terça-feira, 14 de setembro de 2021

JESUS, NOSSO REI ETERNO. = (Salmo 110:1-7).

 

Leitura. (Salmos 110:1-7). Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. O Senhor enviará o cetro da tua fortaleza desde Sião, dizendo: Domina no meio dos teus inimigos. O teu povo será mui voluntário no dia do teu poder; nos ornamentos de santidade, desde a madre da alva, tu tens o orvalho da tua mocidade. Jurou o Senhor, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque. O Senhor, à tua direita, ferirá os reis no dia da sua ira. Julgará entre os gentios; tudo encherá de corpos mortos; ferirá os cabeças de muitos países. Beberá do ribeiro no caminho, por isso exaltará a cabeça.

O Salmo 110 é um louvor messiânico, que foi citado 5 vezes no Novo Testamento, veja: (Mat. 22:42-44), (Mc. 12:36-37); (Lc. 20:42-44); (Atos 2:14-36); (Hebreus 1:13), e apresenta Jesus Cristo como Rei, Juiz e Sacerdote.

Este Salmo também contém profecias e várias promessas de vitória, que foram cumpridas pela primeira vez na ressurreição e ascensão de Jesus, enquanto o completo cumprimento virá no final do grande conflito entre o bem e o mal e a vitória final do Cordeiro.

No livro de Atos dos apóstolos, Pedro, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: (Atos 2:14-36). Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras ... Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas. De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis. Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, ... Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, Até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés. Saiba pois com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.

 Aos olhos humanos, Isaias declara: (Isaías 53:2,3) Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Diante de Pilatos, ao ser interrogado, Jesus satisfaz a curiosidade de Pilatos, e: declara “Ser o Rei dos Judeus”. (Marcos 15:2). (João 18:33-37). Então Pilatos o interrogou: “És tu o rei dos judeus?” Ao que Jesus lhe replicou: “Tu o dizes”. Pilatos, então, ao permitir a crucificação, colocando uma “coroa de espinho sobre sua cabeça”, mandou escrever, um título, no cimo da cruz, dizendo: (João 19:19). Jesus Nazareno, o Rei dos Judeus.

Depois de ressurreto, Jesus apenas Jesus, e apenas Jesus, foi concedido todo o poder e a autoridade no Céu e na terra, e, “até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés” (v. 1, ARA). Jesus declarou a ter recebido do Pai, antes de enviar seus discípulos, dizendo: (Mateus 28:18,19). É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Pedro conclui: (I Pedro 3:22). O qual está à destra de Deus, tendo subido ao céu, havendo-se lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências (Grifo nosso).

 Aquele menino que nasceu numa manjedoura, cresceu numa carpintaria e morreu numa cruz, venceu a morte. Ele está assentado à destra de Deus como regente do universo e voltará para julgar as nações. Ele já foi designado Juiz de vivos e de mortos. Todos terão que comparecer perante ele no dia do juízo. Naquele dia, Jesus não será mais o Advogado, mas o Juiz. “Há de julgar o mundo... por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos” (At 17.31).

  Seu julgamento será final. Ninguém poderá escapar de seu julgamento. Grandes e pequenos, ricos e pobres, sábios e ignorantes, religiosos e ateus, todos, sem exceção, terão de comparecer perante o seu tribunal para dar contas de sua vida. Então, os livros serão abertos e todos serão julgados segundo as suas obras. Suas palavras, obras, omissões e pensamentos testemunharão contra você. Naquele julgamento não haverá desculpas. Os culpados cobrirão o rosto de vexame e as línguas mais eloquentes se calarão. Então, outro livro será aberto, o livro da vida. Se o seu nome estiver neste livro, você não sofrerá condenação, mas entrará no gozo de Deus, na bem-aventurança eterna! Porém, aquele que não tiver o seu nome escrito no Livro da Vida, será atirado no fogo eterno. Jesus, avisou: (Mateus 25:41,46). Mas o Rei ordenará aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos! Apartai-vos de mim. Ide para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos. …

 Volte-se para Jesus o eterno Salvador de nossas almas. Escute o alerta: (Apoc.  2:7). Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus. Disse ainda, Jesus: (Apocalipse 22:12-14). E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro. Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.

 Maranata – Ora vem Senhor Jesus. Amem. Pastor João Marcos Ferreira. 13/09/2021



Nenhum comentário:

Postar um comentário