quarta-feira, 14 de junho de 2017

ORAÇÃO QUE DEUS NÃO OUVE E, CONSEQUENTEMENTE NÃO ATENDE.

À Luz da Bíblia, podemos entender que nem todas as vezes que oramos, Deus nos escuta. Em algumas passagens Bíblicas, é o próprio Deus quem fala que não ouve determinadas orações, e há momentos que ele esconde até seu rosto para não ouvir e consequentemente essas orações não são atendidas. Vejamos
* Deus está falando para seu próprio povo: (II Cron.7:14). Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.
** Deus não ouve quem pratica o mal. (Is. 1:15). Quando estenderdes as mãos, eis que esconderei os olhos de vós; e, ainda que multipliqueis as vossas orações, não mais as ouvirei, porquanto as vossas mãos estão condenadas, cheias de sangue inocente! Ide! Lavai-vos, purificai-vos! Tirai da minha vista as vossas muitas e más obras! Cessai imediatamente de praticar o mal, …
** Deus só ouve Adorador. (João 9:31). É sabido que Deus não ouve pecadores; mas a todo adorador de Deus, e a todo que faz a sua vontade, a esse Ele atende. Deus só ouve aos que o buscam de todo coração. (Jer. 29:12,13). Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, “quando me buscardes com todo o vosso coração”. Deus não ouve aos que só pedem bênçãos e milagres esquecendo o “Seu Reino e sua Justiça: (Mat. 6:33). Buscai, assim, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.
** Deus não escuta Idólatras: (Jer. 7:1-18). ...Tu, pois, não intercedas por este povo, nem levantes por ele clamor ou oração, nem me importunes, porque eu não te ouvirei. Acaso, não vês tu o que andam fazendo nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém? Os filhos apanham a lenha, os pais acendem o fogo, e as mulheres amassam a farinha, para se fazerem bolos à Rainha dos Céus; e oferecem libações a outros deuses, para me provocarem à ira.
** Deus não escuta a falsos Profetas: (Jer. 14:1-16) ...Portanto assim diz o Senhor acerca dos profetas que profetizam no meu nome, sem que eu os tenha mandado, e que dizem: Nem espada, nem fome haverá nesta terra: À espada e à fome, serão consumidos esses profetas. E o povo a quem eles profetizam será lançado nas ruas de Jerusalém, por causa da fome e da espada; e não haverá quem os sepultem, tanto a eles, como as suas mulheres, e os seus filhos e as suas filhas; porque derramarei sobre eles a sua maldade.
** Deus não escuta Idólatras: A Palavra de Deus nos mostra que não devemos ter imagens, pois Deus abomina a idolatria! Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos. (Êxodo 20:2-6)
** Deus não ouvirá os que difamam a verdade: (II Pedro 2: 1-2). 1 Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade; também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme. Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo; …
** Deus não ouve a pessoa que ora age de forma rebelde: Deus não ouve alguém que ofende a ele de propósito por fazer coisas erradas. Por exemplo, veja o que Deus disse sobre pessoas que afirmavam servi-lo, mas agiam de forma rebelde: “Embora façais muitas orações, não escuto; as vossas próprias mãos se encheram de derramamento de sangue.” (Isaías 1:15) Mas se elas tivessem mudado seu modo de agir e tivessem ‘resolvido as questões’ com Deus, ele teria ouvido as orações delas. — (Isaías 1:18).
** Deus não dá ouvidos às orações dos perversos: Observe certos textos que mostram claramente Deus recusando ouvir as orações daqueles que fazem o mal: "Então, chamarão ao Senhor, mas não os ouvirá; antes, esconderá deles a sua face, naquele tempo, visto que eles fizeram mal nas suas obras" (Miq. 3:4). "Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça" (Is. 59:1-2). "Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males" (1 Pedro 3:12). As Escrituras são unânimes em ensinar que a vida desobediente de uma pessoa impedirá Deus de responder as suas orações.
** Deus não escuta oração contraria a sua vontade: (João 5:14). E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. Por exemplo, a Bíblia condena a “ganância, que é incentivada pela jogatina”. (I Cor. 6:9,10... “Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus”). Então, Deus não responderá se você orar para ganhar na loteria. Deus não é um gênio da lâmpada para você chamar quando quiser. Mas isso na realidade é algo bom. Afinal, imagine as coisas que as pessoas seriam capazes de pedir a Deus! Isso seria preocupante, não concorda? (Tiago 4:3). Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.
Conclusão: Quando oramos e a vontade de Deus é diferente da nossa ele não escuta. “Moisés teve este problema”: "Também eu, nesse tempo, implorei graça ao Senhor dizendo: Ó Senhor Deus! Passaste a mostrar ao teu servo a tua grandeza e a tua poderosa mão; porque [que] deus há, nos céus ou na terra, que possa fazer segundo as tuas obras, segundo os teus poderosos feitos? Rogo-te que me deixes passar, para que eu veja esta boa terra que está dalém do Jordão, esta boa região montanhosa e o Líbano. Porém o Senhor indignou-se muito contra mim, por vossa causa[,] e não me ouviu; antes, me disse: Basta! Não me fales mais nisto" (Deut. 3:23-26). Homens como Moisés, Davi e Paulo foram destacados servos do Senhor. Mas nem mesmo eles queriam sempre o que coincidia com sua vontade. Oramos sinceramente, mas então pedimos que a vontade do Senhor se sobreponha à nossa própria se houver qualquer contradição. O Próprio Jesus quando nos ensinou a ORAR, dizia: ... Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu (Mat.6:10).
Reflexão: (Is.55:6-11). Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos...
Amem.



Pastor João Marcos Ferreira 14/06/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário