domingo, 22 de janeiro de 2017

TRÊS COISAS QUE EXISTEM NO MUNDO E PASSAM DESAPERCEBIDAS POR MUITOS LÍDERES QUE SE ACHAM FIEIS.

Textos para Reflexão: (I João 2:16,17) / (Mateus 23:23-28) / (Ap 21: 8) / (Mateus 7: 22,23).

A tendência natural de todos nós é seguir aquilo que amamos e desejar aquilo que nos agrada. Porém, se não nos precavermos, corremos o risco de cultivar em nós desejos que são desordenados e fora dos limites estabelecidos por Deus. O apóstolo João fez uma clara advertência: (I João 2:16,17) ...Porque tudo o que há no mundo: a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida; não procede do Pai, mas do mundo. O mundo passa com as suas concupiscências, mas quem cumpre a vontade de Deus permanece eternamente

DESCREVENDO UM POUCO SOBRE ESSAS TRÊS COISAS QUE IMPERA NO MUNDO:
I - A concupiscência da carne: é marcada por práticas desvirtuadas em busca de satisfação do apetite sexual. São as imoralidades e toda espécie de perversões que se possa imaginar; Uma vida realmente desregrada, sem limites. O indivíduo passa a ser escravo de si mesmo. É como se houvesse um monstro dentro dele, mais forte do que ele, convencendo-o constantemente a continuar satisfazendo seus apetites carnais que não possuem fronteiras. Os prejuízos são enormes, além da perda da reputação, do pudor e do caráter, perde-se a salvação, a presença do Espírito Santo que deve habitar no homem. Enfim, é um pecado que conduz a alma para o inferno, (Rm 8: 8) ... Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. e (Ap 21: 8). Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
 II - A concupiscência dos olhos: é desejo intenso de aquisição de bens materiais, de desfrutar do gozo material. É o desejo de possuir, desejo de adquirir coisas, de acumular. Surge mediante a contemplação das vantagens terrenas, como riquezas, famas e prazeres. O indivíduo corre desenfreadamente atrás daquilo que ele não trouxe para este mundo, (I Tim. 6: 7).
Este desejo é também conhecido como "avareza". O avarento se apega demasiadamente às coisas materiais, esquecendo-se de Deus. Seus olhos não vêem o vertical, de onde vem sua redenção; somente vêem o horizontal, o mundo e as coisas que nele há. Esquecem o primeiro e grande mandamento: "Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração...”, (Mc 12: 30). Quem deseja possuir, adquirir desta forma os bens desta vida está incapacitado de amar a Deus. Os seus olhos estão saturados, voltados tão somente para os elementos materiais, a riqueza, a economia, de tal forma que não conseguem mais ver Deus em seu caminho, (I Tim 6: 10).
III - A soberba da vida: é o desejo de posição. É querer estar acima de todos. Tenho afirmado que este tem sido um dos piores e mais demorado de todos os males a morrer no homem: o orgulho, o egoísmo. O indivíduo torna-se "deus" de si mesmo. Tudo que faz é só para se promover, para que seu ego seja massageado através dos elogios, dos parabéns, dos cargos que possui, das funções que exerce, da formação que tem, etc.

Observe que há distinção em cada uma dessas coisas. Enquanto a concupiscência da carne é marcada por práticas desvirtuadas em busca de satisfação do apetite sexual; a concupiscência dos olhos é marcada por “é desejo intenso de aquisição de bens materiais, de desfrutar do gozo material”, e a soberba da vida “é querer estar acima de todos”. É esse o mal que atinge a maior parte daqueles que atrás de um posição elevada, sempre estar em busca de mais e mais. Note: Um líder em determinada Igreja, sempre em busca de domínio “presidência” estadual, regional, associações, convenções, uniões. O negócio sempre é ser o maior, o que manda, o que decide; ou seja: todos devem estar a seus pés e sob seu domínio e espontânea distribuição de cargos, posições.

O grande perigo é que se esse desejado e fatídico poder não for bem administrado pode ser um veneno mortífero para aqueles que almejam posições. "o poder pode embriagar". Abraham Lincoln já dizia: “Se quiser pôr à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder.” Pessoas e até Lideranças que antes do poder, eram humildes, temperados na palavra onde Deus era o centro, logo após receberem poder, observe que o “eu” deles está em primeiro lugar, e até acima de Deus.  Estes são os que esquecem que o poder não se manifesta pela capacidade de controlar uma equipe, humilhando e “colocando cada um em seu lugar”. O poder pode e deve ser reconhecido, avaliado e calculado pela quantidade de justiça de que é capaz de praticar, pela sua capacidade de promover a autoestima em cada membro da equipe e pela felicidade de que é capaz de impregnar na empresa.

Sem essa visão positiva do poder, vamos continuar a conviver com os medíocres, que iludidos com sua efêmera parcela de poder, passam a vida distribuindo autoritarismos e afetando vidas sem nenhum discernimento e integridade, vivendo guiados por suas vaidades e egoísmos e o que é ainda pior. Em seus corações há o desejo desenfreado de transferir esse poder a filhos, genros, parentes e afins.

Muito cuidado pois a idolatria a si mesmo, a mentira, e a soberba da vida também leva ao inferno. (Ap 21: 8). Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. Que o senhor guarde essas lideranças espirituais da concupiscência dos olhos e da soberba da vida, males tão desagregadores, que tem como recompensa os fará ouvir naquele dia: “Não vos conheço; apartai-vos de mim, todos vos que praticais a iniquidade. Palavras do próprio Jesus: (Mateus 7: 22,23) ...Muitos me dirão naquele dia: 'Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?' Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês que praticam o mal!

Reflexão: (Mateus 23:23-28) / (Ap 21: 8) / (Mateus 7: 22,23).
  



Pastor João Marcos Ferreira. 22/01/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário