quinta-feira, 30 de novembro de 2017

NADA VALE A APARÊNCIA EXTERIOR, QUANDO O INTERIOR É TENEBROSO.

Jesus ensinava em certo lugar (Lc. 11), quando resolveu aceitar o convite de certo fariseu, para jantar em sua casa. Interessante que todos os passos e gestos de Jesus estavam sendo analisado pelos fariseus, a ponto de observarem que Jesus sentou a comer sem lavar-se, preocupados com a aparência e costumes. 
A realidade é: Jesus, certamente conhecendo os que o rodeavam, fez de propósito para que os mesmos exteriorizassem seus reais interesses, que não eram adorar a Jesus, ou até mesmo porque cressem em seus feitos, mas estavam como observadores. Vamos à leitura de alguns versículos narrados por Lucas: (Lucas 11: 33-40)... E ninguém, acendendo uma candeia, a põe em oculto, nem debaixo do alqueire, mas no velador, para que os que entram vejam a luz. A candeia do corpo é o olho. Sendo, pois, o teu olho simples, também todo o teu corpo será luminoso; mas, se for mau, também o teu corpo será tenebroso. Vê, pois, que a luz que em ti há não sejam trevas. Se, pois, todo o teu corpo é luminoso, não tendo em trevas parte alguma, todo será luminoso, como quando a candeia te ilumina com o seu resplendor. E, estando ele ainda falando, rogou-lhe um fariseu que fosse jantar com ele; e, entrando, assentou-se à mesa. Mas o fariseu admirou-se, vendo que não se lavara antes de jantar. E o Senhor lhe disse: Agora vós, os fariseus, limpais o exterior do copo e do prato; mas o vosso interior está cheio de rapina e maldade. Loucos! Quem fez o exterior não fez também o interior? (Grifo nosso).
Será que em nosso momento ou geração não ocorre o mesmo? Quantos estão preocupados e fazem campo doutrinário o que chamamos “usos e costumes” e se preocupam tanto com a aparência exterior, no entanto estão profundamente esquecidos com seu proceder interior, ávidos por poder e domínio que nem se dão conta que estão profundamente envolvidos, mesmo que de forma indireta com a corrupção, idolatria, peita e subornos.
Observe a seguinte questão: É ato de corrupção a promessa ou o recebimento de Cargo Publico por promessa de voto? Não seria isso uma Vantagem Ilícita?
Prescreve, o CP - Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940 - Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento: Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa, de quinhentos mil réis a dez contos de réis.

Será que precisamos observar se nossas atitudes condizem com nosso discurso? Verdade é que precisamos ter cuidado com o rebanho de Deus, admoestando, corrigindo. O ap. Paulo, escrevendo a Timóteo, diz: (II Tim. 4:1-5)... Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. (*Redarguir... Verbo transitivo direto, transitivo indireto e bitransitivo. Revidar dando uma resposta de modo argumentativo: redargui naquele caso, mostrando todos os pontos positivos daquela questão. *Exortar; verbo transitivo direto - Dar estímulos, incentivos; mostrar coragem para; incentivar. Dic. Bíblico. Significa proclamar de forma autêntica o Evangelho, transmitindo não uma doutrina, mas uma experiência concreta com todas as exigências éticas decorrentes da adesão de fé. *Repreender; verbo 1. Transitivo direto: admoestar energicamente; advertir, censurar).

Idolatria. O que é idolatria? A idolatria não é só a adoração de ídolos; A idolatria ofende a Deus; e “Tudo que toma o lugar de Deus em nossa vida é idolatria”. Porque pregar a Palavra? O Escritor aos Hebreus responde: (Hebreus 4:12,13)... Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.

Acontece que somos censurados, execrados e até apelidados de “acusadores” quando escrevemos ou falamos as verdades bíblicas. Preciso é entender que quando aplicamos de forma falada ou escrita a Palavra, essa mesma Palavra tanto aponta para frente, como para todos os lados, corrigindo a todos, inclusive o que fala ou escreve, e, dessa forma não estamos exercendo acusação, mas, simplesmente mostrando como devemos nos portar nesse mundo tenebroso, que pelos acontecimentos que presenciamos está pertinho do fim, e Jesus está às portas para levar um povo, Zeloso, Especial e de Boas Obras, conforme escreveu Tito: (Tito 2: 13,14,15)... Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo; O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras. Fala disto, e exorta e repreende com toda a autoridade. (Veja a repetição da expressão: Exorta e Repreende).

Deus nos abençoe para que sejamos exemplos dos fieis tanto no exterior como no interior, tendo cuidado de nós mesmos e da doutrina. (I Tim. 4:1-16)... Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. (I Timóteo 4: 16).
  


Pastor João Marcos Ferreira. JPA. 30-11-2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário