quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Igrejas pintadas de preto, com seus Palcos em lugar de altar, iluminados com holofotes de luzes coloridas, contradição aos templos mencionados nas Escrituras.

 

Essa notícia é pública, ... Está na Net, inclusive o vídeo. Entrevista de André Valadão no The Noite. André Valadão, líder da Igreja Batista de Lagoinha, foi o entrevistado do The Noite na madrugada da última terça-feira. Publicado, por Primeira Mão (artigo) e Sabrina Hamann Rocha (vídeo) - Atualizado 31 de julho de 2018 15:02.

O Pastor Fundador da Sexta Igreja Batista de Belo Horizonte foi o Pr José Rego do Nascimento; entretanto, a família Valadão, há anos está a frente Igreja Batista da Lagoinha em Belo Horizonte.

Na entrevista, André conta como aproveitou as férias do pai para pintar a igreja de preto. Pintou a igreja de preto? Ele conta que quebrou o altar da igreja e construiu um palco no meio da Igreja. Quando o pastor Marcio Valadão (Pai de André), voltou das férias, teria amado as mudanças. A explicação para a cor preta, ele esclareceu que é uma tendência, teatros são assim, auditórios são escuros, isso tende a prender a atenção do interlocutor e prender o foco apenas no palco. (Grifo é nosso). Resumindo: Quebrou o altar e construiu um palco; quanto a com negra, é porque os teatros e auditórios são assim, para prender o foco no palco.

À Luz da Palavra de Deus, nunca, em tempo algum, foi anunciado a escuridão, como ambiente em que devemos estar; encontramos muitas citações bíblicas, nos convidando para estar na LUZ, porque as trevas nada mais é que a ausência de luz. Trevas é escuridão total, falta de orientação e perdição. Quem anda em trevas anda sem direção, pois não tem uma fonte de luz para se guiar. Quem aceita a Cristo anda na luz e passa a refletir a Sua luz. Por isso, a importância do nosso testemunho para iluminar este mundo tão sombrio.

 Jesus Falou ao povo: (João 8:12) "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida".  Jesus, contou uma Parábola: (Mat. 25:1-13) ... Eram 10 virgens que esperavam o Noivo. As cinco noivas prudentes pegaram suas lamparinas, colocaram óleo (combustível que mantém o fogo aceso), e ainda levaram mais um pouco de óleo em outra vasilha como reserva. As outras cinco noivas imprudentes pegaram suas lamparinas cheias de óleo mas não levaram um pouco mais como reserva; foi anunciado a chegada do noivo, mas elas não entraram, porque suas lamparinas se apagavam... Jesus disse ainda: (Mateus 5:14-16). Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

Entendeu? Resplandeça a vossa luz diante dos homens... (Lucas 12:35). Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas as vossas candeias.

 Na Bíblia, o termo lâmpada ou luz possui dois sentidos: o primeiro tem o significado concreto, isto é, lâmpada ou lamparina como instrumento de barro, usado para iluminar a casa. ... Para os cristãos, (I Reis 11:36), deve ser lido à luz de (João 8:12): "Eu sou a luz do mundo"; conferir (Mt 4:16); (Lc 2:32); Jó 3:19). Vamos conferir: (I Reis 11:36). E a seu filho darei uma tribo; para que Davi, meu servo, sempre tenha uma lâmpada diante de mim em Jerusalém, a cidade que escolhi para pôr ali o meu nome.  (João 8:12) "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida".  (Mateus 4:16). O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou. (Lucas 2:32). Luz para iluminar as nações, E para glória de teu povo Israel. (João 3:19). E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.

 Paulo aconselha e interroga: (II Coríntios 6:14,15). Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? (Grifo nosso).

 A cor preta, usada em ambientes como teatros, cinemas e casas de shows serve para que as pessoas direcionem o foco de seu olhar e de sua atenção para o palco, e não se distraiam com alguém passando ao seu lado nem com pessoas mal vestidas ou bem vestidas com roupas coloridas. Seu foco está no palco! Na tela do cinema. Assim, ninguém dispersa o olhar! Isso acontece também nos templos pintados de preto, com uma diferença: Nos templos e salões de reuniões da igreja a cor preta serve para destacar o palco em que o pastor, o dirigente do culto e os músicos, os dançarinos, são vistos com suas calças rasgadas e coladas, suas camisas atraentes, tatuagens. Brincos e colares, o que traz implícita a ideia de se estar em um show.

 Argumentando à luz da Bíblia, sobre a cor preta, poderíamos citar passagens em que Jesus fala de trevas e da noite, sempre com um sentido negativo.

Até mesmo Paulo falou da questão da noite como algo negativo; Porque trevas falam de coisas ocultas, por isso, Lucas, quando registra que na reunião dos irmãos havia muitas “lâmpadas no cenáculo” (At 20.7,8) ... E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite. E havia muitas luzes no cenáculo onde estavam juntos. Lucas está dizendo a Teófilo, a quem dirigia o livro, de que aqueles irmãos não estavam se reunindo secretamente, e não infringiam a lei romana que proibia reuniões em lugares secretos, e sim, que podiam ser vistos pela guarda romana da cidade.

 É óbvio, que alguns da teologia “moderna”, ou mais bíblicos e espirituais podem querer afirmar que Deus mora nas trevas e que faz das trevas seu esconderijo, como afirmam vários versículos dos Salmos. Alguns usarão a declaração de Salomão que afirmou: “o Senhor declarou que habitaria em trevas espessas!” I1 Reis 8.12). E habita, realmente em trevas, porque Salomão se referia ao fato de que a nuvem que cobria o monte Sinai e a arca da aliança com os querubins era escura, negra, e encobria a presença de Deus para que o homem não morresse. A pergunta que faço é: Hoje, a cor escura encobre o quê? Estará encobrindo a presença de Deus para que o homem seja visto, em suas apresentações?

Cuidado com a semelhança com casa de shows, boates, teatros! Paulo adverte: (I Tes. 5:21,22). Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal. Jamais poderemos ter comunhão com trevas; lembre-se que somos LUZ. Escute a orientação: (II Coríntios 6:14,15). Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?

Fuja desse evangelho “anátema”. Paulo alerta aos Gálatas: (Gálatas 1:8,9). Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.

Significado de anátema: (s.m). Sentença de maldição que expulsa da Igreja; excomunhão. "proferiu-se por fim o a. contra o herege"; reprovação enérgica; condenação, repreensão, maldição, execração. "lançar o a. sobre o inimigo".

 Cuidado amados; a grande Babilônia está se erguendo, e a recomendação está contida em: (Apocalipse 18:4). E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.

Embora haja recomendação Bíblica, (Hebreus 3:12-14), não me proponho aqui a exortar a ninguém; apenas estou mostrando a Soberana Palavra de Deus, que é “apta” para tal. Veja: 21 (vinte e uma) citações na Palavra de Deus. (II Tim.3:16,17). Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

 Referências: (Romanos 15:4); (Heb. 4:12); (II Pedro 1:19-21).

Porque tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.

 Que o Senhor Jesus te esclareça.


Pr. João Marcos Ferreira 02/09/2021 - Teólogo; Jornalista; Administrador; Psicanalista clínico...

Nenhum comentário:

Postar um comentário