quarta-feira, 24 de agosto de 2016

NÃO FAÇA ADORAÇÃO ABOMINÁVEL A DEUS. FAÇA ORAÇÃO QUE O AGRADE.

A Igreja passa por um período muito sério de mornidão espiritual, cheia de artimanhas e novidades em nome de Deus, desvirtuando o verdadeiro sentido da adoração e o serviço que segundo Paulo é obrigação: Anunciar o evangelho.
    Encontramos o próprio Jesus, falando de como deveríamos servir e adorar ao Senhor Deus, e a forma como certamente o Pai se agradaria de nosso serviço. Veja alguns versículos: (João 4:23,24) ... Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (João 7:38) ... Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. (Jo.17:17) ... Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. Sabemos que Deus é verdadeiro do mesmo modo que Ele é luz (I Jo 1:5 e I Jo 5:20). Também sabemos que quem não está em Deus é trevas, ou seja, é mentiroso (I Jo 1:5). Jesus adorando ao Pai, afirmou: (João 17:17) ... Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.
    Quando não adoramos em espírito e verdade e em conformidade com a Palavra de Deus dada à sua Igreja, corremos o risco de recriar uma adoração judaica ou agirmos como os samaritanos. Deus não reconhece nem uma coisa, nem outra, como uma adoração em espírito e em verdade, caso contrário Jesus não teria dito àquela mulher samaritana, quando ainda existia uma adoração judaica: "Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade" (João 4:23).
    Os samaritanos, não adoravam nem em espírito, nem em verdade, já que tinham inventado para si mesmos o seu jeito de adorar, o qual não era segundo a verdade encontrada na Palavra de Deus. Até o lugar era diferente, e até hoje eles adoram em Gerizim. Jesus então anunciou um tempo em que não seria mais Jerusalém (e muito menos Samaria) o lugar onde se devia adorar, mas em espírito e em verdade. Hoje um salvo por Cristo pode adorar em espírito, porém se a sua adoração não estiver de acordo com a Palavra de Deus ele não estará adorando em verdade. O único documento que temos mostrando a vontade de Deus quanto à adoração cristã são as epístolas dos apóstolos. Se voltarmos a adotar o local e as práticas judaicas do Antigo Testamento, já não estaremos adorando em verdade, pois não vemos tal coisa na adoração cristã nas epístolas.
    Hoje o que há no meio do povo que se diz de Deus, é uma mescla de preceitos do Novo Testamento com práticas do Antigo Testamento, além do acréscimo de ideias estranhas a uma e outra dispensação. Não se pode dizer que um cristão que acredite que Jerusalém seja o lugar onde deve adorar esteja adorando em verdade segundo a nova ordem de coisas que o Senhor anunciou; o mesmo se pode dizer de adorar em um local específico: "construções de concreto e tijolos e CNPJ e nomenclaturas das mais diversas".
    Até mesmo pelos preceitos do Antigo Testamento seria uma abominação construir um templo em qualquer lugar que não fosse Jerusalém, e pelas epístolas aprendemos que o templo agora não é um lugar de pedras, mas o conjunto dos cristãos, ou a Igreja, e o próprio crente, individualmente.
    Somando tudo o que víamos na adoração judaica, como templo, clero, e o que vemos e ouvimos, com pregadores e cantores profissionais (cobrando para pregar e cantar), incenso, vestes, instrumentos cerimoniais, ministérios de dança, tudo gospel e etc. Pela Bíblia, entendemos que qualquer agrupamento de cristãos que inclua em sua adoração esses elementos não está adorando segundo a verdade da Palavra de Deus encontrada na doutrina dos apóstolos, onde não se via tanta aberração, e Deus está muito longe desses ambientes, muitos deles já profanados, através de pecados ocultos, idolatria a homens, envolvimento com governos corruptos e em alguns até já tendo sido utilizado como palco de crimes. Tudo isso são trevas, e trevas não permanece quando a Luz chega as trevas têm que sair. João escreveu: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. (João 1:1-5). E Jesus se auto declarou: (Joao 8:12) ...  Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.
    Amados! Não se agrada a Deus utilizando subterfúgios ou outros meios para angariar sua confiança; luz é luz e trevas são trevas. De uma vez por todas entendamos que Deus não aceita adoração ou louvor de qualquer forma; Prova é a palavra que inspirou Isaias a escrever: (Isaías 1:10-17) ... Ouvi a palavra do Senhor, vós poderosos de Sodoma; dai ouvidos à lei do nosso Deus, ó povo de Gomorra. De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o Senhor? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes. Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios? Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene. As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer. Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.
Deus deu uma advertência semelhante através do profeta Amós: "Aborreço, desprezo as vossas festas e com as vossas assembléias solenes não tenho nenhum prazer. E, ainda que me ofereçais holocaustos e vossas ofertas de manjares, não me agradarei deles, nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais cevados. Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos, porque não ouvirei as melodias das tuas liras. Antes, corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene." (Amós 5:21-24).
    Veja o que João afirmou: E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas. Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. (I João 1:5-7).
    Quer saber como adorar? Jesus taxou os fariseus de hipócritas e ensinou: Quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. (Mateus 6:5-7).
    Não faça oração abominável ao Senhor. (Prov. 28:9)... O que desvia os ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável". Relembremos o que Jesus falou: (João 4:24)...  Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

Fica na Paz.

Pastor João Marcos Ferreira – 24/08/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário