sábado, 25 de abril de 2015

MUITAS SÃO AS AFLIÇÕES DO JUSTO...

... MAS O SENHOR O LIVRA DE TODAS. (SAL.34:19).

Em meu leito, recem operado, sem boa locomoção e sabe Deus quando poder levar uma vida normal, nas madrugadas começo a refletir sobre as aflições por que paasam os justos. E, quando lemos a história de Davi, entendemos que desde o início de sua jornada espiritual ele experimenta investidas de opositores da obra de Deus, até dentro de sua própria casa, quando seus irmãos não entenderam o porquê de Deus ao escolher, preterindo os demais (I Sam.16). Inicia com a luta corporal contra o gigante Golias, e aí continua com a perseguição do Rei e todos os seus asseclas, e até de seu próprio filho Absalão, que arquitetou ocupar o seu reinado. (II Sam. 15).
A única saída de Davi era o Deus de Israel que nunca e em tempo algum desprezou seus escolhidos, mesmo os mesmos estando passando por angustias, perseguições e afrontas do inimigo. Assim, Davi orava dizendo: (Sal.55:1-17) ... Inclina, ó Deus, os teus ouvidos à minha oração, e não te escondas da minha súplica. Atende-me, e ouve-me; lamento na minha queixa, e faço ruído, Pelo clamor do inimigo e por causa da opressão do ímpio; pois lançam sobre mim a iniquidade, e com furor me odeiam. O meu coração está dolorido dentro de mim, e terrores da morte caíram sobre mim. Temor e tremor vieram sobre mim; e o horror me cobriu. Assim eu disse: Oh! quem me dera asas como de pomba! Então voaria, e estaria em descanso. Eis que fugiria para longe, e pernoitaria no deserto. (Selá.) Apressar-me-ia a escapar da fúria do vento e da tempestade. Despedaça, Senhor, e divide as suas línguas, pois tenho visto violência e contenda na cidade. De dia e de noite a cercam sobre os seus muros; iniquidade e malícia estão no meio dela. Maldade há dentro dela; astúcia e engano não se apartam das suas ruas. Pois não era um inimigo que me afrontava; então eu o teria suportado; nem era o que me odiava que se engrandecia contra mim, porque dele me teria escondido. Mas eras tu, homem meu igual, meu guia e meu íntimo amigo. Consultávamos juntos suavemente, e andávamos em companhia na casa de Deus. A morte os assalte, e vivos desçam ao inferno; porque há maldade nas suas habitações e no meio deles. Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará. De tarde e de manhã e ao meio-dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz.
A Bíblia registra provas incontestáveis de que Deus está atento a tudo que acontece com seus filhos, e uma delas que muito me alegra, é a prontidão de Deus, na hora certa, como o descrito também no livro dos Salmos: (Sal. 12:5) ... Por causa da opressão dos pobres, me levantarei.
Todos nós sabemos o final do Golias, o final do Rei e o final de Absalão. Deus realmente tomou providencias, na forma que ainda toma hoje quando um de seus filhos estão sendo atacados injustamente pela saga infame do ímpio opressor. Observe a Libertação Divina de Davi (I Samuel 18:30 - 19:24). Nosso texto descreve quatro libertações divinas de Davi das mãos do rei Saul. A primeira é descrita nos versos 1 a 7, quando Jônatas censura seu pai e argumenta com ele sobre sua reação ao sucesso de Davi. A segunda está registrada nos versos 8 a 10, quando Saul, providencialmente, não acerta sua lança em Davi. A terceira vem de Mical, a esposa de Davi e filha de Saul. Ela desce Davi pela janela e depois engana seu pai e seus servos para dar tempo a Davi de escapar. Finalmente, há a libertação religiosa de Davi por meio de Samuel e as profecias dos homens enviados por Saul em sua captura, nos versos 18 a 24.
O importante nesse estudo é ter a certeza de que Deus livra o necessitado quando clama, livra o aflito e livra aquele que não tem quem o ajude (Sal.72:12).
Me chama a atenção a expressão do sábio Salomão no livro de Provérbios:
(Prov. 12:13)... o laço do ímpio está na transgressão dos lábios, mais o justo sairá da angustia.
(Prov.11:8)... O justo é libertado da angustia e o ímpio toma o seu lugar. Como exemplos, poderemos falar de Sadraque, Mesaque e Abdenego, que receberam como presente de Nabucodonosor, uma fornalha aquecida sete vezes mais, como prêmio por não quererem adorar a estátua que o mesmo havia erigido para que todos o adorassem. A fornalha estava tão aquecida, que os homens que amarraram e levaram os três jovens cristãos, foram lambidos pelo fogo, e o fogo nada fez contra os Servos do altíssimo (Daniel 3:22 – 26). Como segundo exemplo, citamos o próprio Daniel, que por inveja de seus amigos, foi jogado na cova de leões famintos, no entanto Deus enviou um anjo para fechar a boca dos leões e nada puderam fazer a Daniel. Já, os seus acusadores quando jogados juntamente com mulheres e filhos, foram imediatamente estraçalhados pelas presas dos leões. (Dan. 6:24).
Se buscarmos o livro de Ester, encontramos mais um exemplo que nos alegra pela eficiência de Deus em livrar seus escolhidos, como o que ocorreu com Mardoqueu. O mau Hamã, intentava humilhar e até matar o judeu Mardoqueu; no entanto, o nome de Mardoqueu estava inserido no livro das Crônicas do Rei, e, no dia oportuno, Deus fez Mardoqueu ser honrado (Ester 6:7-11). Maliciosamente, Hamã preparou uma forca de 50 côvados, para nela enforcar Mardoqueu, no entanto a forca serviu para enforcar o próprio opressor do servo de Deus. Hamã foi enforcado nela. (Ester 7:5-10).
Quando observamos a Palavra de Deus, a esse respeito, encontramos várias citações de Que Deus livra os seus escolhidos. Vejamos alguns dos muitos que poderíamos citar:
(Salmos 124:7) ... Os laços dos ímpios serão quebrados e escaparemos deles. (Salmo 11:1-7) ... O Senhor salva os retos e castiga os ímpios... (Prov. 12:9) ... a língua mentirosa não prevalecerá...
(Sal. 9:17) ... todos os ímpios serão lançados no inferno... (Sal. 1:4-6) ... Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá. (Jó 21:17-19) ... "Pois, quantas vezes a lâmpada dos ímpios se apaga? Quantas vezes a desgraça cai sobre eles, o destino que em sua ira Deus lhes dá? Quantas vezes o vento os leva como palha, e o furacão os arrebata como cisco?
Não é diferente em nossos dias, conforme disse o próprio Jesus: no mundo tereis aflições. Na vida de Paulo, tinha um mensageiro de satanás que o atormentava (2 Cor. 12:7). Paulo ainda profetizou que dias trabalhosos ainda viriam para afligir o povo de Deus: (2 Timóteo 3:1-5) ... Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
Observe que a palavra de Deus ORDENA QUE NOS AFASTEMOS DELES, porque o ímpio é como um doente que ao invés de buscar a cura, faz questão de transmitir o seu mau aos outros; a impiedade é injustiça; é falta de piedade e devoção. O ímpio torce a justiça.
Assim, meus amados irmãos; estejamos firmes e constantes na obra do Senhor, certo de que muito em breve, todos os nossos acusadores e caluniadores serão colocados em seu lugar que é sofrimento, enquanto para nós está reservado a vitória, que virá no tempo em que Deus já o tem determinado. (Sal. 55:22)... “Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e Ele te susterá; não permitirá que o justo seja abalado". Pastor JOÃO MARCOS FERREIRA.

Pastor JOÃO MARCOS FERREIRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário