sexta-feira, 24 de abril de 2015

O SENTIMENTO QUE HÁ EM CRISTO JESUS.

TENHAMOS O MESMO SENTIMENTO QUE HÁ EM HÁ EM CRISTO JESUS.

Somente o Espírito Santo tem poder para incutir em nós a mesma maneira de sentir e pensar de Jesus. Ele tem poder para revelar e colocar em nós os atributos do caráter de Cristo. (João 15:26).
Vejamos a carta de Paulo aos Filipenses: (Fil. 2: 1 a 8) ...  Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Jesus, sendo o filho de Deus, nos deu exemplos de como deveríamos nos portar, com relação aos  nossos Sentimentos, e o  apóstolo Paulo nos recomenda que tenhamos o mesmo sentimento que há em há em Cristo Jesus.

Poderíamos para nossa meditação, observar alguns sentimentos de Jesus:
- SENTIMENTO DE COMPAIXÃO... E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor (Mat. 9:36). Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade. Igualmente enviou os discípulos com as seguintes recomendações: “Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! (Mat. 10:1,6 a 10).
- SENTIMENTO DE PERDÃO. Mesmo Pedro negando a Jesus por três vezes, Jesus o perdoou; Na Cruz, olhou para o Pai e rogou perdão por seus algozes. “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”.
- SENTIMENTO DE SUBMISSÃO. Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. (João 6:38-40).
- SENTIMENTO DE AMOR. Entregou a sua própria vida por amor de todos nós. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. (João 15:13).

Observemos que:
a) JESUS ESVAZIOU-SE... O mundo prega o sentimento de auto exaltação. O Senhor nos ensina esvaziarmos do nosso ser. Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; (Fil.2:7). Paulo escreveu: - (Rom. 14.7-8...  Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. Pois, se vivemos para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, quer vivamos quer morramos, somos do Senhor. Veja ainda em (Rom. 15.1-3) ... Ora nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo, visando o que é bom para edificação. Porque também Cristo não se agradou a si mesmo, mas como está escrito: Sobre mim caíram as injúrias dos que te injuriavam.

b) JESUS HUMILHOU-SE...  E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. (Fil. 2:8). Humilhar-se é uma virtude que nos dá um sentimento de nossa fraqueza. Quando nos exaltamos em nossa vida, encontramos a resistência de Deus. Observe: (Tiago 4.6) ... Todavia, dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos; dá, porém, graça aos humildes. (Filipenses 2.3)... nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo;

c) JESUS RENUNCIOU... "A si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte, e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome." (Fil. 2.8-9). Em Belém e no Calvário vemos Jesus renunciando à Sua honra. Não se vê nenhuma majestade nem esplendor no bebê na manjedoura. Ele, diante de cuja palavra o Universo treme, Ele, que desde a eternidade é recebido com júbilo e adorado por incontáveis seres de luz, "a si mesmo se esvaziou.
Sabemos que para muitas pessoas renunciar é muito difícil, e a Bíblia nos cita exemplos de homens que renunciaram seus afazeres para seguir a Cristo. Vejamos: Pedro e João renunciaram as redes, os peixes, os barcos para seguir Jesus Cristo. “Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam por causa da pesca de peixe que haviam feito. E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. Disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens. E, levando os barcos para terra, deixaram tudo, e o seguiram”. (Luc 5.9-11).

Verdade é que outros não quiseram renunciar suas vidas e deixaram de seguir a Jesus: a). Um jovem rico que queria ir para o céu, ouviu de Jesus: “Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me. Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico” ... não quis renunciar.  (Luc 18.22,23). b). Um moço, quando chamado, desculpou-se respondendo que ia sepultar seu pai, e outro que ia despedir da sua casa. Veja o chamado: “Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: Deixem aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vais e anuncia o reino de Deus. Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus”. (Luc 9.59-62).

Parece ser muito dura a realidade, mas “quem não renunciar tudo pode até ser crente, mas não pode ser seu discípulo de Jesus”.  
Quando dizemos que pode até ser crente, ou seja CRER, na verdade isso não é suficiente para ser discípulo, estamos observando o que Paulo escreveu a Tiago; Veja: (Tiago 2:19) ... “Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o creem, e estremecem”.  É preciso renunciar tudo para sair da categoria de “CRENTE”, para a categoria de “DISCÍPULO DE CRISTO”. Observe o que falou Jesus: (Luc 14:25-27) ... “Ora, ia com ele uma grande multidão; e, voltando-se, disse-lhe: Se alguém vier a mim, e não aborrecer o seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo”. Qual será a nossa posição: líder crente, ou um líder discípulo? Temos uma vida de renúncia, ou vivemos o ensino religioso moderno, que instrui os crentes a possuir, reter o máximo, ter tudo, possuir tudo, lendo apenas (Fil. 4:13) ... posso todas as coisas? Jesus falou: “Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo”. (Luc 14.33).

Conclusão: Quando o profundo e intenso amor a Cristo invadir nossos corações, e nos despojarmos do Egoísmo, do Orgulho, da Cobiça, da Vanglória, da Vaidade, da Avareza, e ainda nos despojar de coisas materiais como o amor ao Dinheiro e as Posses, finalmente experimentaremos o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, e nos doaremos para a sua Causa, tendo o mesmo sentimento dEle. Bem sabemos que servir a Deus não é fácil. Ele também não nos prometeu isso, antes, avisou-nos que o caminho era apertado, que nele havia tribulações e tentações. Paulo escreveu: Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. (Atos 20:24). Portanto amados; entreguemos a Ele a nossa vida com prazer para que Ele a use como Lhe aprouver. Amém.
  

Pastor João Marcos Ferreira.

(24 de abril de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário