sexta-feira, 5 de agosto de 2016

MEDITANDO... PERSEGUIDOS, MAS NÃO DESAMPARADOS; ATRIBULADOS MAS NÃO ANGUSTIADOS

MEDITANDO... PERSEGUIDOS, MAS NÃO DESAMPARADOS.

(II Coríntios 4:7-18)... Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós. Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos; E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal. De maneira que em nós opera a morte, mas em vós a vida. E temos, portanto o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos. Sabendo que o que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também por Jesus, e nos apresentará convosco. Porque tudo isto é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças para glória de Deus. Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.

Lendo esse trecho, traço um paralelo entre a realidade que está Escrita, com o que muitos pregadores de prosperidade e de vida boa pregam em nossos dias. Orientam a Igreja a rejeitar as enfermidades, a rejeitar as lutas, a rejeitar as perseguições. Parece que nunca leram as últimas instruções de Jesus, nos alertando de como seria a nossa vida aqui na terra, e, exatamente a partir do tratamento que deram a Ele próprio.

Poderíamos iniciar esse estudo, com o maravilhoso momento em que Jesus subiu ao monte para falar das “nove Bem aventuranças”, observando, que Jesus inicia e finaliza, trazendo como promessa o que mais ansiamos na vida que é o Reino dos Céus. Observe:... Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;... Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. Podemos concluir que o “Reino dos Céus” é para os pobres de espírito e para os que sofrem perseguições por causa da justiça. Fiz questão de grifar: pobreza e perseguição.

Observe que Jesus não prometeu esse “mar de rosas” que os pregadores tanto pregam; o que ele prometeu foi: aflições, perseguições, prisões, ódio, expulsão, O mundo perseguiu a Jesus e continua perseguindo o seu povo. (João 16:33)... Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (João 15:18,19)... Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. (Mat. 5: 3,10)... Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles e o reino dos Céus. Assim, chegamos à última bem-aventurança. A pro­messa dessa bem-aventurança e idêntica a da primeira: deles é o rei­no do Céu. (Lc. 6:22,23)... Bem-aventurados vocês, quando os homens o odiarem, expulsarem e insultarem, e eliminarem o nome de vocês, como sendo mau, por causa do Filho do homem. Regozijem-se nesse dia e saltem de alegria, porque grande é a recompensa de vocês no Céu. (Mat. 10:11-20)... Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas. Acautelai-vos, porém, dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas; E sereis até conduzidos à presença dos governadores, e dos reis, por causa de mim, para lhes servir de testemunho a eles, e aos gentios. Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer. Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós.

Lucas escrevendo ainda as palavras de Jesus, pronunciando “Bem aventuranças”, dessa forma: (Lc. 6:20-26)... E, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus. Bem aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir. Bem aventurados sereis quando os homens vos odiarem e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do homem. Folgai nesse dia, exultai; porque eis que é grande o vosso galardão no céu, pois assim faziam os seus pais aos profetas... (V.26)... Ai de vós quando todos os homens de vós disserem bem, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas. Eu entendo assim: “quando o mundo vos amar é porque você está conivente com o mundo”, ou seja, comunga com a impiedade e com as trevas. “Se eu comungo com eles e com suas práticas, é claro que falarão bem de mim e me amarão”. Cuidado quando todo mundo gostar de você! cuidado pra não se tornar insípido! Disse Jesus: Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. (Mat. 5:2-13).

É notório que Em todos os tempos, Satanás perseguiu, torturou e matou alguns dos filhos de Deus; encerrou-os nas masmorras, mas não pôde prender-lhes o espírito. Paulo fala das suas tribulações e declara:
(Rom. 8:18)... Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. (II Tim. 3:12)... Todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. (II Tim. 2:10)... Por este motivo, suporto todas as aflições por amor dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna.

Sofremos tanto que às vezes pensamos em voltar, más definitivamente não podemos olhar para trás. Jesus finaliza em (Lucas 9:62), dizendo: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.

Amados! O crente em Jesus tem o dever de ler, meditar, conhecer e viver os princípios da Bíblia, por todas as razões existenciais; entre elas, as de porfiar pela vida eterna (Jo 5.39). É nessa dinâmica que o crente se depara com muitas tribulações na senda da fé e por esta razão necessita identificar, entender e administrá-las. Em (Rom.5:2-5), Paulo se refere aos irmãos cujas lutas foram originadas na confissão da sua fé e fidelidade, passando a padecer por amor a Cristo Jesus. Assim, não devemos temer; Jesus alertou: (Mat. 10:28)...  Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. O Salmista nos encoraja: (Salmo 27:1)... O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida.

Paulo faz um relato importante a esse respeito: (Rom.8:35-39)... Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito:Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
  


Pastor João Marcos Ferreira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário