quarta-feira, 4 de junho de 2014

DEUS É MISERICORDIOSO MAS TAMBÉM É JUSTIÇA

“NÃO BRINQUE”. DEUS É MISERICORDIOSO MAS TAMBÉM É JUSTIÇA.
Da misericórdia de Deus muito se fala, mas pouco de Sua justiça. Abusa-se da misericórdia divina, para, assim, se continuar numa vida pecaminosa, apenas fazendo um propósito: Mais para o fim da vida farei uma confissão e Deus me perdoará. Mas, e se o fim da vida for amanhã? O inferno está cheio de bons propósitos, sendo esse pensamento do adversário de nossas almas que nos engana, incutindo-nos uma falsa ideia de misericórdia para ofendermos ainda mais a Deus e tornarmo-nos indignos de Seu perdão.
Tenhamos cuidado. Muitos se apegam às lamentações de Jeremias, quando afirma que as misericórdias de Deus não têm limites; fim... (Lam. 3:22-23). Faz-se preciso entender que “A misericórdia de Deus não tem limites, mas quem se recusa deliberadamente a acolher a misericórdia de Deus pelo arrependimento, rejeita o perdão de seus pecados e a salvação oferecida pelo Espírito Santo, semelhante endurecimento pode levar à perdição eterna. A rejeição obstinada da misericórdia divina é “pecado contra o Espírito Santo”, o único pecado para o qual não há perdão. Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha. Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. (Mateus 12:30-31)
"Pode ser que haja, até mesmo dentro das igrejas, alguém que se encontre com a alma carregada de pecados e que longe de pensar em se livrar deles pela confissão, não cessa de cometer novos pecados, se sobrecarregando ainda mais, certamente, abusando da misericórdia divina; não buscam entender a que fim nosso Deus tão bom deixa que este pecador viva, senão para que ele se converta e, por consequência, escape da desgraça de perder sua alma? Observe as severas censuras que o Apóstolo dirigiu ao povo judeu impenitente: Romanos 2:3 a 5)…Deste modo, quando tu, um simples ser humano, os julga e, todavia, praticas os mesmos atos, pensas que de alguma forma escaparás ao juízo de Deus? Ou, porventura, desprezas a imensa riqueza da bondade, tolerância e paciência, não percebendo que é a própria misericórdia de Deus que te conduz ao arrependimento? Entretanto, por causa da tua teimosia e do teu coração insensível e que não se arrepende, acumulas ira sobre ti no dia da ira de Deus, quando se revelará plenamente o seu justo julgamento. ….
Você precisa tomar cuidado. Você corre o risco de ser duramente castigado. O castigo do mundo é quando “Deus desiste de você”; e o deixa “andar na teimosia do seu coração”. Vamos ver esse assunto à luz da Bíblia. Salmo 81.12: “Mas o meu povo não quis ouvir a minha voz, pelo que eu os entreguei aos desejos dos seus corações, e andaram segundo os seus próprios conselhos”. Após o episódio do Bezerro de Ouro (Êx 32), Deus se cansa do Seu povo e não quer andar mais com ele. “Disse o SENHOR a Moisés: Vai, sobe daqui, tu e o povo que tiraste da terra do Egito, para a terra a respeito da qual jurei a Abraão, a Isaque e a Jacó, dizendo: à tua descendência a darei. Enviarei o Anjo adiante de ti; lançarei fora os cananeus, os amorreus, os heteus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus. Sobe para uma terra que mana leite e mel; eu não subirei no meio de ti, porque és povo de dura cerviz, para que te não consuma eu no caminho” (Êx 33.1 - 3). Deus diz a Moisés que cumprirá a promessa de dar ao povo a terra prometida, contudo, Ele não iria junto com o povo... Eu não subirei no meio de ti.
É quando Deus pune sua longa e consciente rebeldia, entregando-o à sua própria vontade. Está escrito: (Rom. 1.24 a 28) “Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos do seu coração, para a degradação do seu corpo entre si”... Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus (Bíblia, sua palavra), é quando não há mais freio e você não tem mais jeito, senão continuar a descer, cada vez mais até o desastre final.
Milhões e milhões de pessoas já estão nesse plano inclinado. Não siga o caminho deles. Não abuse da misericórdia de Deus. Não corra o risco da perdição eterna. Você não terá freio necessário para parar depois de iniciado o declive. Romanos 1.29 nos alerta: “Tornaram-se cheios de toda sorte de injustiça, maldade, ganância e depravação.” Nem poderá mais contar com a ajuda de Deus. Porque então, você estará debaixo do pior castigo do mundo? Está escrito (Rom. 1.32)... “Embora conheçam o justo decreto de Deus, de que as pessoas que praticam tais coisas merecem a morte, não somente continuam a praticá-las, mas também aprovam aqueles que a praticam”.
Observemos ainda a instrução do escritor aos Hebreus: (Heb. 3: 12-15)... Vede irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim. Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.
Tomemos cuidado... Jesus está voltando.

Pr. João Marcos Ferreira.

Fonte: Bíblia Sagrada; Estudos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário