Hoje acordei com
essas interrogações, vendo tanto “comodismo”, tanta “conivência”? Não será isso
medo? Omissão para não perder status? Negligência com a Obra de Deus,
preferindo o homem? Será que Deus não traduz isso como NEGLIGENCIA? Afinal: NÃO
SOMOS MAIS PROTESTANTES CONTRA O PECADO? A Igreja agora aceita tudo, desde que
venha de uma Liderança?
Vejamos o que está
escrito na Palavra de Deus:
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O Negligente na sua Obra é Irmão do
desperdiçador... (Provérbios 18:9)... Também o negligente na sua obra é irmão
do desperdiçador – (Almeida Revista e Corrigida).
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João Batista teve coragem de Protestar contra o
Rei Herodes e sua situação matrimonial ilícita, pagando com sua vida (Marcos
6:14-29)...
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Paulo escreveu cartas Protestando contra o
pedado e a corrupção e enfrentou terríveis perseguições, sofrimentos, a ponto
de suplicar a Timóteo que sofresse com ele as aflições do Evangelho; (II Tim.2:3);
até um mensageiro de satanaz foi enviado para o atormentar, e orando Deus não
atendeu, mas disse... a minha graça te basta pois o meu poder se aperfeiçoa na
fraqueza. (II Cor.12:9). Acontece que hoje ninguém que a PERFEIÇÃO DO PODER DE
DEUS... NINGUÉM QUER ESTAR NA FRAQUEZA. TODOS QUEREM ESTAR FORTALECIDOS E RICOS. (Lamentável).
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Pedro protestou contra o pecado e a corrupção e
foi crucificado de cabeça para baixo. Disse isso para indicar com que espécie
de morte Pedro daria glória a Deus. “Tendo falado assim, disse-lhe: segue-me”.
(Jo 21:18-23). Nesta passagem Jesus profetizou de que maneira Pedro haveria de
morrer, seria o martírio semelhante a ele, para glorificar a Deus. Isto é,
crucificado.
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Tiago não atende ao pedido dos Escribas e
Fariseus, os escribas e fariseus estavam muito incitados contra ele. Todo o
povo, diziam eles, iriam acreditar em Cristo se continuasse assim. Por isso,
foram até Tiago e disseram: "Te pedimos que pare as pessoas, pois se
desviaram após Jesus como se Ele fosse o Cristo; Para convencer a todos os que
vêm para a Páscoa a respeito de Jesus. Persuada o povo para que não se desviem
para Jesus; para que todo o povo, e para que todos nós dê ouvidos a ti.
Estejas, portanto, sobre o pináculo do templo para que estejas visível, e para
que as tuas palavras possam ser ouvidas por todo o povo; para todas as tribos e
até mesmo aos gentios que estiverem reunidos para a Páscoa." Tiago, no
entanto, em vez de dizer o que lhe foi pedido, proclamou em alta voz aos
ouvidos de todo o povo que Jesus era o verdadeiro Messias, que ele acreditava
firmemente nEle, que Jesus estava agora no Céu à mão direita de Deus, e que ele
viria outra vez em poder e grande glória. Muitos foram convencidos por meio da
pregação de Tiago e deram glória a Deus, clamando: "Hosana ao Filho de
Davi". Quando os escribas e fariseus ouviram isto, disseram entre si:
"Nós erramos ao dar crédito a um tal testemunho de Jesus; subamos e joguemo-lo
para baixo, para que as pessoas fiquem aterrorizadas e não creiam nele." E
gritaram, dizendo: "até Tiago, o Justo, se extraviou", e atiraram-no
para baixo. Mas, como ele não morreu com a queda, começaram a apedrejá-lo, e
depois foi Decapitado por Herodes (Atos 12:2).
·
O apóstolo João protestou contra as elites e foi
exilado na Ilha de Patmos, recebendo quando exilado a revelação futura do apocalipse.
A tradição presente nos primeiros escritores cristãos (Clemente de Alexandria,
Origens, Vitorino de Petau, Eusébio de Cesareia) diz que João foi expulso e
exilado em Patmos. Contudo, antes da sua morte foi para Éfeso, onde, segundo
Poicates de Éfeso, foi sepultado. De acordo com a testemunhança de Tertuliano,
João sobreviveu a um atentado martírio (imersão em uma banheira de óleo
fervente) por ordem do imperador Domiciano. O ancião apóstolo teria resistido
tanto sem ser queimado que os carrascos, convencidos que fosse um mago
poderoso, o liberaram e o enviaram em exílio a Patmos, onde teria escrito o
Apocalipse de João.
Quando observamos
o Velho Testamento, observamos que a posição dos profetas não era questão de
adivinhação, ou de apenas oração, mas de olhar realista sobre o presente
distante do projeto do Pai e a certeza de que esse projeto divino confirmará a
esperança de felicidade do povo. O livro de Naum, como o livro de Jonas escrito
150 anos antes, trata das intenções de Deus para com Nínive, a cidade principal
do império assírio. Há, porém, uma diferença enorme entre estes dois livros.
Jonas levou uma mensagem que causou o arrependimento do povo de Nínive e,
consequentemente, resultou na misericórdia de Deus em poupar a cidade. Naum,
porém, transmitiu a sentença divina contra a cidade depravada, uma profecia
cumprida poucos anos depois.
Nos três capítulos
de Naum, encontramos estas mensagens principais: - (Cap.1) declara
a sentença contra Nínive. A primeira metade do capítulo afirma a justiça do
Deus que traz vingança contra seus inimigos, e os últimos versículos falam
especificamente do extermínio de Nínive nas mãos do Senhor. (Cap.2), descreve
este castigo e os preparos desesperados, mas fúteis, para defender a cidade
contra o furor de Deus. (Cap.3), frisa alguns dos motivos que levaram a este
julgamento. Entre os crimes citados estão a violência, as mentiras, o roubo, a
prostituição (muitas vezes usada pelos profetas como figura da idolatria) e a
feitiçaria. Deus deixa bem claro que nem alianças militares nem poder econômico
seriam suficientes para salvar esta nação. E os líderes, descritos como
príncipes, chefes, pastores e nobres, seriam incapazes de proteger a cidade
condenada.
O QUE VOCÊ É
AFINAL EM NOSSOS DIAS, ONDE A RESPONSABILIDADE É NOSSA? Omisso; Negligente;
Conivente, ou Atalaia/Sentinelas, Reparador de Brechas, Restaurador de veredas?
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Jesus ordenou: E, chegando-se Jesus, falou-lhes,
dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei
discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do
Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho
mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos
séculos. Amém. (Mateus 28:18-20)
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Paulo orientou: Conjuro-te, pois, diante de
Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua
vinda e no seu reino, Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo,
redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque
virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos
ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em
tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu
ministério. Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o
tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira,
guardei a fé. (II Timóteo 4:1-7).
Você é tímido e
medroso? Há uma ordem que Deus deu a Gideão para aclamar ao povo que estava com
ele na batalha contra os Midianitas, Amalequitas e Filhos do Oriente; quer
saber? ... Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for medroso
e tímido, volte, e retire-se apressadamente das montanhas de Gileade. Então
voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram. (Juízes 7:3).
Quer voltar atrás?
Retire-se apressadamente da Batalha. EU NÃO VOLTO. NÃO SOU TÍMIDO E NEM
COVARDE, E MUITO MENOS NEGLIGENTE.
Pastor João Marcos
Ferreira. 26/12/2017.