segunda-feira, 1 de agosto de 2016

A SOBERANIA DE DEUS É INCONTESTÁVEL; ELE CRIOU CÉU E TERRA, E TUDO QUE SE MOVE SOBRE A TERRA.

ASSIM, DEUS USA QUEM ELE QUER, ONDE E COMO ELE QUER

Deus é SOBERANO como Criador de todas as coisas que há no céu e na terra, tudo enfim. Ele tem misericórdia de quem quer, e se compadece de quem quer; Escolhe, chama e envia quem quer; Mata quem quer e dá vida a quem quer (Ex.32:39); Ama quem quer e aborrece quem quer. (Rom.9:15), (Ex.33:19).
Ou seja: É absoluto em suas decisões e em nada adianta ao homem em sua vã sabedoria querer contender ou querer trazer Ele à razão. (Rom.9:20) ... Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas?
Ele disse a Jó: (Jó 38:4) ... Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência. (38:18... Ou com o teu entendimento chegaste às larguras da terra? Faze-mo saber, se sabes tudo isto; (38:24) ... Onde está o caminho em que se reparte a luz, e se espalha o vento oriental sobre a terra? (Aprenda lendo os capítulos 38 e 39).
Ele manda em tudo, porque tudo ele fez. Está escrito:
(Colossenses 1:16) ... Paulo fala sobre isso em “Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele”.
(João 1:3) João escreve o seguinte: “Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”. Sendo Ele Criador de todas as coisas, todas as coisas lhe estão sujeitas e submissas à Sua vontade, isso em consonância com a Sua Palavra.
Quanto a Deus querer usar, na Palavra de Deus encontramos Deus usando: profetas; Apóstolos e Discípulos, mas também encontramos usando aves, peixes, e até pessoas estranhas que viviam no meio de Seu povo. Exemplos:
Usou corvos para sustentar o Profeta Elias, (I Reis 17:4) “E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem”.
Usou uma jumenta para falar com o falso profeta Balaão, (Núm. 22:28 e 30) “Então, o SENHOR abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes? Porventura, não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo que eu fui tua até hoje? Costumei eu alguma vez fazer assim contigo? E ele respondeu: Não”.
Usou um peixe para salvar Jonas o profeta que Lhe desobedecera, (Jonas 1:17) “Deparou, pois, o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe”. Examine ainda o que diz em (Jonas 2:10) “Falou, pois, o SENHOR ao peixe, e ele vomitou a Jonas na terra”.
Usou uma viúva para sustentar o Profeta Elias, (1 Reis 17:9) “Levanta-te, e vai a Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente”.
Usou um etíope para salvar o Profeta Jeremias tirando-o do calabouço, (Jeremias 38:7, 9 e 10) “Ouviu, pois, Ebede-Meleque, o etíope, um eunuco que, então, estava na casa do rei, que tinham metido a Jeremias no calabouço. Estava, porém, o rei assentado à Porta de Benjamim.
Ordenou ao rei Ciro, da Pérsia a construir uma casa ao Senhor em Jerusalém (Esdras 1:2 e 3)... “Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O SENHOR, Deus dos céus, me deu todos os reinos da terra; e ele me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que é em Judá. Quem há entre vós, de todo o seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalém, que é em Judá, e edifique a Casa do SENHOR, Deus de Israel; ele é o Deus que habita em Jerusalém”.
Usou o rei Artaxerxes para que Neemias fosse levantar os muros de Jerusalém, (Neemias 2:18)... “Então, lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, como também as palavras do rei, que ele me tinha dito. Então, disseram: Levantemo-nos e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem”.
Usou a prostituta Raabe. "Porém, aquela mulher tomou os dois homens, e os escondeu..." (Josué 2:4).
Salomão escreveu que Deus usa até o Ímpio para resgatar o justo. (Prov.21:18)...  O ímpio serve de resgate para o justo, e o infiel, para o homem íntegro. (Ecl.2:26) ... Porque ao homem que é bom diante dele, dá Deus sabedoria e conhecimento e alegria; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte, e amontoe, para dá-lo ao que é bom perante Deus. Também isto é vaidade e aflição de espírito.
Ele já usou você? Ainda não? Pois saiba que Ele quer nos usar em Sua obra.
Agora eu pergunto: O que tens feito para Deus em tua vida? Na obra de Deus temos que ser voluntários, porém Ele usa aquele que se prontifica, pois hoje estamos na graça. Ele não obrigará a ninguém trabalhar, mas se Ele mandar não recuse suas ordens.
Está escrito: Se calarmos as pedras clamarão, (Lucas 19:40) “E, respondendo ele, disse-lhes: Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão”.
Coloque-se no lugar:
a) de Isaias. Então ouvi a voz do Senhor, conclamando: "Quem enviarei? Quem irá por nós?" E eu respondi: Eis-me aqui. Envia-me! (Isaías 6:8);
b) de Paulo. Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus. (Atos 20:24).
OBEDEÇA: IR É ÓRDEM SUPERIOR E NÃO PEDIDO. VEJA:
Você, que traz boas-novas a Sião, suba num alto monte. Você, que traz boas-novas a Jerusalém, erga a sua voz com fortes gritos, erga-a, não tenha medo; diga às cidades de Judá: "Aqui está o seu Deus!"  (Is. 40:9); Pois assim o Senhor nos ordenou: " 'Eu fiz de você luz para os gentios, para que você leve a salvação até aos confins da terra'". (Atos 13:47); Anunciem a sua glória entre as nações, seus feitos maravilhosos entre todos os povos! (Salmos 96:3); Direi ao norte: 'Entregue-os!' e ao sul: 'Não os retenha'. De longe tragam os meus filhos, e dos confins da terra as minhas filhas; todo o que é chamado pelo meu nome, a quem criei para a minha glória, a quem formei e fiz". (Isaías 43:6-7);
JESUS MANDOU: E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. (Marcos 16:15); Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, (Mateus 28:19); Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai conceda a vocês o que pedirem em meu nome. (João 15:16).
QUEM NÃO PRODUZIR, SERÁ CORTADO.
(João 15:1,2a) ... "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta;
(Lucas 3:7-9) ... Dizia, pois, João à multidão que saía para ser batizada por ele: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão. E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não dá bom fruto, corta-se e lança-se no fogo.
Paulo reconhecia a obrigação de anunciar o Evangelho... (I Cor. 9:16 Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!
Quer saber a recompensa? Veja:
(Isaías 52:7) ... Como são belos nos montes os pés daqueles que anunciam boas-novas, que proclamam a paz, que trazem boas notícias, que proclamam salvação, que dizem a Sião: "O seu Deus reina!".
(Salmo 126:6) ... Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.
(João 15:16) ...  Recebe tudo que pedir ao Pai... "Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.”
(João 15:8) ... “Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto;”
Sabemos que na Parábola do Semeador, é perturbador notar que a mesma semente foi plantada em cada tipo de solo, mas os resultados foram muito diferentes. A mesma palavra de Deus pode ser plantada em nossos dias; mas os resultados serão determinados pelo coração daquele que ouve.
Alguns estão fadados a morrer: são solo de beira de estrada, duro, impermeável; estes não têm uma mente aberta e receptiva para permitir que a palavra de Deus os transforme. O evangelho nunca transformará corações destes porque eles não lhe permitem entrar. As raízes das plantas, no solo pedregoso, nunca se aprofundam; Durante os tempos fáceis, os brotos podem parecer interessantes, mas abaixo da superfície do terreno, as raízes não estão se desenvolvendo, e, como resultado, se vem uma pequena temporada seca ou um vento forte, a planta murcha e morre. Tempos difíceis virão, e somente aqueles que tiverem desenvolvido suas raízes abaixo da superfície sobreviverão. Quando se permite que ervas daninhas cresçam junto com a semente pura, nenhum fruto pode ser produzido; as ervas disputam a água, a luz solar e os nutrientes e, como resultado, sufocam a boa planta; Existe uma grande tentação a permitir que interesses mundanos dominem tanto nossa vida que não nos resta energia para devotar ao crescimento do evangelho em nossas vidas. Então, há o bom solo “terra fértil”, (Mateus 13:23) ... é aquele que “ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.
A conclusão desta parábola é deixada para cada um escrever, qual tipo de solo é, ou quer ser. Seja um terreno produtivo; disponha-se a ser usado por Deus.

Pastor João Marcos Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário