terça-feira, 12 de abril de 2022

NÃO DUVIDE, NÃO BANALIZE; TÃO SOMENTE CREIA, E GUARDE A PALAVRA.

Deus é inescrutável (Sin. Inacessível, indecifrável; inexplicável) - Não podemos, com toda a nossa destreza conhecer o Deus infinito. Ele está muito, muito além de nossa compreensão humana. Jó pergunta e responde: (Jó 11:7-10) Porventura alcançarás os caminhos de Deus, ou chegarás à perfeição do Todo-Poderoso? Como as alturas dos céus é a sua sabedoria; que poderás tu fazer? É mais profunda do que o inferno, que poderás tu saber? Mais comprida é a sua medida do que a terra, e mais larga do que o mar. Se ele passar, aprisionar, ou chamar a juízo, quem o impedirá? Em Deus, está o manancial da vida. (Salmos 36:9) Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz. Está escrito: (Romanos 11:33-36) Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Por que quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

 Está escrito: (Números 23:19). Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? (Salmos 119:89-93) Para sempre, ó Senhor, a tua palavra permanece no céu. A tua fidelidade dura de geração em geração; tu firmaste a terra, e ela permanece firme. Eles continuam até ao dia de hoje, segundo as tuas ordenações; porque todos são teus servos. Se a tua lei não fora toda a minha recreação, há muito que pereceria na minha aflição. Nunca me esquecerei dos teus preceitos; pois por eles me tens vivificado.

 - Palavras do Senhor que veio através de Jeremias: (Jeremias 1:11,12). Ainda veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira. E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la.

 - Palavras do Senhor que veio através de Isaias: (Isaías 55:10,11). Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. Com tudo o que acabamos de ver, devemos ter muito cuidado, ao querer afirmar alguma coisa, sem antes consultar a soberana Palavra de Deus. A Palavra de Deus é eterna, e foi dada ao homem, para ser o absoluto, o supremo, o competente, o infalível e imutável padrão de fé e prática.

 Certamente já vimos pregadores que “banalizam” a supremacia de Deus, quando ousam dizer: “Eu determino; Eu declaro; Eu faço”. Dizem ainda: Deus hoje “vai” fazer. Podemos falar assim? NÂO. Está escrito que “Deus é que sabe os planos a nosso respeito (Jer.29:11); Os caminhos e os pensamentos de Deus, não são os meus (Is.55:8,9). O que devo afirmar, é que que “Deus Pode Fazer”. Jó declara: (Jó 42:1-6) Então respondeu Jó ao SENHOR, dizendo: Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia. Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.

 Está escrito: Quando Deus determinou o “cativeiro babilônico”, Deus disse a Jeremias que seriam de setenta (70) anos. Jeremias apiedou-se do povo e orou a Deus, e obteve a seguinte resposta: (Jer. 7:15,16) E lançar-vos-ei de diante de minha face, como lancei a todos os vossos irmãos, a toda a geração de Efraim. Tu, pois, não ores por este povo, nem levantes por ele clamor ou oração, nem me supliques, porque eu não te ouvirei. (Jer. 11:14) Tu, pois, não ores por este povo, nem levantes por ele clamor nem oração; porque não os ouvirei no tempo em que eles clamarem a mim, por causa do seu mal. (Jer. 14:11,12) Disse-me mais o Senhor: Não rogues por este povo para seu bem. Quando jejuarem, não ouvirei o seu clamor, e quando oferecerem holocaustos e ofertas de alimentos, não me agradarei deles; antes eu os consumirei pela espada, e pela fome e pela peste. Acrescentou Deus: (Jer. 15:1) Disse-me, porém, o SENHOR: Ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim, não estaria a minha alma com este povo; lança-os de diante da minha face, e saiam.

 Jeremias, sem mais palavras, pede a Deus, recordação do seu comparecimento (Jeremias 18:20) Porventura se pagará o bem com o mal? Todavia eles cavaram uma armadilha para me apanhar. Recorda-te de que compareci diante de ti para rogar em favor dessa gente, a fim de desviar deles a tua cólera. Então Jeremias, profetiza, o que Deus mandou dizer: (Jeremias 25:1-38) ... (9-13) Eis que eu enviarei, e tomarei a todas as famílias do norte, diz o SENHOR, como também a Nabucodonosor, rei de babilônia, meu servo, e os trarei sobre esta terra, e sobre os seus moradores, e sobre todas estas nações em redor, e os destruirei totalmente, e farei que sejam objeto de espanto, e de assobio, e de perpétuas desolações. E farei desaparecer dentre eles a voz de gozo, e a voz de alegria, a voz do esposo, e a voz da esposa, como também o som das mós, e a luz do candeeiro. E toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto; e estas nações servirão ao rei de babilônia setenta anos. Acontecerá, porém, que, quando se cumprirem os setenta anos, visitarei o rei de babilônia, e esta nação, diz o SENHOR, castigando a sua iniquidade, e a da terra dos caldeus; farei deles ruínas perpétuas. E trarei sobre aquela terra todas as minhas palavras, que disse contra ela, a saber, tudo quanto está escrito neste livro, que profetizou Jeremias contra todas estas nações...

Devemos ter muito cuidado com a imposição de mãos, e, até quando orarmos a Deus por alguém, não devemos prometer que Deus vai fazer; Devemos dizer: “Deus pode fazer, se for da sua soberana vontade”.  Se Deus estiver provando ou castigando a Deus, (Deut. 8:5); (Apoc. 3:19) Ele não vai ouvir, até que se cumpra o tempo de seu propósito. Deus castiga e repreende a quem ama (Rom. 12:2). A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável Todo castigo e/ou provação de Deus, “tem o tempo determinado (Ecl.3:1-8) Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; ... tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; ... tempo de guerra e tempo de paz. Deus mesmo, é que estabeleceu o tempo de escravidão para “seu povo”.  A). Cativeiro no Egito = 430 anos; (Gênesis 15:13); (Gálatas 3:16 e 17). Deus, estabeleceu ainda, quarenta (40) anos no deserto (Êx. 16:35). (Deut. 2:7); (8:2)

B). Cativeiro na Babilônia = 70 anos. (Jer. 25:8-14); (Jer 29:4-14). Foi Deus quem deportou o seu povo para a escravidão na Babilônia. Leia: (V.4). Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os exilados que eu deportei de Jerusalém para a Babilônia:

Estás sendo provado? Agradeça a Deus, isso, é porque você é Filho dele. (Deut. 8:5,6). Sabe, pois, no teu coração, que, como um homem disciplina a seu filho, assim te disciplina o Senhor, teu Deus. Guarda os mandamentos do Senhor, teu Deus, para andares nos seus caminhos e o temeres; (Ap. 3:19). Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.

 Não murmure; Os murmuradores, não entraram em Canaã (Núm. 14:26-15:41); Essa Palavra é fiel. (II Tim.3:16,17) Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. (Mateus 24:35). Disse Jesus: Passará o Céu e a terra, mas as minha palavras, permanecerão para sempre;

Não negue a Palavra de Deus. (Apocalipse 3:6-8). Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá: Conheço as tuas obras; eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar; que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. (Grifo nosso).

 Deus nos ajude. Pastor e Servo João Marcos Ferreira 12/04/2022



Nenhum comentário:

Postar um comentário