sexta-feira, 8 de abril de 2022

“TEMPOS TRABALHOSOS”; TEMPOS DIFÍCEIS”

 

(II Timóteo 3:1-5) Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. Observe: Amantes de Sí, mesmos; orgulhosos; com aparência de piedade...

(II Timóteo 4:3-5) Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.

Isso chama-se “Egolatria” (sf). Adoração de si próprio; amor excessivo que alguém tem por si próprio; exaltação exagerada das próprias qualidades; egotismo. 

À Luz da Bíblia, o “ego” será responsável pelo afastamento do homem e do Pai. O primeiro efeito desse mal começa em acreditar que somos mais importantes do que as outras pessoas. O homem se distancia de Deus, quando se considera o centro das atenções, onde sua imagem tem que estar associada q todos os eventos.

Jesus ensinou em um momento em que entre eles contenda, sobre qual deles parecia ser o maior. (Lucas 22:24-30) E ele lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados benfeitores. Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve. Pois qual é maior: quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve. E vós sois os que tendes permanecido comigo nas minhas tentações. E eu vos destino o reino, como meu Pai mo destinou, Para que comais e bebais à minha mesa no meu reino, e vos assenteis sobre tronos, julgando as doze tribos de Israel. Observe ainda: (João 6:38) Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. (Marcos 10:18) Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? ninguém é bom, senão um que é Deus. Jesus não teve por usurpação ser o filho de Deus,

Paulo diz: (Filipenses 2:5-8) De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.

As Consequências do Ego: O primeiro a sofrer as consequências do ego, foi Lúcifer que o transformou em um anjo caído.  O pecado de Lúcifer foi ter deixado sua beleza e sua alta posição na hierarquia celeste subirem à cabeça. Orgulhoso, ele decidiu que queria construir seu trono acima de Deus, conseguindo convencer um terço dos anjos. Lúcifer foi orgulhoso, egoísta e presunçoso - que ou aquele que se supõe melhor, mais bonito, superior, mais inteligente, mais capaz etc., que os demais; presumido, vaidoso, presuntuoso; “ególatra”. (Adj). Diz-se da pessoa que é excessivamente egocêntrica; que idolatra a Si; eu; eu sou o principal; eu sou o presidente; eu quero e mando.

Uma pessoa ególatra: é uma pessoa que muitas vezes, por um cargo que ostenta, se auto define como acima dos demais; Egolatria não é apenas pensar em si mesmo de forma elevada; neste sentido; significa que o tal, não adora a Deus, de todo o coração, o coração está dividido com outros ídolos e por vezes somos nós mesmos, esse ídolo. Deus não aceita. Está escrito: (Deut. 6:4-9) Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.). Jesus respondeu ao Dr da Lei: (Lucas 10:26-28) Que está escrito na lei? Como lês? E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás. (Lucas 10:26-28).

Observe a conotação: Todo o teu coração; toda a tua alma; todas as tuas forças; todo o teu entendimento. Resta a entender, que Deus não aceita divisão ou poderio. Está escrito: (Isaías 42:8) Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.

Quando a verdade de Deus é abandonada pela mentira, então vira idolatria. O que é o ídolo? Nada. Está escrito: (Isaías 44:9-11) Todos os artífices de imagens de escultura são vaidade, e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas próprias testemunhas, nada vêem nem entendem para que sejam envergonhados. Quem forma um deus, e funde uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo? Eis que todos os seus companheiros ficarão confundidos, pois os mesmos artífices não passam de homens

Hoje, com a multiplicação da ciência (Daniel 12:4), na sua maioria, os ídolos não mais são fabricados pelas mãos do “artífice” em madeira ou fundição em ouro ou outros metais; “os ídolos de hoje, são fabricados pelas mídias sociais”: whatsapp, instagram, youtube, Adobe Photoshop. Observe que os ególatras buscam peritos em mídias, para que seu “nome e imagem” estejam destacados, em todos os eventos, onde forem promovidos por liderados, na maioria, com um sorriso nos lábios.

Muito cuidado! Não deixe que as maravilhas da tecnologia roubem de sua vida e de sua família a tranquilidade, paz e segurança. Está escrito: (Deuteronômio 4:16) Para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou mulher; (Deuteronômio 5:7,8) Não terás outros deuses diante de mim; Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; ref. (Êxodo 20:3,4); (Levítico. 26:1).

Estejamos, portanto: 1) - Em posição de Alerta. (Efésios 5:10-17) Aprovando o que é agradável ao Senhor. E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe. Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta. Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor; 2) - Revestidos das Armaduras de Deus (Ef. 6:11-19) Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes...

Cuidado! O Deus que exalta é o mesmo que abate:  Lúcifer era perfeito, sábio, belo e formoso, de vívido resplendor e reluzente mas Deus o expulsou do Céu (Ez. 28:15-19).  Deus abateu a Eli e seus filhos (I Samuel 2). Deus Abateu a Saul - (I Samuel 13-15); Deus ungiu a Ciro, com o propósito libertar da Babilônia os cativos de Israel (Isaias 45). Deus é Deus; ninguém o impede (Isaias 43:13)

Tenhamos cuidado, onde estamos e a quem estamos dando ouvidos.  

Está escrito: (Efésios 5:6-13) Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais seus companheiros. Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade); Aprovando o que é agradável ao Senhor. E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe. Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta. Deus tenha misericórdia de nós.

Não estou preocupado em agradar a homens, mas a Deus e sua palavra (Atos 5:29); (Gal 1:10).

Está Escrito: Bíblia e somente Bíblia (26 citações). Servo João Marcos Ferreira 08/04/2022



Nenhum comentário:

Postar um comentário