quarta-feira, 20 de abril de 2022

CONGREGAÇÃO PINTADA DE PRETO (SEM LUZ, NA HORA DA PREGAÇÃO DA PALAVRA) ; APENAS O PALCO ILUMINADO.

 (Isaias 53:1); (João 12:45-50)... Quem deu crédito a nossa pregação???

LUZ – Significado, e as situações que a encontramos nas Sagradas Escrituras.

A). Significa: Claridade; luminosidade (Gênesis 1:3-5). E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.

B). Figuradamente refere-se a Deus (Salmos 104:1,2); ... Ele cobre-se de Luz, como de uma veste...

C). Refere-se a Jesus; “a Vida”: (João 1:1-9). No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele. Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz. Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.

D) Refere-se a Palavra de Deus (Salmos 119:105) - Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

E). Refere-se aos discípulos de Jesus (Mateus 5:13-16). Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

Não habitaremos em trevas (escuridão). Disse Jesus: (João 8:12). Falando novamente ao povo, Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”. (Mateus 4:16) o povo que estava sentado em trevas viu uma grande luz; sim, aos que estavam sentados na região da sombra da morte, a estes a luz raiou.

É PRECISO ENTENDER QUE DEVEMOS SER IMITADORES DE CRISTO. “SENDO LUZ, E, FALANDO A VERDADE”.

1). (Efésios 5: 1,2): “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados. E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave”

2). (I Coríntios 11:1) "Sejam meus imitadores, como eu o sou de Cristo”; Mas será possível ser um imitador de Cristo? (Gênesis 1:26); Deus nos fez à Sua imagem e semelhança, e assim, podemos imitá-lo porque o Espírito Santo é que nos transforma. Se estamos em Cristo, o Espírito Santo que habita em nós será capaz de nos moldar, a cada dia nos tornar semelhante a Ele; Imitadores de Cristo. O Espírito Santo é o agente transformador que nos tornará imitador do Pai em espírito em verdade.

3). (Filipenses 2:14-16). Fazei tudo sem murmurações nem contendas, para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo, preservando a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, eu me glorie de que não corri em vão, nem me esforcei inutilmente.

O que está escrito, sobre viver em trevas, ou até mesmo, ter comunhão com trevas?

Está escrito: (II Cor. 6:14,15). Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? (Efésios 5:8). Pois, no passado éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Assim, andai como filhos da luz, (I Tes. 5:4,5). Entretanto, vós irmãos, não estais vivendo nas trevas, para que esse Dia, como se fosse um ladrão, vos ataque de surpresa; (I João 1:5-7). E a mensagem que dele ouvimos e vos pregamos é esta: Deus é luz; nele não existe a mínima sombra de treva.

PALAVRAS DO PRÓPRIO JESUS: (Lucas 11:33-36). E ninguém, acendendo uma candeia, a põe em oculto, nem debaixo do alqueire, mas no velador, para que os que entram vejam a luz. A candeia do corpo é o olho. Sendo, pois, o teu olho simples, também todo o teu corpo será luminoso; mas, se for mau, também o teu corpo será tenebroso. Vê, pois, que a luz que em ti há não sejam trevas. Se, pois, todo o teu corpo é luminoso, não tendo em trevas parte alguma, todo será luminoso, como quando a candeia te ilumina com o seu resplendor. (João 8:12); Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida"; (João 12:46) - Eu vim como luz para o mundo; a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.

Igualmente, também falou o Senhor Deus: (Levítico 24:1-4). E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Ordena aos filhos de Israel que te tragam azeite de oliveira, puro, batido, para a luminária, para manter as lâmpadas acesas continuamente. Arão as porá em ordem perante o Senhor continuamente, desde a tarde até à manhã, fora do véu do testemunho, na tenda da congregação; estatuto perpétuo é pelas vossas gerações. Sobre o candelabro de ouro puro porá em ordem as lâmpadas perante o Senhor continuamente. Leia também em (Êxodo 27:20,21). Regras: O fogo não poderia se apagar sobre o altar, nem a lâmpada apaga-se dentro da Casa de Deus. Um sacerdote tinha duas tarefas diárias que não podiam ser esquecidas: manter aceso o fogo sobre o altar (Levítico 6.12,13) e as lâmpadas do candelabro sempre acessas dentro da tenda durante todo o dia para ministração (Êxodo 27.20,21). A luz não podia ser apagada em momento algum.

Hoje, vemos: a gloria do homem, sendo encenada, enquanto a gloria de Deus, é ofuscada. Muito lamentável que muitas Igrejas passaram a adotar em seus templos, a escuridão no seio da Igreja e o “palco iluminado” – Luz de palco, iluminação cênica ou iluminação teatral é o sistema de luzes que desempenha, no palco, diversas funções de efeito artístico, onde o “foco” são os artistas (cantores, dançarinos e pregadores), desvirtuando o principal objetivo do “Culto”, que é o ajuntamento de irmãos, para a “adoração a Deus”. Dessa forma, a glória que seria para Deus, é direcionada para o que se apresenta no palco; assemelha-se aos cinemas; boates; casas de shows. (Aparência do mal). (I Tes.5:22) ... “livrai-vos de toda”...

 “Igrejas preocupadas com a arte da gloria que se vê” (dançarinos bem paramentados, cantores bem afinados, pregadores bem vestidos, estilizados; alguns tatuados; outros com piercing; todos, aparentes a seu próprio modo. Conformados com o mundo (Rom.12:1,2).      

Gloria aparente? Para quem devemos atentar? Paulo orienta: (II Coríntios 4:18). Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas. Agradar a Deus ou aos espectadores? Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? (Gálatas 1:10,11) Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo. Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. Referências. (I Tes. 2:4); (Tiago4:4).

 Seus Líderes, pagarão muito caro, pois Jesus disse: (Mateus 18:6,7). Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e se submergisse na profundeza do mar. Ai do mundo, por causa dos tropeços! pois é inevitável que venham; mas ai do homem por quem o tropeço vier!  Está escrito, denominando como: evangelho anátema (reprovado; condenado, maldito, execrado)”. = Está escrito: (Gálatas 1:8,9). Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. Veja (I Cor. 10:32,33); Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus. Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar.

Sabemos que a Verdade, dói, para os que vivem um evangelho de satisfação pessoal, promocional, pessoais (famas, prosperidades, e até estabilidade financeira), e, buscam através de novidades e costumes de alguns (vãs filosofias de homens). O pior, é que com suas filosofias, fazem muitos se desviarem da Sã Doutrina. Jesus avisou: (Marcos 13:13). E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo.

Ainda há tempo, para mudança. Recomendações do Ap. Paulo: (Rom. 12:1,2). Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.  (I Tes. 5:22). Abstende-vos de toda a aparência do mal. Recomendação de Pedro: (Atos 2:38-44). E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. (como ter comunhão, se não nos vemos um ao outro?  Como ver, em meio à escuridão? 

SÓ BÍBLIA = 35 CITAÇÕES.

 Deus nos ajude. João Marcos Ferreira – Servo; absolutamente, servo. 19/04/2022





Nenhum comentário:

Postar um comentário