente à luz da Bíblia, avisando. Estamos cumprindo como atalaia, ordens da soberana Palavra de Deus, e, AVISANDO que o caminho que está sendo seguido ou praticado, está em desacordo com os preceitos bíblicos.
II – JEREMIAS. Quando lemos Jeremias, encontramos Deus falando, e Jeremias querendo dar desculpas. Leia: (Jer.1:6-9) ... Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino. Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás. Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o Senhor. E estendeu o Senhor a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca;
Veja que Deus dá uma ordem: onde Eu mandar você vai; e o que Eu mandar falar, você fala.
Voltando ao versículo anterior (Jer.1:5), veja que Jeremias não teve escolhas. Deus já o havia escolhido desde o ventre. “Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta”.

PODEMOS FAZER MENSÃO DE ALGUNS OUTROS ESCOLHIDOS DESDE O VENTRE:
A - SANSÃO. Um homem escolhido por Deus para proteger Israel. Deus o escolheu como Nazireu desde o ventre de sua mãe (Juízes 13,3-5). Vejamos o texto: Mas o anjo do Senhor apareceu à mulher e lhe disse: Eis que és estéril, e nunca deste à luz; porém conceberás, e terás um filho. Agora pois, toma cuidado, e não bebas vinho nem bebida forte, e não comas coisa alguma impura; porque tu conceberás e terás um filho, sobre cuja cabeça não passará navalha, porquanto o menino será Nazireu de Deus desde o ventre de sua mãe; e ele começara a livrar a Israel da mão dos filisteus”.
B - ISAIAS. O texto de (Is. 6, 1-10), narra a vocação do profeta, cujo chamado acontece por meio de uma visão de Deus sentado no trono, com vestes que cobriam o santuário e rodeado de serafins. Isaías toma consciência de sua pequenez, limitação, e condição de pecador. Um dos anjos vem com uma brasa e lhe toca a boca, purificando-o e perdoando os seus pecados. Neste episódio está à escolha de Isaías por Deus e ele aceita o chamado e recebe a missão de ser profeta, de denunciar o pecado do povo. Isaías também é citado nos textos bíblicos como que escolhido por Deus desde o ventre materno. Os textos assim narram: (Is. 49:1,2,3) ... Ouvi-me, ilhas, e escutai vós, povos de longe: O Senhor chamou-me desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome, e fez a minha boca qual espada aguda; na sombra da sua mão me escondeu; fez-me qual uma flecha polida, e me encobriu na sua aljava” (Is 49,1-2)
C - JOÃO BATISTA. Proposito: Anunciar a chegada do Messias. Lucas narra a vocação de João Batista (Lucas Lc 1,5-22.57-80). Nascido de uma mãe idosa Isabel e como agravante, era “estéril”; e tendo como pai Zacarias já mostra a predileção divina em gerar aquele que seria o precursor do Messias. Deus chama João Batista e indica uma missão: ser consagrado a Deus, ser pleno do Espírito Santo, converter os filhos de Israel mostrando quem era o verdadeiro Messias preparando a vinda do Messias. O texto de Lucas assim mostra: (V.15 - 17) ...porque ele será grande diante do Senhor; não beberá vinho, nem bebida forte; e será cheio do Espírito Santo já desde o ventre de sua mãe; converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus; irá adiante dele no espírito e poder de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, a fim de preparar para o Senhor um povo apercebido”.
D - PAULO. O próprio Paulo atesta sua escolha divina desde o Ventre materno: (Gál.1:15-17) ...Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue... Os textos que falam sobre a vocação de Paulo são encontrados em (Atos 9:1-19; 22:1-21; 26:2-18). Os três relatos narram que Paulo, outrora Saulo foi perseguidor contumaz dos cristãos. É necessário entender em sua “soberania”, Deus escolhe a quem quer.

QUAL É A ADVERTENCIA QUE RECEBEMOS?
O Apóstolo Paulo, nos faz advertências acerca do poder da Palavra e nos admoesta a levar. Veja que Em primeiro lugar nos fala da Utilidade da Palavra: (II Tim. 3:16,17) ...Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. - Em segundo lugar, declara a nossa obrigação: (II Tim. 4:1-4) ... “Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. - Em terceiro lugar, faz um alerta a Timóteo: (4:5) ...Tu porém, sê sóbrio em todas as coisas, faze o dever de servo de Deus. Cumpra cabalmente o teu ministério”. Isso chama-se: IMPOR RESPONSABILIDADE.

QUAL A ORDEM QUE RECEBEMOS DE JESUS?
I - IDE: (Marcos 16:14-16) ...Finalmente apareceu aos “onze”, estando eles assentados juntamente, e lançou lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
II - IDE: - (Mateus 28:16-20) ...E os onze discípulos partiram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes tinha designado. E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
III – IDE. Quando Jesus ressuscitou antes da sua ascensão ao céu, Ele não estava só com seus discípulos, mas com muitos que se juntaram naquele dia. Veja: (Atos 1:6-14) ...Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir ...E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmão de Tiago ...Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos. Jesus constitui os discípulos, e também a nós como Mensageiros desta nação. Jesus disse que começava por Jerusalém, depois a Judéia, depois Samaria e até os confins da terra. Assim o meu e o teu ministério com as nações começa por aqui. Jerusalém pode ser a nossa igreja, a nossa família, os nossos parentes, a nossa vizinhança, comecemos por eles; comece pelos que estão mais próximos de você, Deus te escolheu, te separou e consagrou para pregar a sua palavra.

Se nos consideramos Salvos; comprados pelo Sangue de Jesus, Temos portanto a obrigação de pregar esse Evangelho. Era assim que Paulo encarava: (I Cor. 9:16) ...Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! Façamos, mas façamos de boa mente, pois só assim teremos prêmios. (I Cor. 9:17). Finalizo com a recomendação de Paulo: (I Cor. 15:58) ...Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.

QUER SABER SE ESTA PALAVRA LHE ALCANÇA? VOCÊ SE CONSIDERA ESCOLHIDO?

(SL.100:5). Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração. (SL. 102:18). Isto se escreverá para a geração futura; e o povo que se criar louvará ao Senhor.  (Sl.119:90). Tua fidelidade dura de geração em geração: estabeleceste a terra, e ela permanece; (I Ped.1:23). Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. (I Ped. 2:9). "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. 



PR. JOÃO MARCOS FERREIRA - 14/01/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário