segunda-feira, 14 de março de 2016

DAVI MESMO ANGUSTIADO E PERSEGUIDO CONFIAVA NO SENHOR


MEDITAÇÃO (15/MARÇO/2016 – ÀS 00h12): Breve reflexão, onde vemos que quando Davi mesmo angustiado, confiava no Senhor, e que seu deitar e seu levantar estava seguro nas mãos de Deus. (Salmos: 4:1-8; 5:1-12; 42:5,11; 62:5,6)...

(Salmos 4:1-8)... Em paz me deito e logo adormeço, porque só tu, ó SENHOR, me fazes viver seguro e sem medo.
- Este Salmo para ser acompanhado por Neguinot, foi e scrito/composto pelo Rei David, na época em que seu filho Absalão e seus comparsas o perseguiam e pelejavam contra ele, de modo a tentar destituí-lo de seu trono. David ensina que não se deve insultar ninguém, tampouco falar ou dar ouvidos à calúnia. Outro grande ensinamento é que podemos combater nossos inimigos com o bem. Embora David estivesse se referindo diretamente aos parceiros de Absalão, sua oração se estende à todos os pecadores. Ao findarem as calúnias, o salmista esperava que a verdade fosse reconhecida, para que os pecadores pudessem se arrepender e buscar a felicidade. No (Vers.1), David clama pela misericórdia Divina antes de começar a sua oração. O segundo versículo fala da maledicência, conhecida no judaísmo como (lashon hará). David questiona o motivo pelo qual seus inimigos apreciam as coisas vãs, a vaidade e a traição, mesmo sabendo que podem se decepcionarem com o resultado disso. Quem confia no Eterno, não deve temer pelas ações de seus adversários, pois Ele guarda os Seus; É o que retrata o (V.3). Ao pedir que seus inimigos reflitam e se silenciem, David oferece a eles, a chance de se arrependerem. Creio que ele sugeriu que tal ação fosse feita diante de seus leitos, pois é um ambiente tranquilo, o qual favorece qualquer tipo de reflexão. (V.5 e 6), David ressalta a confiança na bondade e justiça Divina, que ilumina o caminho dos justos. (V. 7,8), e finaliza o Salmo agradecendo ao Eterno pela alegria e amparo concedidos. Por meio deste Salmo, acredito ser possível concluir que David estava em paz, e mostrou toda a sua generosidade aos seus adversários. Levando em consideração seu passado de lutas e guerras, não seria ilógico pensar que David buscaria se vingar deles. Ao invés disso, ele preferiu relaxar e dormir, sabendo que Deus lhe daria noites de tranquilo sono.

 (Salmo 5:1-12)... Ó SENHOR Deus, ouve as minhas palavras e escuta os meus gemidos! Meu Rei e meu Deus atende o meu pedido de ajuda, pois eu oro a ti, ó SENHOR! De manhã ouves a minha voz; quando o sol nasce, eu faço a minha oração e espero a tua resposta. Tu não és Deus que tenha prazer na maldade; tu não permites que os maus sejam teus hóspedes. Tu não suportas a presença dos orgulhosos e detestas os que praticam o mal. Acabas com os mentirosos e desprezas os violentos e os falsos. Mas, por causa do teu grande amor, eu posso entrar nos pátios da tua casa e ajoelhar com todo o respeito, voltado para o teu santo Templo. Ó SENHOR Deus, ajuda-me a fazer a tua vontade e faze com que o teu caminho seja reto e plano para mim! Que os meus inimigos vejam que tu estás comigo!
- Davi, com o coração angustiado, clama por misericórdia (v. 2,3) e justiça divina (v. 8). Ele reconhece como sua primeira e principal tarefa do dia apresentar-se a Deus, na esperança da salvação (v. 1-3). Ao mesmo tempo em que reconhece que Deus abomina a injustiça, a maldade, a arrogância, mentiras e traição (v. 4-5), todos, frutos de um coração cheio de ódio, mostra sua certeza de ser aceito por Deus em sua postura e temor (v. 7). Enquanto ora pelo livramento das ações e palavras de seus inimigos, o salmista pede para que Deus seja o juiz, e o executor dos castigos que eles merecem (v. 8-10), já manifestando a certeza da aceitação e livramento divino por mais um dia (v. 11-12). Podemos ainda mencionar a Confiança do Salmista, quando escreve os Salmos:
* (Sal 42:5,11)... Por que estás assim tão abatida, ó minha alma? Por que te angustias dentro de mim? Deposita toda a tua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei por seu livramento; Ele é o meu Salvador.…, e,
* (Salmo 62:5,6)... Contudo, somente no Eterno espera a minha alma, em silêncio, pois Ele é que me traz a esperança! Ele é minha Rocha, minha Salvação, minha torre inexpugnável. Por isso não desesperarei jamais!…

Descansemos no Senhor. Ele é o nosso Refugio e Fortaleza.
 


Pastor João Marcos Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário