quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

PERDIDOS DE ESPERANÇA; VOLTAI À FORTALEZA– Texto Base: Zacarias 9:12

 

Introdução: Mesmo Deus sendo Soberano sobre todas as coisas, Deus nos dá o poder da decisão, o direito de escolha; disse Deus ao povo: (Deut. 11:26-28). Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição; A bênção, quando cumprirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, que hoje vos mando; Porém a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes.

Veja que a escolha está em suas mãos, entretanto, um dia vamos ter que prestar conta com Ele de tudo o que fizemos através do nosso corpo (II Co 5:10).

Assim, desde o princípio, o povo usa o seu livre arbítrio para afastar-se do Senhor; ainda assim, Deus em sua infinita misericórdia convida o seu povo a voltar a Ele, certo de que em Deus, encontramos refúgio. O Salmista afirma: (Salmo 46:1), Deus é o nosso refúgio e fortaleza. Nesta noite vamos aprender juntos;

Ainda assim, a humanidade, sempre quis viver de acordo com a própria vontade, sem buscar a vontade de Deus. Isso, é viver presos em falsas esperança, buscando caminhos que parecem bons a seus próprios olhos. Salomão escreve (Prov.16:25): Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte.... Por isso é importantíssimo alinhar os nossos caminhos com a Palavra de Deus a fim de evitarmos sofrimentos desnecessários nesta vida e na eternidade.

Há pessoas que querem traçar seus próprios caminhos, sem se dar conta do perigo que correm: Veja a expressão de Jeremias: (Jer.17:9,10). Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações. Está escrito: (Deut. 30:17,18). Porém se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires, Então eu vos declaro hoje que, certamente, perecereis; não prolongareis os dias na terra a que vais, passando o Jordão, para que, entrando nela, a possuas;

Os presos de esperança são pessoas que mesmo estando no rebanho do Senhor, ouviram uma voz do lado de fora da fortaleza, e abandonam a Deus na esperança de viver um sonho, um desejo carnal e terreno, agora estão presos a esperanças ilusórias.

Hoje, é o Dia de Voltar. Deus não quer deixar nenhuma obra inacabada em nossas vidas. Entretanto, Deus requer uma atitude, da sua parte: Está escrito: (Tiago4:8-10). Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará

Volte e humilhe-se diante do Senhor Deus. Está escrito: (I Pedro 5:6-11). Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus nos chamou à sua eterna glória, depois de havemos padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoe, confirme, fortifique e estabeleça. A ele seja a glória e o poderio para todo o sempre. Amém.

Jesus em uma de suas Parábolas, falou do “filho pródigo”. (Lucas 15:11-32). Esse filho, tinha tudo em sua casa: tinha o amor de seu Pai; tinha comida, dormida, servos, e ainda uma “herança, a receber”. Certo dia, tomou uma decisão “errada”. Pediu a seu Pai, a sua herança; o Pai atendeu, e ele foi embora, seguindo seus próprios caminhos. Não demorou e ele perdeu tudo, teve que trabalhar, e ainda como comida, tinha apenas as alfarrobas que os porcos comiam, pior (não lhes davam).

Ao se ver naquela situação, Ele caiu em si, reconheceu a situação e arrependeu-se, e tomou uma decisão: (Lucas 15:17-19). E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.

Agiu; Voltou. e, foi recebido com perdão e anel. (Lucas 15:20-24). E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se lhe ao pescoço e o beijou. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lhe, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés; E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos; Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E alegraram-se.

Voltai a fortaleza oh presos de esperança; busquem refúgio em Deus; Está escrito: (Jer.29:13). E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.

Nesta vida, estamos ainda sujeitos a dois inimigos mortais (um inimigo, e uma inimiga). Entretanto, temos autoridade dada por Deus, para vencer, tanto o inimigo, como a inimiga. O Profeta Miquéias, exclamou: (Miquéias 7:8). Ó inimiga minha, não te alegres a meu respeito; ainda que eu tenha caído, levantar-me-ei; se morar nas trevas, o Senhor será a minha luz.

Quanto ao inimigo, Jesus disse a Pedro: (Mateus 16:18). Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Não se atribulem, pois A Pedra em que fomos edificados, não foi Pedro, É JESUS; “A PRINCIPAL PEDRA DE ESQUINA”. (Salmos, 118:22). "A pedra que os edificadores rejeitaram, foi posta como pedra angular"; (Pedra angular era o nome dado à pedra fundamental utilizada nas antigas construções, caracterizada por ser a primeira a ser assentada na esquina de um edifício, formando um ângulo reto entre duas paredes. ... Assim, a pedra angular representa o alinhamento de toda uma obra). O Ap. Pedro escreve sobre essa Pedra: (I Pedro 2:4-10). E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a principal da esquina, E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados. Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.

O Salmista, clama a “sua alma”, para que Volte. (Salmos 116:6,7). O Senhor guarda aos símplices; fui abatido, mas ele me livrou. Volta, minha alma, para o teu repouso, pois o Senhor te fez bem. O Que Deus requer de você? (Sal. 116:12-19) “Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito? Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor. Pagarei os meus votos ao Senhor, agora, na presença de todo o seu povo. Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos. Oh Senhor, deveras sou teu servo; sou teu servo, filho da tua serva; soltaste as minhas ataduras. Oferecer-te-ei sacrifícios de louvor, e invocarei o nome do Senhor. Pagarei os meus votos ao Senhor, na presença de todo o meu povo, Nos átrios da casa do Senhor, no meio de ti, ó Jerusalém. Louvai ao Senhor. Sabes o que o Senhor se agrada em você? (Sl.51:17). Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.

Deus nos abençoe e nos guarde de o deixar. É Perigoso deixar. Leia: (II Cron.15:2) ... Se o buscares, Ele se deixará achar...

                                   Meditando, 23 de janeiro de 2021. Pr. João Marcos Ferreira



Nenhum comentário:

Postar um comentário