quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

BÍBLIA E SOMENTE BÍBLIA. ESCOLHA; ELEIÇÃO; PREDESTINAÇÃO; VOCAÇÃO...


Assuntos que tem trazido polêmicas, pois cada estudioso quer fazer valer sua opinião; uns contra e outros a favor de assuntos como PREDESTINAÇÃO; VOCAÇÃO; ESCOLHA; ELEIÇÃO.

Paulo traz algumas colocações que devem ser observadas: - (Rom. 8:29-30) “Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.”  - (Efésios 1:5 e 11) “E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade... Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade.” Muitas pessoas têm forte hostilidade à doutrina da predestinação.
Observando expressões do próprio Jesus, vemos ele fazendo distinção entre dois tipos de Ovelhas:
- (João 10:14) ... Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido...
- (João 10:25-28). Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo disse, e não credes. As obras que eu faço em nome de meu Pai testificam a meu respeito. Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.

Vamos por assunto:
PREDESTINAÇÃO: A predestinação é uma doutrina bíblica. O segredo é compreender biblicamente, o que significa. As palavras traduzidas como “predestinou” / “predestinados” nas Escrituras citadas acima, vêm da palavra grega “proorizo”, que carrega o significado de “anteriormente determinado”, “predestinar”, “decidir de antemão”. Daí, entender-se que predestinação é Deus determinando antes, o acontecimento de certas coisas. E o que Deus determinou antes que acontecesse? De acordo com (Romanos 8:29,30), Deus pré-determinou que certas pessoas estariam em conformidade com a imagem de Seu filho, sendo chamadas, justificadas e glorificadas. Essencialmente, Deus predetermina que certas pessoas sejam salvas.

A objeção mais comum à doutrina da predestinação é que ela não é justa.
Por que Deus escolheria certas pessoas e não outras? O que é importante lembrar é que ninguém merece ser salvo. Todos nós pecamos (Rom.3:23) e todos merecemos punição eterna (Rom. 6:23). Como resultado, Deus seria perfeitamente justo em permitir que todos nós passássemos a eternidade no inferno. Entretanto, Deus resolve salvar alguns de nós. Ele não está sendo injusto com aqueles que não forem escolhidos porque eles estão recebendo aquilo que merecem. Ao ter compaixão por alguns, Deus não está sendo injusto com os outros. Ninguém merece nada de Deus: por isto, ninguém pode protestar se não receber nada de Deus. Uma ilustração seria se eu desse um dinheiro a 05 pessoas em um grupo de 20. As 15 pessoas que não recebessem dinheiro ficariam aborrecidas? Provavelmente sim. Mas elas têm o direito de se aborrecerem? Não, não têm. Por quê? Porque eu não devia dinheiro a nenhuma delas. Eu simplesmente decidi presentear algumas. Assim, Se Deus escolhe quem é salvo, isto não enfraquece nosso livre arbítrio para escolher e crer em Cristo? A Bíblia diz que devemos crer: tudo o que temos a fazer é crer no Senhor Jesus Cristo e seremos salvos (João 3:16); (Rom.10:9-10).

ESCOLHIDOS: As Escrituras se referem aos crentes em Cristo como sendo: “Escolhidos”. Vejamos:
* (Deut. 14:2). Pois vocês são povo consagrado ao Senhor o seu Deus. Dentre todos os povos da face da terra, o Senhor os escolheu para serem o seu tesouro pessoal. * (Jer.1:4,5) ...Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Antes que te formasse “no ventre te conheci”, e “antes que saísses da madre, te santifiquei”; às nações te dei por profeta. * (Salmo 4:3). “Sabei pois, que o Senhor separou para Si aquele que lhe é querido, O senhor ouvira quando eu clamar a ele”.
Palavras de Jesus:
* (Mateus 24:22, 31) ... Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados... * (Marcos 13:20,27) ...E, se o Senhor não abreviasse aqueles dias, nenhuma carne se salvaria; mas, “por causa dos eleitos que escolheu”, abreviou aqueles dias ... E ele enviará os seus anjos, e ajuntará “os seus escolhidos”, desde os quatro ventos, da extremidade da terra até a extremidade do céu. (ACF). (Grifo nosso). * (Jo.15:16). Não me escolhestes vós a mim, mas “eu vos escolhi a vós”, e “vos nomeei”, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. * (Efésios 1:3 -5) Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. Porquanto, Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. E, em seu amor, nos predestinou para sermos adotados como filhos, por intermédio de Jesus Cristo, segundo a benevolência da sua vontade, * (Rom.8:33; 9:11; 11:5-7,28); (Ef. 1:11); (Col.3:12); (I Tes. 1:4); (I Tim. 5:21); (II Tim. 2:10); Tito e Pedro também escreveram: (Tito 1:1); (I Pedro 1:1-2; 2:9); (II Pedro 1:10).

ELEITOS. Vejamos o que está e como está escrito:
* (1 Pedro 2:9). Vocês, porém, são geração “eleita”, sacerdócio real, nação santa, “povo exclusivo de Deus”, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
A Bíblia nunca descreve a Deus rejeitando quem Nele crê ou mandando de volta alguém que o busque (Deut. 4:29). De algum jeito, no mistério de Deus, a predestinação trabalha de mãos dadas com a pessoa sendo atraída por Deus (João 6:44) e crendo na salvação (Rom. 1:16). Deus predestina quem será salvo, e devemos escolher a Cristo para sermos salvos. Os dois fatos são igualmente verdadeiros. (Rom. 11:33) ... Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!”.
(Êxodo 33:19b). “Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia, e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão". Leia ainda em (Rom.9:15).
Veja bem as Palavras de JESUS: (Jo.6:44,45) ... Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim. (Jo.10:27-29) ... As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.
Assim, ninguém vai pôr espontânea vontade. Alguém pode refutar: Então porque Pregar o Evangelho se Deus já tem seus escolhidos e já sabe os que vão se salvar? Em resposta a essa pergunta podemos refletir na Parábola que Jesus ensinou sobre o Reino dos Céus, comparando a “Uma rede lançada ao mar” (Mat.13: 47-50) ...O reino dos céus é ainda semelhante a uma rede que, lançada ao mar, recolhe peixes de toda espécie. E, quando já está cheia, os pescadores arrastam-na para a praia e, assentados, “escolhem os bons para os cestos e os ruins deitam fora”. Assim será na consumação do século: sairão os anjos, e separarão os maus dentre os justos, e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes.
Moral: “A rede deve ser lançada ao mar, para recolher os peixes que me interessam”.

VOCAÇÃO: A vocação de Deus é um ato soberano do próprio Deus (I Co 1:26-29), (Heb 5:4). Ninguém se alto denomina vocacionado, o apóstolo Paulo sempre defendia o seu chamado como vindo do próprio Deus “Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho” (Rm 1:1)’ Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pela Vontade de Deus. (I Co 1:1) “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por Vontade de Deus. (Ef 1:1), (I Tim 1:1). A partir de uma série de aspectos, A Soberana Vocação, é denominada de “mistério” pelo apóstolo Paulo. Ele diz: “Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, “a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória”; As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito.” (I Cor. 2:7-10) Em outro lugar, Paulo escreve: “Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.”  (Ef. 5:32) Para compreender estes e outros “mistérios” relacionados com a Chamada Celestial, Paulo dá a entender que é necessário algo mais do que a capacidade humana, porque se trata de uma sabedoria “oculta em mistério.”

Depois de todos esses relatos, podemos observar ainda uma característica muito importante em Deus: SUA SOBERANA VONTADE - Chama a todos e escolhe quem quer.
(Prov.16:4). O Senhor fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia do mal. (Mat.22:14) Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos. Pois ele diz a Moisés: "Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão". (Rom. 9:15). (Ex.33:19) ... Disse Deus a Moisés: Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do Senhor diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer.
- Aprouve a Deus, amar Jacó e aborrecer Esaú. (Rom.9:11-13) ...E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama), já fora dito a ela: O mais velho será servo do mais moço. Como está escrito: Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú. Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia. (Rom.9:16);

QUEM TIVER DÚVIDA OU NÃO QUISER ACEITAR, VEJA O QUE PAULO ESCREVEU:
(Romanos 9: 20-24) ...Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra? Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição, a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão, os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?

PEDRO ACONSELHA: (II Ped.1:10-12) ...Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Por isso não deixarei de exortar-vos sempre acerca destas coisas, ainda que bem as saibais, e estejais confirmados na presente verdade. PAULO FINALIZA: (Efesios1:2-14) ...graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor  nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência, desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo,  de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra; nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória. 
Pastor João Marcos Ferreira 28/02/2018.
  



Nenhum comentário:

Postar um comentário