quarta-feira, 1 de abril de 2015

A VIDA PASSA...

A TRANSITORIEDADE DA VIDA.

Transitório: adj. Cujo tempo de duração é limitado ou pouco; que é passageiro; que só dura um certo tempo; transitivo: circunstância transitório. Cuja duração ocorre no intervalo de um estado de coisas a outro: medidas transitórias. Sinônimo de Efêmero: Do grego epheméros, que significa: Que dura um só dia; Pouca duração; ou seja: algo passageiro, transitório, de curta duração.

Alguém escreveu: “Se pudéssemos ter consciência do quanto nossa vida é passageira, talvez pensássemos duas vezes antes de jogar fora as oportunidades que temos de ser e de fazer os outros felizes “.

A Palavra de Deus nos compara a ERVA e as nossas obras como a flor da erva, mostrando-nos quão transitória é a nossa vida; Observe que a Bíblia contém muitas advertências a respeito da brevidade da vida. É por isto que HOJE é o dia para os descrentes serem salvos e o dia para os crentes servirem ao Senhor.

- (1Crônicas 29:15)... “Porque somos estranhos diante de ti e peregrinos como todos os nossos pais; como a SOMBRA são os nossos dias sobre a terra, e não há outra esperança.”
- (Jó 7:6-9) ... “Os meus dias são mais velozes do que a LANÇADEIRA DO TECELÃO e perecem sem esperança. Lembra-te de que a minha vida é como o VENTO; os meus olhos não tornarão a ver o bem. Os olhos dos que agora me veem, não me verão mais; os teus olhos estarão sobre mim, mas não serei mais. Tal como a NUVEM se desfaz e passa, aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir.”
- (Jó 8:9) ... “Porque nós somos de ontem e nada sabemos; porquanto nossos dias sobre a terra são como a SOMBRA.”
- (Jó 9:25-26) ... “E os meus dias são mais velozes do que um CORREDOR; fugiram e nunca viram o bem. Passam como NAVIOS VELOZES, como ÁGUIA que se lança à comida.”
- (Jó 14:2) ... “Sai como a FLOR e se seca; foge também como a SOMBRA e não permanece.”
- (Salmo 90:9) ... “Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; acabam-se os nossos anos como um CONTO LIGEIRO.”
- (Salmo 103:15-16) ... “Porque o homem, são seus dias como a ERVA; como a flor do campo, assim floresce; pois, passando por ela o vento, logo se vai, e o seu lugar não conhece mais.”
- (Salmo 144:4) ... “O homem é semelhante à vaidade; os seus dias são como a SOMBRA que passa.”
- (Tiago 4:14) ... “Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque que é a vossa vida? É um VAPOR que aparece por um pouco e depois se desvanece.”

Se a nossa vida é como a ERVA, devemos pensar temporariedade da Erva e observar que muitas flores são colhidas cedo demais. Algumas, mesmo ainda em botão. Há sementes que nunca brotam e há aquelas flores que vivem a vida inteira até que, pétala por pétala, tranquilas, vividas, se entregam ao vento, e se vão.

Quanto a nós, muitas vezes passamos o nosso HOJE, pensando no AMANHÃ tentando desvendar o que ele nos irá trazer e, esquecemos que o AMANHÃ depende do ONTEM e do HOJE, que atitudes tomadas hoje, influenciaram no amanhã, isso é a lei da semeadura, você colhe amanhã, o que plantou hoje. Me pergunto, o que as pessoas que matam, roubam, estupram, destroem famílias, praticam vinganças entre outras atrocidades estão plantando? O que elas esperam colher no amanhã? Quem pratica o mal, colherá bem? É claro que não; é preciso saber que no futuro cada um colhe o que plantou.

Existem pessoas que sempre sofrem, choram, quase desistem, será que amanhã a recompensa vai vir? Pessoas estão tão preocupadas com o amanhã que ainda não chegou, e deixam de viver bem, e fazer o bem hoje! Deixam de amar, e assim, muitas, vezes deixamos tudo passar debaixo de nossos olhos sem perceber que amanhã, o hoje será ontem, e o que eu não fiz ontem eu perdi, o ontem não volta mais. Por isso tem que se viver o hoje, viver com paz, alegria, viver bem, viver honestamente, para que amanhã, o hoje não seja um ontem cheio de arrependimentos por coisas não feitas, ou feitas erradas, passos errados, pois perdemos tempos que não voltam jamais. Entristecemo-nos por coisas pequenas e perdemos minutos e horas preciosos. Calamo-nos quando deveríamos falar; falamos demais quando deveríamos ficar em silêncio. Não damos o abraço que tanto nossa alma pede porque algo em nós impede essa aproximação. Não damos um beijo carinhoso "porque não estamos acostumados com isso" e não dizemos que gostamos porque achamos que o outro sabe automaticamente o que sentimos. Perdemos dias, às vezes anos.

Observe as pessoas que deixam de viver o hoje e esperam no amanhã:
Diz o preguiçoso: amanhã eu faço, eu trabalho; Diz o fraco: amanhã eu terei forças; Diz o delinquente: amanhã eu mudo de vida e me regenero; Diz o homem que não quer saber de Deus: Amanhã eu quero Jesus como meu Salvador. "Amanhã é o dia quando os preguiçosos trabalharão e os tolos se arrependerão.

A Bíblia tem muito a dizer quanto ao deixar para amanhã (a preguiça). “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio” (Provérbios 6:6). O livro de Provérbios é cheio de sabedoria e advertências contra a preguiça. Ele diz que o preguiçoso odeia trabalho: “O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam trabalhar” (21:25); ele adora dormir: “Como a porta gira nos seus gonzos, assim o preguiçoso na sua cama” (26:14); ele dá desculpas: “Diz o preguiçoso: Um leão está no caminho; um leão está nas ruas” (26:13); ele desperdiça tempo e energia: “O que é negligente na sua obra é também irmão do desperdiçador” (18:9); ele acredita que é sábio, mas é um tolo: “Mais sábio é o preguiçoso a seus próprios olhos do que sete homens que respondem bem” (26:16).

Provérbios também nos diz que há um fim certo para o preguiçoso: O preguiçoso se torna um servo (ou devedor): “A mão dos diligentes dominará, mas os negligentes serão tributários” (12:24); seu futuro será descoberto: “O preguiçoso não lavrará por causa do inverno, pelo que mendigará na sega, mas nada receberá” (20:4); ele nada alcança: “A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes se farta” (13:4).

"Amanhã é o dia quando os preguiçosos trabalharão e os tolos se arrependerão. Amanhã é o hoje de Satanás; ele não dá a mínima importância a quais boas resoluções você tome, se apenas você se determine a deixá-las para amanhã." É imperioso reconhecer, porém, que a criatura, adiando o esforço pessoal, não alcançou, ainda, a noção real do tempo. Quem não aproveita a bênção do dia vive distante da glória do século. A alma sem coragem de avançar cem passos não caminhará vinte mil. O lavrador que perde a hora de semear não consegue prever as consequências da procrastinação do serviço a que se devota, porque, entre uma hora e outra, podem surgir impedimentos e lutas de indefinível duração.

Se você dormiu na vida até ontem, saiba que agora é hora de reiniciar, de pensar na luz, de encontrar prazer nas coisas simples de novo. Não importa onde você parou, em que momento da vida você cansou. Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo, é renovar as esperanças na vida e, o mais importante, acreditar em você de novo. Sofreu muito nesse período? Foi aprendizado. Chorou muito? Foi limpeza da alma. Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia. Sentiu-se só por diversas vezes? É porque fechaste a porta até para os anjos. Acreditou que tudo estava perdido? Era o início da tua melhora.

Principalmente, se a tua vida perdeu o sentido e você não tem mais esperança de viver, saiba que Jesus continua te chamando no HOJE, e você deve ouvir e tomar uma decisão no HOJE.

Sabe porque HOJE eu estou te tratando esse assunto, veja o que o escritor aos Hebreus escreveu: (Hebreus 3:13)... Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; Provavelmente muitas pessoas, reconhecem que as Escrituras são a verdade, que o caminho do Senhor é o caminho da justiça. Têm o propósito de entregar a vida a Deus e trilhar o caminho do Senhor, mas, adiam a decisão, deixando para mais tarde a entrega ao Salvador. Pensam, que amanhã, as circunstâncias serão mais favoráveis.

Amados! É perigoso deixar para depois, no que diz respeito à vida futura. Em primeiro lugar é perigoso, porque apenas um momento de tempo nos separa da eternidade. O apóstolo Tiago escreve: (Tiago 4: 13-15)... “Eia pois agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucro. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como uma neblina que aparece por um instante, e logo se dissipa. Em vez disso devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.”  A vida é incerta e depois da morte não há salvação. A morte é a cessação da vida. Os mortos voltarão a existir na ressurreição final, mas, para receber o galardão. Uns a vida eterna, outras a morte eterna.

Voltemos a Salomão em (Eclesiastes 9.10) ... Tudo quanto te vier à mão para fazer, fazes conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.

Interessante é lembrar que não é para fazer tudo que me vier na nossa cabeça; devemos buscar a sabedoria de Deus para que possamos discernir o que é simplesmente a nossa vontade daquilo que Ele quer confiar a nós. O que for somente da nossa vontade poderá ser bem realizado e sucedido más não terá o poder de Deus, a vida que Deus traz, os frutos almejados; não nos dará a segurança, a ousadia e o poder necessários. O que o Senhor confia a nós é diferente. Ele incumbe e estará conosco, não contaremos apenas com nossas próprias forças. Ele nos capacita com seu poder, ousadia, segurança e veremos frutos sendo gerados. Por isso, melhor do que fazer a nossa vontade, mesmo que seja boa, mesmo que seja para o Senhor, é fazer aquilo que Ele quer que façamos, porque com certeza seremos bem sucedidos. Moisés tinha este entendimento por isso disse ao Senhor: "Senhor, se Tu não fores conosco, não nos faça sair daqui". Nosso pensamento deve ser: "Senhor, se Tu não estiver conosco, não queremos ir a lugar algum, se não for da Tua vontade, não queremos fazer coisa alguma", e nunca coloque nada acima de Deus, pois existem alguns que colocam o ministério em primeiro lugar, antes mesmo do que um relacionamento com Deus. Leem a bíblia já procurando o que pregar, ouvem músicas já procurando o que cantar no louvor. Oram pedindo que Deus abençoe o ministério, alcance as pessoas, faça a obra, que ocorra um mover, que venha um avivamento, mas esquecem o primordial. Disse Jesus: Buscai em Primeiro Lugar o Reino de Deus e a Sua Justiça e Todas as Coisas vos Serão Acrescentadas. (Mateus 6. 33). Jesus está batendo na porta de teu coração, HOJE. (Provérbios 23:26) ... Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos. Amém.
  

Pastor João Marcos Ferreira.


Fonte: Principalmente BIBLIA SAGRADA; outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário