segunda-feira, 13 de abril de 2015

GUARDA O TEU CORAÇÃO

SOBRETUDO O QUE O HOMEM DEVE GUARDAR. 
A palavra “coração” é uma das palavras mais frequentemente usadas na Bíblia. Na verdade, ela ocorre lá 876 vezes e eu gostaria, neste artigo, de dar uma olhada em algumas destas ocorrências. Assim, o coração do homem não é simplesmente um órgão. A Bíblia o declara como o centro da nossa própria vida, e dele procede bem e mal.
Deus nos manda sobre tudo que devemos guardar, devemos ter cuidado com o nosso coração e sobre tudo que devemos guardar, guardemos o nosso Coração. Salomão escreveu: (Prov. 4:23)... Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
O seu coração é o seu bem maior, pois pode fazer mais por você do que qualquer outra coisa. E ele é bem mais do que o músculo batendo 70 vezes por minuto em seu peito. Você precisa considerar e valorizar a parte mais interna que é a área de tomada de suas decisões e que ama determinadas coisas e escolhe o que fazer acima de outras coisas. Aprenda a colocar as suas afeições em coisas boas (Col. 3:2; Matt 6:21). O seu coração determina a sua vida. Isto pode ser o provérbio mais importante. O favor ou a tristeza em sua vida depende do controle e do treinamento do seu coração. Se você dirigir e instruir o seu coração com coisas piedosas, não há limite para o seu sucesso potencial diante de Deus e dos homens.
Cada pecado começa no seu coração, e o seu caráter e a sua maneira de falar refletem o seu coração. Você só pode fingir ser diferente do seu coração por um curto período, pois ele rapidamente reassume o controle e dita as suas ações. Os outros conhecem o seu coração pelas suas palavras e escolhas. Davi era um homem segundo o próprio coração de Deus (At 13:22). Que descrição! Este deveria ser o seu alvo na vida! Mas Davi guardava o seu coração através de um cuidadoso autoexame, confissão, amizades, cânticos, etc. (Sal. 4:4; 4:4; 9:1;15:2; 17:3; 19:8,12,14; 24:4; 26:2; 27:3,8,14; 28:7; 32:11; 34;18; 37:31; 51:10,17; 57:7; 61:2; 62:8,10; 66:18;77:6; 84:2; 86:11-12; 101:2-5; 108:1; 111:1; 112:7-8; 119:11,32,36,63,111; 139:23-24; 131:1; 141:4-5).
Você pode manter um bom coração, ou você pode deixar que ele se torne mau. Você pode ser diligente neste projeto, ou pode ser preguiçoso. Os filhos de Deus possuem um velho homem que os tenta com o mal, mas o seu novo homem os convoca para a piedade. Seu coração precisa escolher com frequência entre os dois.
O coração é a coisa mais perigosa, corrupta, mal cheirosa que possa existir em todo o universo. Por quê? Leia: (Mat. 15:19)...  “Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias”. Observe que Jesus define e nos mostra a fonte da perversidade, da maldade, das tristezas, de tudo aquilo que provoca lágrimas.
Assim, amados; entro de nós existe uma fonte impura. Dela procedem, jorram de tal maneira os maus desígnios, que não é possível estancar, não é possível bloquear porque irrompem “[...] maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias”. Em (Jeremias 17:9), temos essa mesma declaração de uma forma enfática: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?”
Por isso, devemos ter um coração firme nas promessas e nas misericórdias de Deus, observando tudo; na doutrina, na integração na igreja, na bondade de Deus, na fidelidade dele. As pessoas têm sede de Deus, mas muitas vezes o problema está no coração. Contudo, tudo o que fazemos só conta quando vivemos conforme está escrito em Jeremias 29:13: “Buscar-me-eis e me achareis QUANDO me buscardes de todo o vosso coração”. A promessa, é: “Buscar-me-eis e me achareis”. Por que muitas pessoas têm dificuldade de encontrarem com o Senhor. Porque muitas vezes elas não estão se preparando para encontrar o Senhor, não levam Deus a sério. É preciso que o nosso coração esteja inclinado para o Senhor.
Deus prova o nosso coração. Deus sabe de todas as coisas, mas permite situações. A crise não desenvolve o nosso caráter, ela revela o nosso caráter. O Salmista conhecia a necessidade de ter um coração puro. (Salmo 51: 10) ... Davi orou a Deus assim: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável”. Veja ainda o que diz o Salmista sobre as ações do coração: (Salmo 73, 21 em diante) ... “Quando o coração se me amargou e as entranhas se me comoveram, eu estava embrutecido e ignorante; era como um irracional à tua presença”.
Quando o nosso coração fica amargo, nos momentos de angústia, em que as lutas fazem com que o brilho se desfaça, o sorriso vai embora. Se Jesus não for o primeiro, Ele nunca será o segundo. Hoje muito se perdeu do que significa ser um cristão, as pessoas estão mais preocupadas com as coisas da terra. Buscam incessantemente bens materiais e esquecem de que não é isso que conta. Está escrito: o amor de Cristo nos constrange. Se você e eu estamos vivos é por causa Dele. (Sal. 73:26)... “Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre”.
Nosso coração pode adoecer. (Prov. 13.12)... “a esperança que se adia faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida”. O coração adoece quando não concretizamos a realidade da esperança. “Mas o desejo cumprido é árvore da vida”. O que Deus quer fazer é nos dar o coração do seu Filho Jesus. Ele quer arrancar o nosso coração amargurado, empedernido, Ele quer nos dar um novo coração. Essa é a nova vida em Cristo Jesus. Disse Deus através do profeta Ezequiel: (Eze. 36:26)... E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.
O salmista declara o coração como o lugar seguro para guardar a palavra de Deus, a fim de utilizar no momento oportuno. “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” (Sal. 119.11).
Deus não está somente interessado em que tenhamos cuidado com nosso coração: Observe algumas passagens bíblicas:
O profeta Joel, fala da mudança do coração, como elemento de conversão ao Senhor e ao próximo: “Rasgai vossos corações, não as roupas! Voltai para o Senhor vosso Deus, pois ele é bom e cheio de misericórdia.” (Joel 2,13) O rito exterior de rasgar as roupas, como se fazia, diz pouco quando não acompanhado da mudança no coração. Rasgar o coração implica em mudança de sentimento, palavra e atitude, perante Deus e a comunidade.
(Mat. 22:35-38)... “E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo: Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus DE TODO O TEU CORAÇÃO, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.”
(Deut. 10:12)... “Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR teu Deus pede de ti, senão que temas o SENHOR teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e os ames, e sirvas ao SENHOR teu Deus COM TODO O TEU CORAÇÃO e com toda a tua alma”.
(Deut. 4:29)... “Então ali buscarás ao SENHOR teu Deus, e o acharás, quando o buscares de TODO O TEU CORAÇÃO E DE TODA A TUA ALMA”
(Jer.29:13)... “E buscar-me-eis, e me achareis, QUANDO ME BUSCARDES COM TODO O VOSSO CORAÇÃO”
(João 2:12-13)... “Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim DE TODO O VOSSO CORAÇÃO... rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade".
(Provérbios 3:1-6)... “Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz... Confia no Senhor DE TODO O TEU CORAÇÃO, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.” AMÉM.


Pastor JOÃO MARCOS FERREIRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário