segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

O QUE ESTAMOS FAZENDO EM NOSSA VIDA? "AMANDO OU ABORRECENDO A DEUS".

NOSSA PRÁTICA DIÁRIA. “ESTAMOS DANDO PROVAS DE AMOR, OU ESTAMOS ABORRECENDO DEUS”.

A Igreja do Senhor passa por um momento crucial no que tange a questão doutrinária. O assunto que soa bem nos ouvidos é falar sobre bênçãos, milagres, curas, e prosperidades na esfera material (do enriquecimento). Falar do enriquecimento espiritual já não é interessante, haja vista que falar do enriquecimento espiritual é falar de Santidade.

Falar contra o pecado se constitui hoje um grande desafio, as organizações religiosas professamente cristã, subtraíram do rol de seus assuntos capitais o termo pecado, construindo, assim, um grande exército de religiosos que desconhecem o perigo de se viver uma vida pecaminosa, tornando-os santos sem santidade. Muitos desses cristãos são bons ouvintes da Palavra, ou seja: não faltam aos cultos, leem a Bíblia, fazem orações diárias, mas, na realidade, fazem tudo isto, sem no entanto assumir a responsabilidade de colocar em prática aquilo que o Senhor ordena em sua Palavra, e ficam muitas das vezes furiosos quando o Pastor traz como tema do culto, “falar contra o Pecado”.

Até parece que nunca leram ou ouviram que O pecado faz separação entre o homem e o seu Criador o Eterno Pai não pode ter comunhão com o pecado nem com quem o pratica. É a própria palavra Dele quem afirma isso: "Vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça" (Isaías 59:2).

Coisas que Deus aborrece: (Prov.6:16-19) diz: "Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos." Aborrecer quer dizer sentir horror a alguma coisa. Abominar é detestar. Quando a Bíblia diz que Deus aborrece e abomina algumas coisas, devemos prestar atenção para evitar tais coisas em nossas vidas.

“há sete que ele abomina: Nesta lista de sete coisas que Deus aborrece, três são pecados da língua. Deus odeia a mentira. O mentiroso será castigado por Deus (Salmo 7:12-16). Muitas pessoas confiam na mentira, se achando capazes de enganar o mundo e até o próprio Deus. Na sua arrogância, elas não confiam no Senhor (Salmo 40:4). O servo de Deus abandona a mentira e busca a lei do Senhor (Salmo 119:163). Da mesma maneira que Deus aborrece a mentira, a pessoa justa também a aborrece (Provérbios 13:5).

Observe ainda que duas vezes nessa lista de sete itens, Deus inclui a mentira. Não podemos exagerar a gravidade desse pecado. Deus é verdade, e a mentira não vem dele (João 8:44). Mentiras não são brincadeiras. Temos que aprender falar a verdade sempre e exclusivamente (Efésios 4:25).

A língua mentirosa não é algo que Deus somente odeia, é também algo que é uma abominação diante dele. De acordo com a Palavra de Deus, qualquer coisa que não seja a verdade é uma mentira de acordo com a Palavra de Deus. (Prov. 12:22)... diz que os lábios mentirosos são abomináveis para Deus – “Mentir” significa dizer uma falsidade deliberada ou intencional. (Prov. 19:5)... A testemunha falsa não ficará sem castigo, e aquele que despeja mentiras não sairá livre.

Mentira e engano não são reconciliáveis com a justiça. Se alguém é honesto e confiável, então esta pessoa não mente ou engana. Ser honesto e confiável é parte integrante de ser justos. Provérbios 13:5-6 diz: “ O justo odeia a palavra mentirosa, mas o ímpio se faz odioso e se cobre de vergonha. A justiça guarda ao que é reto no seu caminho; mas a perversidade transtorna o pecador.”

Como crentes, não devemos contar mentiras. Os cristãos não devem exagerar seu discurso, que é uma forma de mentir. Outra forma é o que algumas pessoas chamam de “mentirinhas” para não ferir alguém, e não altera que realmente seja uma mentira. Precisamos orar e pedir por sabedoria, selecionando cuidadosamente as palavras enquanto o Espírito Santo nos guia, mas não se deve mentir. Se somos filhos de Deus, a verdade deve ser evidente em tudo que fazemos.
O perigo que corre o mentiroso, também corre o que professa o FALSO TESTEMUNHO. Veja o que está escrito na Palavra de Deus: A FALSA TESTEMUNHA não ficará inocente; e o que profere mentiras não escapará. (Prov. 19:5). Uma falsa testemunha é alguém que conta mentiras contra ou a favor de outra pessoa, especialmente quando aquela pessoa está em julgamento por um crime. Mas este provérbio condena todos os tipos de mentiras. Mentirosos não escaparão à punição, pois todos os homens de bem, magistrados e governadores, e o SENHOR Deus do céu irão correr atrás deles até o julgamento.

Como cristãos, nosso comportamento deve representar e manifestar o caráter da verdade de Deus. Jesus ensinou: Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna. (Mateus 5:37).

Observe algumas recomendações explícitas na Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada:
a) Provérbios 6:16-19... Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.
b) Provérbios 12:22... Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor, mas os que agem fielmente são o seu deleite.
c) Salmos 5:4-6... Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniquidade, nem contigo habitará o mal. Os loucos não pararão à tua vista; odeias a todos os que praticam a maldade. Destruirás aqueles que falam a mentira; o Senhor aborrecerá o homem sanguinário e fraudulento.
d) Apocalipse 21:8... “todos os mentirosos” terão sua parte no lago de fogo, que é a segunda morte.
e) (Apocalipse 22: 15)... Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.

Observem amados, que todas as vezes que alguém mente, ele atesta e prova que o diabo é o seu pai. Veja o que está escrito: (João 8: 44)... Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.

Observe ainda as recomendações do Apóstolo Paulo:
1- (Efésios 4:25)... Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
2- (Colossenses 3:9-10)... Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
3- (1 Timóteo 1:9-10)... Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas, Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina.

Permita que estas passagens que reflete o ódio do SENHOR a respeito de mentiras leve o seu coração a tremer a respeito de apresentar de forma inapropriada uma questão ou contar uma mentira. Somente aqueles que amam a morte passarão um trator sobre o que está escrito em (Prov. 6:16 a 19),  e iniciam o seu dia sem verificar cuidadosamente por manchas na sua honestidade no espelho da palavra de Deus. Cuidado: (Pv 12:19); (21:26)... Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum!

Deus e todos os homens odeiam mentiras! Você deve odiá-la também! A Bíblia contém inúmeras variedades de avisos sobre a mentira (Lv 19:11; Sl 101:7; Jr 9:3-5; At 5:3-4). Tenha absoluta certeza de que o seu pecado se revelará - especialmente o da mentira (Pv 12:19; Nm 32:23)! O mentir trará, certamente, o juízo. Uma mentira leva a outra para manter a anterior encoberta, até que o mentiroso é pego na malha do engano que destrói a sua alma e reputação. Os homens dependem da verdade para a sua sobrevivência e sucesso; dessa forma o mentiroso será evitado e punido (Sl 101:7). A autoridade civil depende da verdade, e por essa razão ela pune os mentirosos (Pv 16:13; 17:7; 29:12; Dt 19:16-21). E Deus julgará os mentirosos severamente (II Rs 5:25-27; At 5:1-11).
A salvação, do ponto de vista do cristianismo de Jesus, significa, no momento presente, a eliminação da velha criatura e o nascimento de um novo homem criando segundo Deus em justiça e retidão procedente da verdade, que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou. Nessa dimensão se restabelece a comunhão com o Pai, com o Filho e com o Espírito Santo. Essa comunhão foi perdida com o pecado, daí as expressões: salvação, regeneração, remissão; afirma o apóstolo: salvou-nos pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo. Com o arrebatamento da Igreja ocorrerá à plenitude do processo da salvação, isto é, o homem na sua integridade, alma, corpo e espírito, estará salvo.

Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: “nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus." (1 Cor. 6:9-10).

Mas, “quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte." (Apoc. 21:7-8).

Quando a escritura fala da eternidade, ela fala da primeira e segunda morte. A primeira morte significa a morte física, a passagem desse mundo visível, para o mundo invisível para os nossos olhos e sensações naturais. Morrer é como o apagar de um abajur de cabeceira, ao amanhecer! Com o amanhecer do dia, entramos em uma dimensão muito maior do que a luz limitada de um abajur de cabeceira. Por isso Jesus falou: „E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo! (Mateus 10, 28). O que lemos em apocalipse (Apoc. 21:7-8), o lago de fogo, essa é a segunda morte. Ser resgatado da segunda morte depende de você, pois a segunda morte será o Salário, ou seja a paga pelo pecado que você cometer aqui; “Porque o salário do pecado é a morte“, Paulo escreve na sua carta aos romanos capítulo 6. mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.“ Por isso que Jesus veio para a terra, para nos salvar dessa morte, a perdição eterna, e se tornou a causa de eterna salvação a todos que lhe obedecem (Hebreus 5, 9). Dessa maneira, aquele que crê em Jesus Cristo, não precisa temer a morte.

Jesus nos oferece uma “vida abundante”. Esta palavra "abundante" no grego (perisson) significa "muito, muito bem, além da medida, mais, uma quantidade tão abundante que chega a ser mais do que era de se esperar ou antecipar." Em suma, Jesus nos promete uma vida muito melhor do que poderíamos imaginar, um conceito que lembra (1 Coríntios 2:9): "Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam." O apóstolo Paulo nos diz que Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós (Efésios 3:20).

Jesus falou através de João: (João 10: 10)... "O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância." Ao contrário de um ladrão, o Senhor Jesus não vem por razões egoístas. Ele vem para dar, não para receber. Ele vem para que as pessoas tenham nEle uma vida significativa, intencional, alegre e eterna. Recebemos essa vida abundante no momento em que o aceitamos como o nosso Salvador. Agora, temos uma tarefa muito importante para operar nossa Salvação: Veja a recomendação do Apóstolo Paulo... Operai a vossa salvação com temor e tremor (Filipenses 2:12-15). Neste caso, temos que desenvolver, com cuidado, o que Deus opera em nós por Sua poderosa vontade, não deixando Satanás interferir em nossa vida. Deus não só espera que nós cooperemos, como é também a fonte de poder para que nós atinjamos o alvo. Deus não só quer que façamos a Sua vontade, como está em nós para nos ajudar nessa tarefa de vencedores. A Obediência à Palavra de Deus é prova de amor. "Porque nisto consiste o amor a Deus; em obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados".(1 João 5.3). Amar envolve o desejo de agradar o objeto daquele amor - nosso Deus. "E este é o amor; que andemos em obediência aos seus mandamentos”. Amém. 
  
Apóstolo João Marcos Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário