quarta-feira, 2 de março de 2016

A SABEDORIA É RESERVADA PARA OS RETOS...

(Prov. 2:1-5; 20-22)

Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido e para inclinares o coração ao entendimento, e, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz, se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus. Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade, guarda as veredas do juízo e conserva o caminho dos seus santos. Então, entenderás justiça, juízo e equidade, todas as boas veredas. Porquanto a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será agradável à tua alma. O bom siso te guardará, e a inteligência te conservará; para te livrar do caminho do mal e do homem que diz coisas perversas; dos que deixam as veredas da retidão, para andarem pelos caminhos das trevas; que se alegram de fazer o mal folgam com as perversidades dos maus, seguem veredas tortuosas e se desviam nos seus caminhos; (V.20-22).. Assim andarás pelo caminho dos homens de bem e guardarás as veredas dos justos. Porque os retos habitarão a terra, e os íntegros permanecerão nela. Mas os perversos serão eliminados da terra, e os aleivosos serão dela desarraigados.

O Senhor deseja que seus filhos busquem sua sabedoria e compreenda o quanto ela é importante para sua caminhada com o Pai. Nós que somos pais, desejamos que nossos filhinhos aprendam tudo o que lhes ensinamos na expectativa de que trilhem um bom caminho por toda a vida, sempre se desviando do mal. O nosso Pai celeste deseja o mesmo, mas com certeza, muito mais intensamente! Devemos guardar os mandamentos de Deus, guardar a sua Palavra em nosso coração e gritar por sabedoria, por inteligência, considerando-as valorosas como a prata, como tesouros escondidos, coisas preciosas demais. Se assim procedermos, então entenderemos o temor de Deus e acharemos o conhecimento de Deus. É tremendo demais, maravilhoso demais pensar que Deus deseja que O conheçamos da mesma forma que nós desejamos que nossos filhos nos conheçam, que saibam o que nos agrada, que saibam como é importante obedecer, o quanto é importante caminhar retamente em todas as áreas de sua vida, enfim, é isso que Deus deseja de nós também quando nos chama a buscar dEle a sabedoria e o conhecimento!
É interessante observar que Deus não dá sabedoria a todos, no entanto reserva sua sabedoria para os retos e que ela se torna escudo para os justos, pois guarda os seus passos, ou seja, por ela os que temem ao Senhor se apartam do mal, estão atentos ao que o Senhor deseja e tem prazer e alegria em agradar ao Pai, pois O conhecem! Destaque para o (V. 9)... Então entenderás a justiça, o juízo, a equidade e todas as boas veredas.

SABEDORIA - Qualidade inspirada por Deus para saber julgar ou discernir corretamente. Prudência, moderação, temperança, sensatez, reflexão. Conhecimento justo das coisas. 1. A sabedoria é uma dádiva inestimável de Deus.
•(Prov. 16:16)... Quanto melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro, e mais excelente adquirir a prudência do que a prata!
•(Jó 28:12-19)... Mas onde se achará a sabedoria? Onde habita o entendimento? O homem não lhe compreende o valor; não se pode encontrar na terra dos viventes. Não pode ser comprada com o ouro fino, nem a peso de prata se trocará. Com ela não se pode comparar o ouro ou o cristal, nem pode ser trocada por joias de ouro.
•(Prov.3:13,14)... Bem-aventurado o homem que encontra sabedoria, e o homem que adquire conhecimento, 14 pois ela é mais proveitosa do que a prata, e dá mais lucro do que o ouro. [Ver ainda Pv 16:16.];

Ser guiado pela sabedoria do Senhor só dá bons resultados.
•(Prov. 16:20)... O que atenta prudentemente para a instrução prospera, e o que confia no Senhor é bem-aventurado.
•(Prov.19:8)... O que adquire sabedoria ama a sua própria alma; o que conserva o entendimento prospera.
•(Tiago 3:17,18)... Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se em paz para os que promovem a paz.
•(Prov. 11:30)... O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas sábio é.

Deus nos abençoe para que possamos a cada dia buscar a sabedoria e o Conhecimento de Deus em nossas vidas.



Pastor João Marcos Ferreira.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário