quinta-feira, 19 de julho de 2018

O PROFETA NÃO TEM HONRA NA SUA PRÓPRIA CASA.


Porque se perturbar se seus irmãos não acreditam em você, no que  prega ou ensina?

Base: (Lucas 4:21 – 24)... Disse Jesus: Em verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido na sua pátria. Parece algo estranho, quando não se tem reconhecimento entre seus irmãos, familiares e dentro do seu próprio convívio, onde se é conhecido. No entanto, essa leitura foi escrita pelo Evangelista Lucas, transcrevendo palavras do próprio Jesus. Vejamos a leitura completa:
(Lucas 4:21-24)... Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos. E todos lhe davam testemunho, e se maravilhavam das palavras de graça que saíam da sua boca; e diziam: Não é este o filho de José? E ele lhes disse: Sem dúvida me direis este provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo; faze também aqui na tua pátria tudo que ouvimos ter sido feito em Cafarnaum. E disse: Em verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido na sua pátria.

Interessante notar que em toda a Bíblia, encontramos personagens da historia sagrada, que tiveram que sair do meio de sua parentela; de sua casa para ser exaltado e abençoado fora dela, pois o propósito de Deus se cumpriria exatamente fora da parentela. Poderíamos citar:

1 – Abraão. Ora, o Senhor disse a Abrão:
Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção. Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Partiu, pois Abrão, como o Senhor lhe ordenara, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã. (Gên. 12:1-4).

2 – Os Irmãos de José e nem seu próprio Pai – Jacó, acreditaram em seus sonhos:
Está escrito que José trazia uma má fama de seus irmãos e contava seus sonhos a sua família, por isso a sua família os odiava ainda mais:
Primeiro Sonho: Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais. E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado: Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho. Então lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por seus sonhos e por suas palavras (Gên.37.5-8);
Segundo Sonho: E teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim. E contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é este que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra? Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai, porém guardava este negócio no seu coração. (Gênesis 37:9-11);
Resultado do descrédito de seus irmãos: O Venderam aos ismaelitas, para o Egito:
Passando, pois, os mercadores midianitas, tiraram e alçaram a José da cova, e venderam José por vinte moedas de prata, aos ismaelitas, os quais levaram José ao Egito (Gênesis 37: 28).

3- Paulo foi orientado por Jesus a sair de Jerusalém:
E aconteceu que, tornando eu para Jerusalém, quando orava no templo, fui arrebatado para fora de mim. E vi aquele que me dizia: Dá-te pressa e sai apressadamente de Jerusalém; porque não receberão o teu testemunho acerca de mim. E eu disse: Senhor, eles bem sabem que eu lançava na prisão e açoitava nas sinagogas os que criam em ti. E quando o sangue de Estêvão, tua testemunha, se derramava, também eu estava presente, e consentia na sua morte, e guardava as capas dos que o matavam. E disse-me: Vai, porque hei de enviar-te aos gentios de longe. (Atos 22:17-21)

4 – O Próprio Jesus, sua vida e ações, não tinham crédito entre seus irmãos:
E depois disto Jesus andava pela Galiléia, e já não queria andar pela Judéia, pois os judeus procuravam matá-lo. E estava próxima a festa dos judeus, a dos tabernáculos. Disseram-lhe, pois, seus irmãos: Sai daqui, e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes. Porque não há ninguém que procure ser conhecido que faça coisa alguma em oculto. Se fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo. Porque nem mesmo seus irmãos criam nele (João 7:1-5).

Resumo:
- (João 4:44)... Porque Jesus mesmo testificou que um profeta não tem honra na sua própria pátria.
- (Marcos 6:4)... Jesus lhes disse: "Só em sua própria terra, entre seus parentes e em sua própria casa, é que um profeta não tem honra".
- (Mateus 10:36)... Assim os inimigos do homem serão os da sua própria família;
- (Miquéias 7:5,6)... Não creiais no amigo, nem confieis no vosso guia; daquela que repousa no teu seio, guarda as portas da tua boca. Porque o filho despreza ao pai, a filha se levanta contra sua mãe, a nora contra sua sogra, os inimigos do homem são os da sua própria casa.

Deus nos abençoe e nos ajude a compreender a sua Palavra, e cumprir nosso Ministério, mesmo não acreditado entre nossa “parentela, nosso convívio e até onde congregamos”; o que importa é fazer a vontade de Deus, e que o seu nome seja glorificado em nossa vida, onde quer que ele nos envie, assim como fez a Abraão, José, Moisés, e do próprio Jesus. Paz a todos.

Pastor João Marcos Ferreira – Servo e somente Servo – JPA. 20/07/2018 (00,56).


Nenhum comentário:

Postar um comentário