sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

DEUS HOJE, AINDA FALA.

DEUS FALA.

(Hebreus 1: 1 a 5)... Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho?

Lendo a Bíblia, nos impressiona como os personagens do velho testamento tinham uma relação efetiva com Deus: falavam com Ele, tinham visões, recebiam ordem dEle e até O encontravam (Moisés O encontra na sarça ardente e fala com ele como se fosse um amigo; Abraão recebe a Sua visita em Mambre; Jacó luta com Ele; os profetas - como Samuel - são chamados diretamente por Ele...). Sem falar, obviamente, dos apóstolos que puderam viver pessoalmente com Deus.

Em João 14 temos um emblema desse nosso desejo. Quem encarna essa nossa atitude é o apóstolo Filipe, quando diz a Cristo: "Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta!" (João 14,8). A resposta de Cristo ao seu discípulo é uma resposta que serve para todos nós: Filipe! Há tanto tempo estou convosco e tu não me conheces? Quem me vê, vê o Pai (João 14,9).

Deus sim fala às pessoas nos dias de hoje. Primeiramente, Deus nos fala através de Sua Palavra. Veja o que escreveu Paulo; (II Timóteo 3: 16-17)... Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.

No Antigo Testamento, há uma figura que está ligada de forma muito especial ao tema da "face de Deus"; trata-se de Moisés, a quem Deus escolhe para libertar o povo da escravidão do Egito, doa-lhe a Lei da aliança e o conduz à Terra prometida. Bem como, no capítulo 33 do Livro do Êxodo, diz-se que Moisés tinha um relacionamento estreito e confidencial com Deus: "O Senhor falava com Moisés face a face, como um homem fala com seu amigo" (Êxodo 33,11). Em virtude dessa confiança, Moisés pede a Deus: "Mostra-me a tua glória", e a resposta de Deus é clara:

“Farei passar diante de ti todo o meu esplendor e proclamarei o meu nome... Mas tu não poderás ver a minha face, porque nenhum homem pode me ver e permanecer vivo... Eis um lugar perto de mim... Tu me verás por detrás, mas a minha face não pode ser vista” (Êxodo 33,18-23). Por um lado, há agora um diálogo face a face como entre amigos, mas por outro há a impossibilidade, nesta vida, de ver a face de Deus, que permanece escondida; a visão é limitada.

A Bíblia registra as palavras de Deus a nós em tudo o que precisamos saber para que sejamos salvos e vivamos a vida cristã. (II Pedro 1:3-4)... diz: “Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo”.

Se observarmos atentamente, podemos compreender que de todas as formas, Deus declara que fala, e que quando fala, o faz com retidão. Podemos sempre depender do que Deus diz, sabendo que é o certo.
O Senhor fala conosco de muitas maneiras, que incluem, mas não se limitam a estas: por meio da Sua Palavra, da natureza, das pessoas, das circunstâncias, da paz, da sabedoria, da intervenção sobrenatural de sonhos, visões, e do que alguns chamam de “testemunho interior”, que é mais bem descrito como uma “certeza” dentro do nosso coração. Ele também fala por meio do que a Bíblia chama de “uma voz mansa e suave”, que acredito que também se refira ao testemunho interior.
Em (Isaías 55:11)... está escrito: “Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.”

Deus também fala através da consciência, através dos nossos desejos e com uma voz audível, mas lembre-se sempre de que quando Ele fala, o que Ele diz está sempre certo e nunca discorda da Sua Palavra escrita. Raramente ouvimos a voz audível de Deus, embora isso aconteça. Ouvi Sua voz audível três ou quatro vezes ao longo da minha vida. Em duas dessas ocasiões, eu estava dormindo e a voz de Deus me despertou simplesmente chamando meu nome. Tudo o que ouvi foi “Joyce”, mas eu sabia que Deus estava falando. Ele não disse o que queria, mas eu soube instintivamente que Ele estava me chamando para fazer algo especial para Ele, embora eu não tivesse uma definição clara nessa área por vários dias.

Você tem dúvidas sobre a eficácia da Palavra de Deus, então veja o que o escritor aos Hebreus nos traz sobre o poder que há na Palavra de Deus. Veja:
(Hebreus 3:6-9)... Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim. Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, Não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto. Onde vossos pais me tentaram me provaram; E viram por quarenta anos as minhas obras.
(Hebreus 4:12-16)... A Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração. Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas. Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos, pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.
Concluo: Quer ouvir Deus falar? LEIA A BÍBLIA E ORE.
A Bíblia pode ser vista por alguns, apenas como um livro escrito por homens. Mas, a própria Bíblia afirma ser a Palavra de Deus! Será que podemos confiar nela? As provas históricas, arqueológicas, de profecias cumpridas e do testemunho pessoal durante um período de milhares de anos são impressionantes, pois a Bíblia é, de fato, a Palavra de Deus.
A Bíblia declara, através da expressão de João: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus" (João 1:1). Em outro momento, Paulo escreveu: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça" (2 Timóteo 3:16). Isaias, inspirado por Deus, escreveu: (Isaias 55:11)...  Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.
Como reconhecer a voz de Deus? Este é um questionamento já feito por muitos dos servos de Deus. Assim vejamos: Samuel ouviu a voz de Deus, mas não a reconheceu até que foi instruído por Eli (I Samuel 3:1-10); Gideão teve uma revelação física de Deus e mesmo assim duvidou do que tinha ouvido, a ponto de pedir um sinal, não uma vez, mas três vezes (Juízes capítulos 6, 17-22, 36-40).
Quando buscamos ouvir a voz de Deus, para saber se é Ele mesmo quem está falando?
A) - Em primeiro lugar, temos algo que Gideão e Samuel não tinham: temos a BÍBLIA, a própria PALAVRA DE DEUS inspirada para ler, estudar e meditar. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (II Timóteo 3:16-17). Você tem uma pergunta a respeito de determinado assunto ou uma decisão a tomar em sua vida? Veja o que a Bíblia tem a dizer sobre isto. Deus jamais guiará ou direcionará você de forma oposta ao que Ele ensinou ou prometeu em Sua Palavra; (Tito 1:1-3)... Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo para levar os eleitos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade que conduz à piedade, fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos. No devido tempo, ele trouxe à luz a sua palavra, por meio da pregação a mim confiada por ordem de Deus, nosso Salvador; B) - Em segundo lugar, para ouvirmos a voz de Deus devemos reconhecê-la. Disse Jesus: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem” (João 10:27).
Escute a voz de Deus também através da Oração. Quando você quer ter uma conversa com alguém, como você começa? Você fica na frente da pessoa esperando que ela fale com você? Isso pode funcionar, se a outra pessoa for extrovertida o bastante, mas geralmente começamos uma conversa ao abrir as nossas próprias bocas e iniciar uma conversa para conseguir obter a atenção da outra pessoa. É o mesmo com Deus! Ele ama quando falamos com Ele, e é nesses momentos que nos preparamos para ouvir a voz de Deus. A oração é como dizer: "Olá, meu Deus, sou eu. Eu creio que o Senhor me criou e sabe muito mais sobre como eu deveria viver a minha vida do que eu. Eu gostaria de Te conhecer melhor. Isso é o que está acontecendo na minha vida, e gostaria de aprender de Ti sobre como devo agir. Por favor, podes falar comigo acerca disso hoje?”. Leia 1 Pedro 3.8-12 e reflita... Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos à sua oração. (1 Pedro 3.12a).
Quando Pedro escreveu sobre os ouvidos atentos do Senhor, citava o (Salmo 34), escrito por Davi depois de ter escapado com vida das garras do rei Saul. Davi partiu rumo a uma terra estrangeira, mas, ao chegar lá compreendeu que era conhecido como alguém que poderia ameaçar a autoridade do rei. A fim de livrar-se dessa situação, ele fingiu estar louco, até que o rei o expulsou literalmente da cidade (1 Sm 21). Depois disso, ele escreveu o Salmo citado por Pedro, celebrando o fato de que Deus ouvira seus clamores: “Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores [...] este pobre homem clamou, e o senhor o ouviu; e o libertou de todas as suas tribulações [...] os olhos do Senhor voltam-se para os justos e os seus ouvidos estão atentos ao seu grito de socorro [...] os justos clamam, o Senhor os ouve e os livra de todas as suas tribulações. O Senhor está perto dos que tem o coração quebrantado e salva os de espirito abatido”. Davi passou por sofrimentos, perdas e situações penosas. Em meio a tudo isso, porem, ele sabia que em cada situação Deus não só o ouvia, mas respondia. Observe: (Salmos 34: 4,6,15,17,18)... (4)-Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. (6)- Este pobre homem clamou, e o Senhor o ouviu; e o libertou de todas as suas tribulações. (15)- Os olhos do Senhor voltam-se para os justos e os seus ouvidos estão atentos ao seu grito de socorro; (17)- Os justos clamam, o Senhor os ouve e os livra de todas as suas tribulações. (18)- O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido.
Amados! Deus não só́ ouve nossos pedidos, como conhece nosso coração. Ele não só ouve o que desejamos como também sabe do que precisamos. Veja o que disse Deus através do Profeta Jeremias: Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes. (Jer. 33:3).
Deus o abençoe hoje e sempre.

Apóstolo João Marcos Ferreira

Macapá, 19\12\14. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário