quinta-feira, 29 de maio de 2014

Significado de: MISERICÓRDIA E GRAÇA . DOIS ATRIBUTOS DE DEUS.


Tema de hoje dia 29 de maio, no CULTO NO AR - Rádio forte FM - 99,9 - Macapá -Ap.

Significados: MISERICÓRDIA E GRAÇA . DOIS ATRIBUTOS DE DEUS.

Apesar de muitos entenderem os termos ‘graça’ e ‘misericórdia’ como sinônimos, eles possuem significados bem distintos. Ambas são encontradas no mesmo endereço: o trono da graça. Ora, se o trono é da graça, concluímos que esta tenha primazia sobre a misericórdia. Porém, para achar a graça, primeiro tem-se que obter a misericórdia. É como um protocolo. Para chegar ao rei (graça), é necessário agendar antes uma audiência com o Primeiro Ministro (misericórdia).

(Hebreus 4:16)... “Cheguemo-nos, pois, com confiança ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno.”

Falando na Misericórdia.

A palavra em latim é ‘misericordis’, que é a junção de duas outras palavras, miseri (miséria) e cordis (coração). Ter misericórdia é acolher em nosso coração alguém desprovido de qualquer recurso meritório. É pela misericórdia que Deus nos acolhe em Sua presença, apesar de não merecermos. Ou seja: Nossa vida está sempre por um fio! O fio da misericórdia divina. Ela é quem dá corda no relógio de nosso coração dia após dia. Cada vez que acordamos, devemos agradecer porque nosso contrato com a vida foi renovado, tendo como fiador a misericórdia.

A misericórdia de Deus está estritamente ligada à nossa punição, ou seja, é quando Deus não nos dá aquilo que merecemos de acordo com a palavra de Deus nós merecíamos a morte, pois esse é o salário do pecado (Rm 6:23). Mas Cristo por sua infinita misericórdia morreu para nos libertar do pecado (Jo 1.29). Consequentemente, Cristo ao morrer por nós nos livrou da morte garantindo-nos a vida eterna. Com isso em mente, todo dia que vivemos é um ato da misericórdia de Deus. Se Deus nos desse tudo o que merecemos, estaríamos condenados por toda a eternidade.

Um grande exemplo é quando observamos a história de Davi (2 Sm 11:1-17). Esse texto nos relata um grande pecado cometido por Davi, o mesmo era chamado pelo próprio Deus de: "homem segundo o meu coração". Agora vemos este homem cometendo um adultério e um homicídio. Quando seguimos adiante nessa história, vamos vendo que a ira de Deus se acendeu contra ele (2 Sm 12:1-6). Deus envia o profeta Natã para revelar a Davi o seu pecado, e nessa visita o Senhor se utiliza de uma parábola na intenção de que Davi revelasse a sua própria sentença (2 Sm 12:5). Ora, se o homem que faz mal a ovelha do próximo é digno de morte, o que dizer daquele que praticar tal mal ao seu semelhante? Era como se Deus estivesse dizendo a Davi: você merece morrer, mas a minha misericórdia te alcançou e por isso não morrerás (2 Sm 12:13).

Exclamou Jeremias em suas lamentações... As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;
Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. (Lamentações 3:22-23).

Falando na Graça.

Se por causa da misericórdia, estamos vivos, por causa da Sua graça nossa vida tem propósito. A graça de Deus se relaciona as dádivas que ele nos dá sem merecermos, continuando na linha da salvação vamos compreender que nós não éramos merecedores de obtermos a salvação, mas a graça de Deus nos salvou e por isso estamos libertos ( Ef 2:8). A melhor definição de Graça é favor imerecido de Deus, assim, mesmo sem qualquer merecimento, o Senhor nos dá a sua graça.
Deus tem toda graça em seu ser divino, em sua essência. Deus é pleno, completo de graça e favor. Sabemos que a graça é o favor de Deus aos homens, que não merecem de modo algum esta dádiva. Mas existe outro significado deste termo, que é bem claro neste texto, que a graça é a qualidade ou atributo do ser de Deus, isto quer dizer que Deus tem em si toda a graça, que é gracioso em essência e ação.

O apóstolo Pedro escreveu: “E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá”. (I Pe 5. 10).

Deus nos dá coisas boas que não merecemos e que nunca poderíamos ganhar por nós mesmos. Podemos usar como exemplo a história de Sansão, esse homem em questão além de desobedecer ao voto de nazireado, contou o seu segredo a Dalila, revelou que se a navalha passasse em seu cabelo acabaria com a sua força (Jz 16)... Dalila o fez dormir, chamou um homem e cortou as suas tranças. Após a sua trágica atitude o Espírito Santo apartou-se de Sansão; Então Sansão teve como consequência de seu ato a perca de suas forças. Em certo momento após Sansão ter sido completamente humilhado pelos filisteus, ele arrepende-se de sua atitude tola, e pede que a graça de Deus seja revelada, concedendo-o mais uma vez a força para que ele possa realizar o propósito do Senhor em destruir os inimigos de seu povo, e Deus concede. (Jz 16:28).

A Graça como fonte de Salvação.

(Tito 2.11)... “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens”
A graça se manifestou para alcançar os perdidos e libertá-los do estado de morte. Portanto, receber a graça salvadora implica em rompimento com o mundo.
A compreensão da graça divina deve desencadear no cristão um novo comportamento, pois ela consiste em que Jesus “deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras” (Tito 2.14). Para nós é graça; para Cristo um alto preço; custou a sua vida! O preço era elevado, mas Ele o pagou com seu sacrifício na cruz, e o fez para “purificar para si um povo seu, especial, zeloso de boas obras”. Rejeitar a graça é rejeitar ser parte desse povo! Conhecer a graça e viver conformado com o mundo é descaso, é pecado!

A Salvação e todas as bênçãos da vida cristã são resultado da graça de Deus.

* A eleição é pela graça... “Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a elei­ção da graça. E se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça” (Rm 11:5-6).
* Jesus é a personificação da graça... “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade… Todos nós temos recebido da sua plenitude, e graça sobre graça. Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo” (Jo 1:14, 16-17). “Conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que pela sua pobreza vos tornásseis ricos” (2 Cor 8:9).
* A Salvação é pela graça... “Pela graça sois salvos por meio da fé” (Ef 2:8). “Porquanto a graça de Deus se manifes­tou salvadora a todos os homens” (Tt 2:11).
* A Justificação e o Perdão dos pecados são pela graça... “Sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus” (Rom 3:24). “No qual te­mos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, se­gundo a riqueza da sua graça” (Ef 1:7).
* A Fé é pela graça. “Tendo chegado, auxiliou muito aqueles que mediante a graça haviam crido” (At 18:27).
* A graça capacita-nos a servir... “Pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça que me foi concedida, não se tornou vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus comigo” (1 Cor 15:10).
* A Graça capacita-nos a ser pacientes e perseverantes... “Então me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2Cor 12:9). “Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportu­na” (Hb 4:16).
* A Graça supre a nossa vida... Quando o Ap. Paulo estava sob perseguição (um mensageiro de satanás o atormentava), ele clamou ao Senhor e ouviu a seguinte resposta de Deus: (2 Cor. 12:9) Paulo! a minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.
* Devemos crescer na graça... “Crescei na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Pe 3:18).
* A plenitude de nossa salvação na segunda vinda de Cristo será uma nova expressão da graça de Deus... “Cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo” (1Pe.1:13).
* Recebemos adoção de filhos, durante toda a eternidade, através de sua graça... “Em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo… para louvor da glória de sua graça” (Ef 1:5,6). “Para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus” (Ef 2:7).

Finalizo certo de que o poço da graça e misericórdia de Deus é muito mais fundo e ainda tem muita coisa a ser falada e sentida, haja vista que Não há nada como a graça de Deus; ela é a joia da coroa de todos os Seus atributos. Assim, de acordo com o que vimos, podemos concluir que a misericórdia e a graça de Deus apesar de serem diferentes "andam de mãos dadas"; a misericórdia revela-se em não morrermos quando merecíamos a morte, e a graça mostra-se em vivermos sem merecermos a vida!
Publicado por Ap. João Marcos Ferreira

Fonte: Bíblia: ACF / ARA / NVI
— com João Marcos Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário