quinta-feira, 9 de novembro de 2017

VOCÊ VIVE A HISTORIA DO EVANGELHO? A REALIDADE DO EVANGELHO? OU A FANTASIA DO EVANGELHO?

Muitos dos que se chamam Evangélicos, não sabem qual Evangelho vive, ou simplesmente vive uma fantasia chamada Evangelho.
O termo “evangelho” foi adotado pelos apóstolos como o anúncio ao mundo sobre as boas novas de salvação em Jesus. Essa mensagem deve ser comunicada sem distorção (2 Coríntios 4:2). Jesus ordenou aos Seus seguidores que o evangelho fosse pregado a todo o mundo (Mateus 28: 19, 20; cf. 24:14). Pregar o evangelho faz bem para o mundo sofredor por levar a salvação a quem está perdido, mas também faz bem a quem prega, pois o torna mais forte e resistente contra o pecado, ao mesmo tempo que reafirma diariamente a salvação em Cristo Jesus.
Muitos alegam viver o Evangelho, mas confundem ou não conhecem a história do Evangelho e muito menos querem viver a realidade do Evangelho, preferindo viver em um evangelho de fantasia que só promete: prosperidade, milagres, sacrifícios tolos como estarem subindo em montes. A base desse evangelho é “pedir” e para isso usam versículos isolados como pedi, pedi e dar-se-vos-á; posso todas as coisas naquele que me fortalece, no entanto esse posso está baseado em posição, posse; Quem tem promessa de Deus não morre. Qual seria a contextualização desses versículos isolados?
VIVEMOS A HISTORIA DO EVANGELHO? Uma história do Evangelho inserida Em poder, em ter, em satisfação das necessidades, em ter prosperidades, saúde, bens e bênçãos nesta vida? Vejamos:
A história do Evangelho passa por não alcançar as promessas. O escritor aos Hebreus, cita: (Heb. 11:1-13), fala em um evangelho vivido pela fé, e fala em: Abel, Noé, Enoque, Abraão, Isaque, Jacó, Sara. No verso 13, está escrito: que “Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra”; Quando voltamos ao Versículo 10, vemos a expressão: (V.10)... Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.
1- A Historia do Evangelho passa pela promessa de Deus a Abraão: (Gn 15:13) - Então, disse a Abrão: Saibas, decerto, que peregrina será a tua semente em terra que não é sua; e servi-los-á e afligi-la-ão quatrocentos anos.
2- A historia do Evangelho passa por Ezequiel cativo junto ao Rio Quebar. (Ez. 1:1)
3- A historia do Evangelho passa por Daniel na cova dos leões famintos, (Dan. 6:16)
4- A historia do Evangelho passa por Sadraque, Mesaque e AbedeNego na fornalha.(Dan.3:1-20)
5- A historia do Evangelho passa por Estevão sendo apedrejado, (Atos 7:56-60)
VIVEMOS A REALIDADE DO EVANGELHO?
1. A realidade do Evangelho começa com as Palavras de Jesus: (Mateus 10:16,17) ...Observai! Eu vos envio como ovelhas entre os lobos. Sede, portanto, astutos como as serpentes e inofensivos como as pombas. E, acautelai-vos dos homens; pois que vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. (Mateus 10:16,17) ...Observai! Eu vos envio como ovelhas entre os lobos. Sede, portanto, astutos como as serpentes e inofensivos como as pombas. 17E, acautelai-vos dos homens; pois que vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.; (Lucas 21:16,17) Mas sereis traídos até por pais, irmãos, parentes e amigos, e matarão alguns de vós. E por todos sereis odiados por causa do meu Nome; (Mateus 24:9,10) ...Então eles vos entregarão para serem afligidos e condenados à morte. E sereis odiados por todas as nações por serem meus seguidores. Nessa época, muitos ficarão escandalizados, trairão uns aos outros e se odiarão mutuamente. (João 16:1,2,33 )... Tenho-vos dito estas coisas para que vos não escandalizeis. Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus. Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
Sabemos como viveu e morreu Pedro, Tiago, Paulo, Simão o Zelote, Tiago o maior e o menor, Matias, Bartolomeu, Felipe, Andre e outros? O que falar do Apóstolo João, exilado na Ilha de Patmos?
Observemos algumas razões bíblicas do por que Deus ordena sofrimentos ao seu povo.
A. Matar o Pecado e Aumentar a Devoção - Deus usa o sofrimento para expor o pecado que reside tão próximo de nossos corações.
B. Substituir o que é Temporal pelo Eterno - Deus também usa o sofrimento para nos separar do amor desse mundo e redirecionar os nossos pensamentos e sentimentos em direção daquilo que é eterno: “Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra” (Col. 3:2).
C. Produzir uma Fé Livre de Hipocrisia - Deus também usa o sofrimento para nos refinar, como o fogo refina o ouro queimando as impurezas (Jr. 9:7; Zc. 13:9, Ml. 3:3). O sofrimento irá geralmente distinguir o verdadeiro crente do hipócrita pela resposta de cada um. Em nosso sofrimento, nos é dada a oportunidade de descobrir a sinceridade de nosso amor, esperança, e fé em Deus.
D. Testemunhar para o Mundo - Nosso Pai no céu ordena o sofrimento para nós porque ele nos ama (Heb. 12:6). Ele está nos separando do amor desse mundo, nos transformando pela renovação de nossas mentes (Rm. 12:2), e completará a boa obra que ele começou em nós (Filip. 1:6). Que venhamos a descansar na certeza de sua aliança que, mesmo durante o sofrimento e provação, ele nunca irá nos abandonar (Heb. 13:5).
Que Evangelho vivemos? A Historia do Evangelho? A realidade do Evangelho? Ou a fantasia do Evangelho? (prosperidade, riquezas, poder, bênçãos e milagres, chaves de carro de casas, bens)?
É muito bonito e empolgante ler (Fil. 4:13). Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece... Será que não deveríamos ler antes os (Versículos 11,12). Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade; Não deveríamos ler também: (II Tim. 2:3). Sofrer as aflições como bom soldado de Jesus Cristo; Não deveríamos ler: (II Cor. 11:24-30)... Recebi dos judeus, cinco quarentenas de açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez. Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas. Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu me não abrase? Se convier gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza.
Vivemos tempo da pregação do evangelho da facilidade, onde trabalhar para o senhor parece ser coisa fácil. “Certamente não sabem que O serviço do Senhor é bastante duro e não é um papel indicado para qualquer pessoa". Servir a Deus não é fácil, somos testados a todos os instantes, na escola, na rua, no trabalho e em todos os lugares, mas quem já falou que servir a Deus é fácil? Nossa fé é provada a todo instante, quando as pessoas falam coisas brutas e diretamente para nós, tentando nos tirar do sério a todo instante. Pois é, em meio a tantas provações, nossa fé deve crescer, pois o inimigo usa vidas sem Cristo para nos tirar da presença, mas nossa fé deve ser maior, e quando na situação mais difícil nos perguntarem onde está nosso Deus? Eles verão Deus em nós. Requisitos para seguir a Jesus: (Lucas 9:23-24)... "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me”. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a vida por minha causa, este a salvará.
Finalizo com as Palavras de Jesus: Ai de vós, quando todos vos louvarem! Porquanto, foi assim também que agiram os vossos antepassados com os falsos profetas. (Lucas 6:26).
Pastor João Marcos Ferreira - JPa. 16-08-2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário