terça-feira, 26 de janeiro de 2021

PERIGO DE OLHAR PARA TRÁS.

 

Texto Bíblico: (Lucas 9:57-62). E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores. E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus. Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus

Quando decidimos servir a Cristo, devemos estar atentos ao nosso trabalho de arar a terra. Não devemos nos desviar do caminho. Não devemos olhar para trás. Precisamos focar e ser persistentes, a despeito de quaisquer coisas que possam nos advir. Se quisermos alcançar o Reino de Deus, depois de aceito o encargo de arar a terra, não devemos olhar para trás.

Paulo, escrevendo aos Filipenses, usou uma expressão: (Fil. 3:13,14). Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. Ou seja: a partir do momento em que ouvimos o chamado do Mestre, devemos está focados.

 Recuar, significa “perder a “salvação” - aptidão para entrar no reino de Deus. Foi Jesus quem falou. A Bíblia cita ocasiões, em que o povo, mesmo sendo beneficiados e abençoados por Deus, “lembraram-se do passado”, e quiseram voltar (recuar).

(Números 14: 1-23) ... (1-3). Então toda a congregação levantou a sua voz; e o povo chorou naquela noite. E todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Quem dera tivéssemos morrido na terra do Egito! ou, mesmo neste deserto! E por que o Senhor nos traz a esta terra, para cairmos à espada, e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos ao Egito? ... (11-16). E disse o Senhor a Moisés: Até quando me provocará este povo? e até quando não crerá em mim, apesar de todos os sinais que fiz no meio dele? Com pestilência o ferirei, e o rejeitarei; e te farei a ti povo maior e mais forte do que este. E disse Moisés ao Senhor: Assim os egípcios o ouvirão; porquanto com a tua força fizeste subir este povo do meio deles. E dirão aos moradores desta terra, os quais ouviram que tu, ó Senhor, estás no meio deste povo, que face a face, ó Senhor, lhes apareces, que tua nuvem está sobre ele e que vais adiante dele numa coluna de nuvem de dia, e numa coluna de fogo de noite. E se matares este povo como a um só homem, então as nações, que antes ouviram a tua fama, falarão, dizendo:

Porquanto o Senhor não podia pôr este povo na terra que lhe tinha jurado; por isso os matou no deserto. (20-23) E disse o Senhor: Conforme à tua palavra lhe perdoei. Porém, tão certamente como eu vivo, e como a glória do Senhor encherá toda a terra, E que todos os homens que viram a minha glória e os meus sinais, que fiz no Egito e no deserto, e me tentaram estas dez vezes, e não obedeceram à minha voz, Não verão a terra de que a seus pais jurei, e nenhum daqueles que me provocaram a verá.

 O que Falar da Mulher de Ló. Disse Deus a Ló. Foi tido porém por zombador aos olhos de seus genros. (Gênesis 19:14-26). E ao amanhecer os anjos apertaram com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade. Ele, porém, demorava-se, e aqueles homens lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher e de suas duas filhas, sendo-lhe o Senhor misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade. E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças.... (Gênesis 19:23-26). Saiu o sol sobre a terra, quando Ló entrou em Zoar. Então o Senhor fez chover enxofre e fogo, do Senhor desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra; E destruiu aquelas cidades e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra. E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal.

 Isaías escreveu: (Isaías 63:11-13) Então o povo se lembrou do passado, quando Moisés, o servo de Deus, libertou Israel do Egito e reclamou: “Onde está aquele que os fez atravessar o mar, com os pastores do seu rebanho? Onde está aquele que mandou o seu Espírito Santo morar no meio do seu povo, aquele que com o seu glorioso braço esteve à direita de Moisés, que abriu as águas do mar diante deles e assim se tornou famoso e respeitado para sempre? Onde está aquele que os guiou pelo fundo do mar e que levou os israelitas em segurança, como cavalos selvagens que não tropeçam?”.

 Voltando ao texto base desse comentário, observamos que Jesus chama dois seguidores, entretanto eles insistiam em não seguir, pois tinham desejos até justificáveis em seus corações. Releia comigo: (Lucas 9:59-62), E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: (59). Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus. Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.

Tenhamos portanto, muito cuidado, em abandonar aquilo que Deus, pela sua infinita misericórdia, nos deu (não merecíamos), por qualquer desejo de não prosseguir (voltando ao Egito – passado).

Deus é longânimo, misericordioso, entretanto, Deus é implacável aos que murmuram, e aos que recuam, na lembrança da vida do passado. Pois o Senhor, o seu Deus, é o Deus dos deuses e o Soberano dos soberanos, o grande Deus, poderoso e temível, que não age com parcialidade nem aceita suborno. (Deut. 10:17); Portanto, já que estamos herdando um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, desse modo, adoremos a Deus, com uma atitude aceitável, com toda a reverência e temor, 29porque o nosso “Deus é fogo consumidor!” (Heb. 12:28-29). E aconteceu que, por estarem passando por muitas dificuldades, os israelitas começaram a se queixar a Deus, Yahweh. Assim que o SENHOR ouviu suas reclamações, ficou irado e fez cair fogo sobre eles. O fogo ardeu de súbito entre eles e destruiu uma ponta do acampamento (Num. 11:1).

·         Não brinque com Deus; de Deus não se zomba Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear isso também colherá (Gálatas 6:7).

·         O erro (recuo) proposital, não resta qualquer sacrifício que o livre. Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados, mas uma horrível expectativa de juízo e fogo ardente prestes a consumir todos os inimigos de Deus. (Hebreus 10:26,27). …

Pedro escreve: (II Pedro 2:20-22). Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.

 Tomemos cuidado, amados; É perigoso recuar; o tempo está cumprido, e “JESUS ESTÁ VOLTANDO. Está escrito.

                        Apenas Servo: João Marcos Ferreira 27/01/2021



Nenhum comentário:

Postar um comentário