sexta-feira, 6 de julho de 2018

PERIGO EM SE ACOSTUMAR COM O SAGRADO. (dedicado a Deus; Venerado; Santo)



Tomar cuidado com o uso da Palavra de Deus, “Ela é Sagrada”. Muitos pregadores estão usando a santa Palavra de Deus, como um livro de inspiração particular, para ludibriar a mente e o coração dos filhos de Deus; usam-na como fonte de renda, cobrando altos cachês para pregar mensagens estimuladoras de curas e milagres, riquezas e avivamentos. Pastores que antes da ascensão a determinadas denominações (igrejas) com mega rendas e públicos, eram humildes, aparentando serem amantes de Deus e piedosos (II Tim. 3:1,5), no entanto, negam abertamente a eficácia da piedade e do amor a Deus, são amantes de si mesmos. Estão preocupados na ostentação de mega-templos, carros luxuosos e casas de alto padrão. Pios, que quando são interrogados, se arvoram na expressão de que de Deus é o ouro e a prata e que é Deus que os dá. Estão na realidade acostumados com o Sagrado; o púlpito não tem qualquer diferença de palanques para discursos improvisados usando a Sagrada Palavra e o Sagrado Altar, o que querem é sua manutenção no cargo de liderança, e a consequente preparação de filhos, genros, noras e/ou aliados, mantendo assim a hegemonia da “vitaliciedade”, nepotismo, tornando o sagrado como “feudos” ou propriedades particulares e tem até a coragem de aclamar como “minha Igreja”, aqui Deus me botou e ninguém me tira. “Acostumaram-se com o sagrado”, retiram o trono e a soberania de Deus e os usam como patrimônios particulares e vitalícios.

Deveriam refletir na “Oração” que Jesus ensinou: O PAI NOSSO, como  uma oração fundamental na vida de qualquer cristão; nesta oração, encontramos elementos fundamentais para a vida cristã:
  • Adoração... Pai nosso que estás nos Céus; santificado seja o Teu nome;
  • Reconhecimento da “soberania de Deus”... Venha a nós o teu Reino (domínio);
  • Submissão... Seja feita a Tua vontade assim na terra como no Céu;
  • Domínio de Deus... Porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre...  (Mat.6:13);
Deveriam observar o comportamento do povo, que nos encontros de Deus com seu povo no antigo testamento havia sentimento de temor e reverência entre eles, ou seja: Mesmo vendo os acontecimentos operados por Deus, não se acostumaram; “não perdiam o temor”, Leia: (Êxodo 20:18-20)... “Todo o povo presenciava os trovões, os relâmpagos, o som da trombeta e o monte que fumegava. Vendo isso, o povo ficava de longe, tremendo de medo. E disseram a Moisés: Fala tu mesmo conosco, e ouviremos; mas não fale Deus conosco, senão morreremos. Moisés respondeu ao povo: Não temais, porque Deus veio para vos colocar à prova, para que o seu temor esteja em vós, a fim de que não pequeis”.

Deveriam observar, que o fato de Deus operar maravilhas no meio da Igreja provando sua soberania e presença entre os escolhidos não significa que não agirá com justiça e juízo contra aqueles que intentam controlar os projetos de Deus. Deus sofre com a hipocrisia, com palavras e homenagens que não fluem de um coração puro. Veja a sentença estabelecida por Jesus a cidades impenitentes: (Mateus 11:20-24)... Então começou ele a lançar em rosto às cidades onde se operou a maior parte dos seus prodígios, e em não se haverem arrependido, disse: Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e com cinza. Por isso eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós. E tu, Cafarnaum, que te ergues até ao céu, serás abatida até ao inferno; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje. Eu vos digo, porém, que haverá menos rigor para os de Sodoma, no dia do juízo, do que para ti. Estas cidades acostumaram-se com Jesus e seus milagres; mas, apesar de todos os milagres, não se converteram. Acostumados com Jesus, o sagrado mas não queriam compromisso.

Acostumar-se com o Sagrado, faz o povo perder a percepção de que o Deus do antigo testamento é o mesmo do novo testamento e o mesmo hoje. Talvez alguem pense que ele não fala e visita mais seu povo, contudo, isso é um grande engano, a prática das disciplinas espirituais é o momento em que encontramos Cristo de forma profunda.

Acostumar-se com o Sagrado, é banalizar o Culto ao Senhor: O Culto ao Senhor não existe, o que existe é ir pra igreja, assistir, ou até pregar ou cantar; mero formalismo. Quando o cristão está acostumado com o sagrado ele passa a cultuar a qualquer outra coisa: Cantor renomado; pregador famoso; pastor veterano e considerado vitalício, etc. Isso prova o porquê de algumas igrejas estarem cheias, mas o culto vazio, templos lotados e corações carentes do Espírito de Deus.

Acostumar-se com o sagrado, faz perder o temor a Deus e distorcer a essência do culto. Total distancia dos ensinamentos de Pedro em Atos. (Atos 2:38-43)... Pedro respondeu: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo. Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus chamar". Com muitas outras palavras os advertia e insistia com eles: "Salvem-se desta geração corrompida!” Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas. Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos.

Acostumar-se com o Sagrado, é não observar o que falou Deus: (II Crôn. 7:14)... E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

Acostumar-se com o sagrado é não considerar as palavras proferidas pelo próprio Jesus, nos evangelhos: (João 4:23,24)... Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (Mateus 7: 21-23)... “Nem todo o que me diz Senhor, Senhor! Entrará no reino do céu, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está no céu. Naquele dia, muitos me dirão: Senhor, Senhor, nós não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios? Em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhe direi claramente: Nunca vos conheci; afastai-vos de mim, vós que praticais o mal”...

Quem se acostumou com o sagrado, já perdeu o gozo do ensino, da adoração, do serviço, do “alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram”; em regra, demonstram soberba espiritual; é o tipo de pessoa que entendem não ter o que aprender e se acham sabe o suficiente aos seus olhos para se considerar um “forte na fé”; Quando se perde a compreensão de que quanto mais se estuda da palavra de Deus, mais Cristo se revela. O soberbo espiritual se parece muito com os fariseus, mestres na lei, ignorantes no espírito, mestres intelectuais e ignorantes no evangelho da graça. Pedro, o apóstolo, em certo momento de sua vida demonstrou essa soberba espiritual típica daquele que se acostumou com o sagrado, perdendo o temor e a reverencia. Quando Cristo afirma aos discípulos que todos o abandonariam repare na ação soberba de Pedro, e a resposta de Jesus:
- (Mateus 26:33 - 35)... Mas Pedro respondeu-lhe: “Ainda que todos te abandonem, eu nunca te abandonarei”. Respondeu Jesus: "Asseguro-lhe que ainda esta noite, antes que o galo cante três vezes você me negará". Mas Pedro declarou: "Mesmo que seja preciso que eu morra contigo, nunca te negarei". E todos os outros discípulos disseram o mesmo.
- (Ex. 3:2-5)... Moisés quando viu a sarça ardendo sem se consumir, “curiosamente”, desejou se aproximar, mas Deus bradou: “Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa”. (Atos 7: 32,33).

Cuidado! Não se acostume com as coisas sagradas. Não zombe; não brinque. Lembre-se que Uzá, acostumado com o sagrado: a “Arca do Senhor”, porque guiava o carro que a conduzia, mas ao tocá-la, a ira de Deus se ascendeu sobre ele e ele foi morto. (I Cron. 13:7-12). Ali Davi temeu e disse:Como trarei a mim a arca de Deus”? Compreenda o Conselho de Paulo: (Gálatas 6:7)... Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. ACF.
  


JOÃO MARCOS FERREIRA – Servo, simplesmente; Servo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário